Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

salve, galera. Poderiam me indicar um upgrade de até uns 4000 no máximo pra minha configuração atual? Trabalho com designer gráfico, arquivos grandes, edição de imagens e jogo às vezes. Quero sair do DDR3. Obrigado desde já!

Meu PC:
processador: I5-4460
placa de vídeo: GTX 1060 Gigabyte
fonte: Corsair CX600
placa-mãe: B85M-E
memória: 16GB DDR3

Postado

@joa0n o mais caro você ja tem, que é a placa de video, para o que você precisa eu indicaria o 5600x mais uma a520m D3SH, mais dois pentes de 8gb DDR4, vai sair por volta dos 2,5k até menos se achar umas promoções por ai.

Ja que você pode gastar até 4k pode escolher o 5800x também que pra jogo não muda quase nada mas pra designer gráfico muda bastante, o kit todos com ele ficaria por volta dos 3 ou 3,5 mil.

O restante das peças está ok, seria só o kit processador + MB + memória RAM (as vezes tem uns kits bons assim na terabyte e na pichau mas geralmente eles colocam umas placa-mãe ruinzinhas)

Postado
1 hora atrás, joa0n disse:

processador: I5-4460
placa de vídeo: GTX 1060 Gigabyte
fonte: Corsair CX600
placa-mãe: B85M-E
memória: 16GB DDR3

Recomendo:

CPU: Processador AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000065BOX - R$ 1.729,00

MB: https://www.terabyteshop.com.br/produto/14923/placa-mãe-gigabyte-amd-a520m-ds3h-DDR4-am4 - R$ 558,90

RAM: 2x MEMORIA ADATA XPG GAMMIX D30 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETA, AX4U320088G16A-DB30 - R$598,02 (total 32 GBs)

OU 4x MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE RTB DELTA RGB 8GB (1X8) DDR4 3600MHZ, TF12D48G3600HC18J01 - R$299,91

Se não tiver ainda, posso sugerir um SSD. 

Isso é o que você precisa para ter seu PC rodando bem para sua finalidade hoje. Se quiser uma CPU melhor daria para pegar o 5800X, mas acho overkill, então vai de você. Eu recomendaria um cooler de qualidade para essa CPU como os que listarei abaixo, bem como um gabinete se o seu não for bem ventilado. Qual é seu gabinete atual? Quantas ventoinhas ele tem, em quais posições e orientações?

CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
CM Hyper 212 Turbo - 163mm
CM MasterAir MA410P - 158,5mm
CM MasterAir MA410M - 165,1mm
CM MasterAir MA620P - 165mm
DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Atenção especial para as ventoinhas Scythe, que são as mais universais por servirem em praticamente qualquer gabinete. Das três a Fuma 2 é a melhor. 

Vai precisar reinstalar seu sistema do zero, já te aviso.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods Obrigadão pela indicação. Meu gabinete é PCYES TIGER BRANCO. E no momento só tá com 1 ventoinha na parte traseira funcionando (PC é antigo, guerreiro)... Se puder me dar uma força nessa questão também, agradeço! Preciso trocar o gabinete? Quantas ventoinhas comprar e onde colocar?

@Marcelo_gs muito obrigado pela indicação! 

• Curtir 1
Postado

@joa0n Eu recomendaria um gabinete novo sim, pois o seu além de ser bem fechado não fala quais são os pontos de instalação de ventoinhas. Se você quiser pode esmiuçar ele e descobrir se ele tem pontos suficientes de instalação de ventoinhas, bem como se as posições de instalação são adequadas e se são filtradas. O ideal é pelo menos dois pontos de instalação frontais para ventoinhas de 120 ou 140 mm, pelo menos dois de saída, um atrás e outro em cima, também para ventoinhas de 120 a 140mm. A altura máxima de cooler para a CPU não é declarada no site da fabricante nem da loja que o vende, então se for optar por cooler de CPU eu recomendo os da Scythe, pois são baixos e cabem em basicamente qualquer gabinete. Não precisa de pasta térmica, eles vem com ela pré aplicada.

O gabinete que mais recomendo hoje é o Deepcool Matrexx 55 Mesh. Esse é o campeão em qualidade e baixo preço hoje para mim, custando 400 reais em média se você ainda o encontrar em estoque. Se quiser algo mais chamativo e não quiser ter que instalar ventoinhas, o Corsair Carbide Spec Delta seria a melhor opção de baixo preço, seguido pelo Aerocool Aero One frost com preço um pouco mais elevado, porém qualidade superior. Os demais gabinetes que recomendo estão listados abaixo, com altura máxima de cooler, largura máxima de GPU e número de ventoinhas pré instaladas de cada um. 

Ventoinhas podem ser as mais baratas Xfan da Deepcool que você vai encontrar na Kabum por 22 reais, acompanhadas por um controlador Deepcool FH-04 para cada quatro delas. Em gabinetes de qualidade quatro ventoinhas costumam ser mais que suficiente.

E SSD, escolheu?

Gabinetes:

• Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
Postado
16 horas atrás, joa0n disse:

@WOZ Dods alguma recomendação específica de FANS pro Matrexx 55 Mesh?

Esses:

16 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ventoinhas podem ser as mais baratas Xfan da Deepcool que você vai encontrar na Kabum por 22 reais, acompanhadas por um controlador Deepcool FH-04 para cada quatro delas. Em gabinetes de qualidade quatro ventoinhas costumam ser mais que suficiente.

Cooler FAN Deepcool XFan 120, 120mm, Preto - DP-FDC-XF120

Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F04PWM-HUB (tem na pichau também)

• Curtir 1
Postado

@joa0n Aconselharia a cogitar a atualização de fonte se esse seu modelo da Corsair CX for a do adesivo verde, caso sim, ela já deve ter bons anos de uso e devido a construção antiga já não é muito recomendada sua utilização em tempos atuais, principalmente com hardware novo.

Se quiseres manter um mínimo de qualidade na fonte recomendaria a Pichau Nidus 500w que está custando R$: 240 na promoção e pela construção dessa fonte ela poderia ser ofertada por R$: 350 tranquilamente.

Acima dela só vejo vantagens se for pegar uma fonte da linha gold, mas aí já estamos falando de fontes na faixa dos R$: 450+

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, RaposaFeroz disse:

@joa0n Aconselharia a cogitar a atualização de fonte se esse seu modelo da Corsair CX for a do adesivo verde, caso sim, ela já deve ter bons anos de uso e devido a construção antiga já não é muito recomendada sua utilização em tempos atuais, principalmente com hardware novo.

A CX600 é de projeto antigo, adesivo verde. Apesar disso ela fornece energia com qualidade e passou bem em testes. Só recomendo a troca quando ela falhar de fato.

• Curtir 2
Postado

@joa0n Sempre pesquise cada um dos componentes, ou similares, nas três lojas (pichau, kabum e terabyteshop). Um único desconto pode te fazer economizar 200 reais facilmente e muitas vezes vai pelo menos te render um componente melhor pelo mesmo preço. Então sempre pesquise nas três.

As Deepcool que prestam que tem na Pichau custam 32 reais, 10 a mais do que as sem LED da kabum. Pessoalmente eu prefiro sem LED, então fica a seu critério se vai pagar 10 reais a mais por cada uma por esse enfeite. Recomendo quatro ventoinhas pelo menos e também que adquira um HUB Deepcool FH-04 para montar todos no gabinete sem dores de cabeça.

Cooler recomendo os abaixo. Como todos cabem no Matrexx 55 Mesh, fica a seu critério qual vai usar. Eu tenho indicado muito o MA410P e o Scythe Fuma 2, dependendo do bolso de cada pessoa. Se achar o MA620P em promoção ele também é uma boa opção.

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Se puder pegar uma fonte Leadex III Gold 650W (custa 599 na terabyte hoje), dê preferência por ela. Se não puder pagar o preço dela, pegue uma Pylon 550W de 350 reais na Kabum. São as mais duráveis e seguras que você vai encontrar no mercado pelos menores preços.

• Amei 1
  • 2 meses depois...
Postado

@WOZ Dods Fala, irmão. Tranquilo?

Cara, fui montar hoje meu carrinho com suas recomendações. Gostaria de uma última avaliação sua, por favor:

Processador AMD Ryzen 5 5600X, Cache 35MB, 3.7GHz 

Gabinete Corsair Carbide Series Spec Delta RGB Mid-Tower, 3 Fans
MB A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL19 
Cooler Scythe Fuma 2, AMD/Intel - SCFM-2000

Tudo ficou R$ 3.823,57

Postado
11 horas atrás, joa0n disse:

Processador AMD Ryzen 5 5600X, Cache 35MB, 3.7GHz 

Gabinete Corsair Carbide Series Spec Delta RGB Mid-Tower, 3 Fans
MB A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL19 
Cooler Scythe Fuma 2, AMD/Intel - SCFM-2000

Tudo ótimo. Você já tem armazenamento e GPU não é? Então agora é só comprar e montar. Se não tiver experiência em fazê-lo, pode usar este guia: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Vídeos do youtube também ajudam, mas selecione só de revistas respeitadas para não receber dicas de amadores confusos.

• Amei 1
Postado
3 horas atrás, joa0n disse:

@WOZ Dods Perfeito. Qual SSD você recomenda mano? Vou adicionar um também, o meu atual é antigo.

Qualquer um das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG, de preferência M.2 NVMe se sua MB for compatível.

E não se sinta seduzido pelos números de velocidade teórica, são chamarisco para usuários domésticos, pois só são funcionais em ambientes de data center. Para quem vai usar em casa, todo NVMe é a mesma coisa que qualquer outro, desde que ambos tenham boa qualidade.

• Curtir 1
Postado

@joa0n Sim, tem suporte para NVMe até 4.0. Terá que atualizar a BIOS quando ela chegar, mas ela suporta update sem CPU. Veja no manual como fazer.

Gosto muito do SN550, mas sempre procure outros, pois é comum ter promoção onde o preço baixa substancialmente. 

Postado

@WOZ Dods Beleza. Só tô com receio em relação ao gabinete. Muitos comentários dizendo que o fluxo de ar é muito ruim. Tu acha que rola esse mesmo ou você tem alguma outra indicação?

• Curtir 1
Postado

@joa0n Cara, sério, eu sou fã de gabinetes com frente em mesh por uma razão muito clara: eles não dão dor de cabeça. Se o gabinete escolhido tiver frente em mesh e posições de instalação de ventoinhas no painel frontal, vai fundo. Caso contrário, pondere sobre substituí-lo. Gabinetes mal ventilados vão requerer sempre manutenção posterior e muitas vezes são um barato que sai caro, isso quando tem algumas opções tão baratas quanto que vão te poupar a fadiga. PC bem montado só vai requerer manutenção muitos anos depois e esses valem a pena montar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!