Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Juninho775 Sabe que quando tira o processador uma vez, é obrigado a re-aplicar a pasta térmica né?

E não basta estar com os 4 pinos, da uma leve puxadinha em cada um deles, se eles parecerem meio soltos é por quê está mal encaixado

Caso você tenha aplicado nova pasta térmica, espero que tenha colocado uma de qualidade, se for uma com base de silicone então é péssima

O correto é ser a base de prata por exemplo, uma de qualidade mesmo.

Corrigindo: Quando você tira o cooler do processador é necessário limpar e re-aplicar a pasta.

@Juninho775 No caso limpou porém não mexeu no cooler nem nada né? Tirando ele do processador

Postado

@Adriel SG Olá bom dia, sim foi isso mesmo eu tirei o cooler e não re-apliquei a pasta pode ser isso então, já providenciei uma pasta ontem e chegará hoje, vou aplicar ela e deixar tudo nos conformes aí falo pra vocês o resultado, mas muito obrigado mesmo assim pessoal, essa duvida tava me fazendo fritar hahahah

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Juninho775 disse:

@Adriel SG Olá bom dia, sim foi isso mesmo eu tirei o cooler e não re-apliquei a pasta pode ser isso então, já providenciei uma pasta ontem e chegará hoje, vou aplicar ela e deixar tudo nos conformes aí falo pra vocês o resultado, mas muito obrigado mesmo assim pessoal, essa duvida tava me fazendo fritar hahahah

Compre isopropanol também para limpar a pasta antiga. Pode usar um papel absorvente embebido em isopropanol para limpar e não precisa retirar a CPU do socket para fazer isso. Tenha máxima delicadeza, mas limpe até tanto o cooler quanto a CPU ficarem brilhando. Use pasta térmica de qualidade, jamais implastec ou genéricas do ML. Procure das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair e Arctic. São as mais confiáveis. A pasta Arctic MX-4 é uma das mais populares hoje por sinal. Na hora de aplicar use a técnica da gota do tamanho de uma ervilha no meio (na verdade é um pouco menor que uma ervilha) se quiser uma distribuição perfeita, mas posicione o cooler antes de instalar e pressione os pinos diagonalmente inversos simultaneamente, dois por vez, se quiser que não fiquem partes mal cobertas. 

Postado

se não tiver isopropanol use limpa contato para limpar a pasta térmica, o limpa contatos é '' alcool isopropilico'' em spray, borrife em cima do processador e imediatamente limpe pra não secar, e faça o mesmo em baixo do cooler para manter limpo.

Postado
1 hora atrás, Eduardo disse:

se não tiver isopropanol use limpa contato para limpar a pasta térmica, o limpa contatos é '' alcool isopropilico'' em spray, borrife em cima do processador e imediatamente limpe pra não secar, e faça o mesmo em baixo do cooler para manter limpo.

Se não tiver isopropanol recomendo usar só o papel, pois limpa contatos deixa uma camada "protetora" para trás e além de isso poder alterar as propriedades da pasta, pode interferir na transmissão de calor. Bem da verdade não recomendo uso de limpa contatos em nenhuma placa de circuito por conter solvente (a maioria contém), o que pode criar porosidade ao derreter o epoxi do qual são feitas.

1 hora atrás, Eduardo disse:

o limpa contatos é '' alcool isopropilico'' em spray

Não, não é mesmo. Limpa contatos é outra coisa completamente diferente.

Postado

@WOZ Dods Existe algum problema em utilizar álcool normal? É o que eu geralmente utilizo para limpeza de peças até por quê seca bem rápido

2 horas atrás, Juninho775 disse:

Então causou bolha ou ressecou a pasta, vai ser obrigado a re-aplicar mesmo

Não é à toa que o processador estava quase fritando.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Adriel SG disse:

@WOZ Dods Existe algum problema em utilizar álcool normal? É o que eu geralmente utilizo para limpeza de peças até por quê seca bem rápido

Álcool normal tem alto volume de água, o que pode ocasionar oxidação em metais. O isopropanol é 99 ou 100% álcool, é a única coisa 100% segura para se passar em eletrônicos para limpeza. Isopropanol seca mais rápido que álcool comum. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods uso e não vou deixar de usar, claro, sempre passo e depois uso o papel toalha ou higiênico pra retirar a sujeira, pois borrifando limpa contatos em cima do processador só desmancha a pasta velha facilmente,ai tem que passar o pano pra retirar os restos, fica zerado como novo, uso a 20 anos, desde a época do K6 II por ai, uso em slots de memória pra limpar os contatos, slots de placa de vídeo e sempre resolve e não volta a ter problemas, aliás é pra isso que foi feito.

Postado
24 minutos atrás, Juninho775 disse:

@WOZ Dods onde eu posso achar o isopropanol? é a mesma coisa que o álcool isopropilico ? 

Hoje em dia vende até em farmácia. Foi-se o tempo que isso era difícil de achar. Da última vez que comprei foi na internet, em uma loja de produtos químicos, e custou 17 reais pelo frasco de 1 litro que dura muito tempo. Já comprei na farmácia araújo mais de uma vez no desespero por não poder esperar encomenda, mas foi bem mais caro.

2 minutos atrás, Eduardo disse:

@WOZ Dods uso e não vou deixar de usar, claro, sempre passo e depois uso o papel pra retirar a sujeira da pasta e fica zerado como novo, uso a 20 anos, desde a época do K6 II por ai, uso em slots de memória pra limpar os contatos, slots de placa de vídeo e sempre resolve e não volta a ter problemas, aliás é pra isso que foi feito.

Limpa contatos foi feito para contatos. PCBs são outra história. Já contei aqui no fórum das experiências que meu pai e eu tivemos com limpa contatos décadas atrás. Em resumo, vi uma placa de circuito de aparelho de som desmanchar na mão por que meu pai havia lavado ela com limpa contatos anos antes. Lemos em revistas de eletrônica da época que isso podia acontecer e isso aconteceu. Não recomendo, não uso, inclusive por que isopropanol é muito mais barato e muito mais seguro. Se você usa e nunca teve problemas, ótimo. Ouço muita gente falar isso de muita coisa, mas não consigo usar ou indicar o uso sabendo que não se deve usar.

34 minutos atrás, Adriel SG disse:

@WOZ Dods Bem, não tenho muita escolha, não é disponibilizado esse álcool em específico para mim então geralmente utilizo o normal

Mas ao menos é melhor que limpar com água pura

Com certeza, e olha que tem maluco pra todo lado na internet que defende lavar placa-mãe na água da torneira. Pessoalmente acho que isopropanol deveria ter em toda casa onde alguém gosta de limpar seus eletrônicos. Quando eu comecei a fazer manutenção de PCs, muitos e muitos anos atrás, eu cheguei a usar álcool comum umas duas vezes até ler que não devia e nunca mais o fiz. Já limpei com papel absorvente e muita fricção no desespero por não ter isopropanol, mas não usei mais álcool comum. Já vi alguns casos aqui no fórum de pessoas que usaram água e anos depois foram ver seus processadores com o lid com sinais de oxidação, mas realmente é raro.

Postado

Mas sem compromisso, uma hora faz em um processador velho, não é borrifar e lavar que nem um louco descontrolado em cima do processador pra tirar a pasta velha, só dê uma lavadinha no meio da pasta velha, ai passe o papel toalha ou higiênico., não cai em placa, não cai em nada, é simplesmente em cima do processador que é base reta e em baixo do cooler que é base reta também. e ÓBViO, depois limpa bem o excesso. Que se for pra deixar como o isopropanol deixa, prefiro limpar com o limpa contato que parece que saiu da caixa com o resultado que fica.

Mas bem, só pra dar o relato, faça como querem.

Postado

@WOZ Dods E limpar com água não é um problema tão grande, desde que limpe e permita secar adequadamente, porém eu não tenho como deixar a peça secando por longos períodos de tempo pra ter certeza que vai funcionar até por quê não estou no conforto de minha casa controlando meu próprio tempo

• Curtir 1
Postado

@Eduardo Fica bonito sim, pois como disse deixa uma camada para trás. Entendi você curtir usar, ser metódico e tudo mais. Só indico o que acho mais adequado.

19 minutos atrás, Adriel SG disse:

@WOZ Dods E limpar com água não é um problema tão grande, desde que limpe e permita secar adequadamente, porém eu não tenho como deixar a peça secando por longos períodos de tempo pra ter certeza que vai funcionar até por quê não estou no conforto de minha casa controlando meu próprio tempo

Pois é, mas o que faz a água estragar componentes não é água em si, mas sim os sais minerais dela e depois que ela seca eles ficam para trás.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...