Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia rapaziada, verifiquei esse fim de semana que minha CPU está sendo muito mais usada que minha GPU;

estava jogando Valorant e vi que a CPU estava com quase 100% de uso enquanto a GPU estava na casa dos 20 a 30 % de uso apenas;

meu processador é um I5 7500 e a GPU é a GTX 1070, pode ser que a CPU não está aguentando a GPU ??

Postado
7 minutos atrás, Juninho775 disse:

você sabe se tem alguma solução pra isso ? 

Aumenta a qualidade gráfica e a resolução, exigir mais da GPU vai reduzir o gargalo. O recomendável seria trocar de processador, colocar um mais forte pra pode levar a 1070 com tranquilidade. Caso tenha processos rodando em segundo plano no seu computador, feche-os. Tenho um i5 6400, sei como é difícil, ainda assim consigo extrair meus 180-210 FPS no Valorant com tudo no máximo (não lembro quantos FPS no mínimo, não tem mudança perceptível).

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Breno Kuntz disse:

Aumenta a qualidade gráfica e a resolução, exigir mais da GPU vai reduzir o gargalo. O recomendável seria trocar de processador, colocar um mais forte pra pode levar a 1070 com tranquilidade. Caso tenha processos rodando em segundo plano no seu computador, feche-os. Tenho um i5 6400, sei como é difícil, ainda assim consigo extrair meus 180-210 FPS no Valorant com tudo no máximo (não lembro quantos FPS no mínimo, não tem mudança perceptível).

Correto

@Juninho775 Vai utilizando os gráficos no máximo ou alterando para ver até onde a placa aguenta, pois deixar no mínimo vai puxar mais do processador que da placa de vídeo

e não esqueça de verificar os drivers caso estejam desatualizados e instáveis

A solução definitiva é trocar mais tarde de processador, pois o seu vai continuar dando dor de cabeça com o tempo, mas enquanto isso tenta forçar a placa de vídeo a ser usada mais com o gráfico no máximo dos aplicativos

Postado

@Breno Kuntz entendi entendi, eu jogo em uma resolução menor por conta que meu Valoras estava fechando no meio da partida, ai quando eu reduzi a resolução ele parou de fechar n sei o porque 

@Adriel SG beleza, vou fazer o que vocês me indicaram, valeu pelas dicas galera, tamo juntoo!!

• Curtir 1
Postado

@Juninho775 Valorant e outros jogos tipo FPS são muito mais dependentes da CPU do que da GPU. Sua situação é normal pelo processador que tem. Jogos mais exigentes em gráficos provavelmente utilizarão bem mais da GPU do que este. Se quiser "balancear" as coisas, pode aumentar a qualidade gráfica, mas isso fará com que perca frame rate que é essencial para jogar esse tipo de jogo bem.

• Curtir 2
Postado
agora, Juninho775 disse:

@Breno Kuntz entendi entendi, eu jogo em uma resolução menor por conta que meu Valoras estava fechando no meio da partida, ai quando eu reduzi a resolução ele parou de fechar n sei o porque 

Como o @Adriel SG disse acima, já atualizou os drivers da GPU? está com a versão do DirectX atualizada?

• Curtir 1
Postado

@Juninho775 Valorant é estranho com resolução para mim também, o que eu faço para corrigir minha resolução (não é de forma definitiva) é colocar como janela tela cheia ou algo do tipo e selecionar a resolução que eu preciso

se eu deixar em tela cheia própria meu jogo fica horrível e com a escada toda estranha

@WOZ Dods está certo, eu esqueci que jogos desse estilo costumam usar mais da CPU que a própria GPU, CS:GO é um exemplo disso, Minecraft também, ele só começa a pesar a partir do momento que você coloca shaders por exemplo, mas fora isso continua exigindo mais da CPU que a própria GPU

Postado

Depende de jogo pra jogo, tem jogos que é cpu bound e tem jogos que é GPU bound. Temos que ver as suas temperaturas em idle e em full, as vezes pode estar dando throttling no processador, baixando as frequencias e alevando a % de uso do processador.

Baixa o HW Monitor

Deixa aberto, joga, usa e abusa do computador, depois de um tempo fecha o jogo e maximize o programa que esta aberto, tire prints mostrando a frequencia do processador, temperatura, e rola la pra baixo e manda prints dos detalhes da placa de vídeo também.

Aí vamos saber, na prática, e não na teoria.

Postado

@Eduardo É justo recomendar isso, mas não vi muito sentido em existir um throttling nesse caso pois Valorant não é um jogo exatamente pesado, o único problema é que a cada atualização parece que deixam mais mal-otimizado do que otimizado, ontem mesmo voltei a jogar depois de 3 meses e deu umas queda de FPS absurda por causa da atualização feita, e minha máquina consegue aguentar ele tranquilamente.

Só vejo o caso de existir um throttling real se ele estiver com uma pasta térmica seca, péssima circulação de ar, ou cooler mal encaixado.

Postado

Não tem como a gente saber @Adriel SG

Porque o processador dele está a 100%? será que o jogo está usando isso mesmo? se tiver, ok. Se a temperatura tá muito alta, ativa a proteção da intel de baixar os clocks para não danificada nada, o clock abaixa e o uso aumenta, entendeu onde eu quero chegar? (Thermal Throtling)

Por isso os testes que eu pedi, não vou postar o que acho, vamos no médico e ele pede exâmes pra constatar o que está acontecendo, e nesse caso pedi informação no hwmonitor pra falar o que mostra nas prints.

Não tem como dizer que não tem no caso dele, sem os prints.

Postado

boa tarde galera, joguei valorant por 1 hora mais ou menos e acabei de tirar print do HW Monitor 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

agora, Juninho775 disse:

boa tarde galera, joguei valorant por 1 hora mais ou menos e acabei de tirar print do HW Monitor 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

esqueci de falar, deixei o navegador aberto rolando uma live e algumas abas abertas

Postado

@Juninho775 Temperaturas altíssimas. Desligue esse PC antes que ele frite. Qual gabinete você usa (modelo e marca), quantas ventoinhas tem nele, instaladas em quais posições e orientações? Além disso, seu processador usa o cooler padrão Intel ou um comprado à parte?

Ps.: você montou seu PC dentro de um forno?

Postado

Tá vendo, é o que eu imaginei, seu problema ai, o principal é alta temperatura no processador, o teu processador tem 3400Mhz e 3800Mhz turbo.

Está quase em 100 graus, seu processador está a 2900mhz variando, arruma essa temperatura e depois refaça os testes, se ainda a limitação do jogo, pode ser, isso não vamos discutir, mas você tem um senhor problema ai.

Eu tiraria o cooler box, colocaria um cooler melhor aliado com uma boa pasta térmica, os coolerbox pra quem joga eu não recomendo, outro ponto é o seu gabinete, se não tiver uma boa ventilação melhore a ventilação dele
image.png.de05802fb37ffca8c51b78b760637da0.png

Postado

@Eduardo Eu realmente mordi a língua pra isso, pra um I5 desses estar quase fritando é surreal com um jogo desses

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ps.: você montou seu PC dentro de um forno?

Só pode ser

@Juninho775 Você não mexe no processador faz quanto tempo? No caso pra ser melhor, tem quanto tempo que você tem esse processador e não encostou nele?

falta de limpeza, péssima organização de cabos e pasta térmica seca faz um caos de temperatura

E tem ao menos alguns fans dentro do PC para fluxo de ar?

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Adriel SG disse:

@Eduardo Eu realmente mordi a língua pra isso, pra um I5 desses estar quase fritando é surreal com um jogo desses

Pode bem ser o mal dos Intel: cooler solto.

16 minutos atrás, Adriel SG disse:

falta de limpeza, péssima organização de cabos e pasta térmica seca faz um caos de temperatura

Se for pasta térmica original do fabricante nem sequer existe essa possibilidade, elas não secam mais como antigamente.

• Curtir 1
Postado

@Adriel SG Nesse caso com certeza a pasta estará ressecada e inútil. Cara, um dia desses faço um vídeo ensinando como não colocar cooler Intel errado. O truque é tão simples, mas só se aprende sozinho depois de fazer errado.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods O problema é que pode ter sido comprado ja montado ou veio montado daquele setor de Montagem da Pichau por exemplo, ai seria incompetência dos profissionais

Mas eu mesmo já fiz dessa pois esqueci de verificar se estava bem encaixado, sorte que foi no ambiente de trabalho e eu sempre fico perto da máquina que ocorreu

• Curtir 1
Postado

vou anexar uma foto do meu gabinete para vocês, eu verifiquei o cooler e está com os 4 pinos no processador, fiz uma limpeza nele semana passada e em todo o computador pois achava que era problema de limpeza e etc

Os coolers que estão na parte da frente estão jogando vento para dentro do PC, o de cima está como exaustor e o da parte de trás do gabinete também está como exaustor 

WhatsApp Image 2021-08-16 at 16.32.15.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-16 at 16.32.16.jpeg

@Adriel SG sim, não fui eu que montei já veio montado 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...