Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde, amigos. Primeiro quero agradecer a todos pelo fórum que sempre me ajudou muito quando pesquiso sobre o assunto.

Mas hoje estou precisando de uma ajuda espcífica. Estamos precisando modernizar nosso sistema de apresentação/transmissão dos cultos da igreja.

Hoje temos um desktop com um quadcore q9550, placa-mãe ASUS P5Q e uma placa de video de entrada que tem dado conta, mas por estar muito antigo vem apresentando problemas.

Basicamente o uso é para apresentação de slides no Holirycs, transmissão do culto com o OBS Studio (Utilizamos uma câmera ligada a uma USB da máquina)  e apresentação de vídeo. Temos a necessidade de 3 telas: uma do operador e outras duas para apresentação ao público (estas podem ser espelho uma da outra). além disso, para a transmissão, o som dos microfones e instrumentos chega ao computador também numa USB pela interface digital da nossa mesa de som. Por isso precisaríamos de pelo menos 5 portas USB (Câmera, Mesa de Som, Mouse, Passador de slider, porta spare)

Para o nosso uso, teriam alguma sugestão de ou configuração? Pensei em um Ryzen 5, com SSD e uns 16GB de RAM, está super ou subdimensionado? além disso  não sei se teria a necessidade de possuir uma placa de vídeo dedicada para o streaming do culto.

Não estamos com um orçamento fechado disponível, mas queriamos gastar apenas o suficiente para as aplicações que utilizamos de forma que não vá nos dar dor de cabeça nos próximos anos. Pensei em gastar no máximo 5 mil.

OBS: Eu abri um tópico semelhante na área dedicada a Notebook, mas me indicaram abrir um tópico nesta seção pois um desktop seria mais indicado para nosso uso.

Desde já agradeço a colaboração de todos!

Postado

Respondendo às suas questões:

1. Não, não é necessária uma GPU dedicada para o streaming de vídeo;

2. Não diria que está superdimensionado, um Ryzen 5 seria um bom investimento no longo prazo, apesar de ser mais que o necessário para as tarefas designadas. Um detalhe é que os Ryzen sem G no final precisam de uma placa de vídeo dedicada para rodar vídeo, mesmo que muito barata, pois estes não possuem vídeo integrado. Neste caso, o mais prático seria pegar um Ryzen com vídeo integrado, como o Ryzen 4650g, 3400g, ou até mesmo um Ryzen 3 3200g ou 2200g (estes últimos sendo de menor desempenho em multitarefas, mas ainda provavelmente suficientes para as tarefas designadas).

3. Quanto à quantidade de 16 Gb de RAM e a utilização de um SSD, acho que estão apropriados.

Postado

@Acvale7 muito obrigado, amigo. Vi uns tópicos sobre streaming e recomendavam placa de vídeo, por isso fiquei na dúvida. Quanto a placa-mãe, alguma recomendação ou sugestão? será que encontro com 3 saídas de vídeo?

Postado

A b450m tem 3 portas de saída de vídeo, uma HDMI, outra DVI-D e uma terceira D-Sub (VGA). As duas primeiras são relativamente modernas, e dá pra adaptar o DVI-D para HDMI caso necessário com um cabo comum. Se você precisar adaptar a VGA para HDMI, já fica mais complicado e com menos qualidade, pois não é possível utilizar um cabo sem um conversor. Ficaria mais fácil utilizar um monitor um pouco mais antigo com esta porta D-Sub, e utilizá-lo para o apresentador, que não precisaria de uma tela de alta resolução.

Se houver a necessidade de mais saídas de vídeo HDMI/ DVI-D, ou DisplayPort, é possível comprar uma placa de vídeo barata. Assim você rodará alguns monitores com o vídeo integrado do processador, que sai pela placa-mãe, e outros monitores pelo vídeo da GPU. Um exemplo é a G210, que tem 3 portas dos mesmos tipos da placa-mãe que eu citei, mas consegue apenas rodar vídeo em duas delas simultaneamente (porém seria mais do que o suficiente para o seu setup, já que você já estaria rodando outros vídeos pela placa-mãe).

Postado

@Acvale7 entendi. verificando os preços um Ryzen 5600g está próximo ao 3400g, vale mais a pena o 5600g, certo?

Com relação a fonte, pensando em uma futura necessidade de uma placa de vídeo de entrada, teria alguma sugestão?

Postado

Sempre recomendo pelo menos uma fonte de 500w como a Deepcool da500, Pichau Nidus, Redragon RGPS, Corsair Vs, Corsair Cv, Corsair Cx para qualquer PC, pois não vão dar problema e aguentam uma eventual adição de placa de vídeo. Geralmente, pelo menos uma dessas fica na faixa dos 260 - 300 reais. Tem essa Mancer Thunder também que parece ser OK, mas não recomendo pois não vi reviews a respeito.

No caso de placas muito de entrada, como a que eu citei, uma fonte dessas não seria necessária pois elas consomem muito pouca energia. Apenas recomendo essas fontes porque não é legal colocar fonte ruim no PC, que apesar de funcionarem, podem apresentar problemas futuros. 

Alguns exemplos de fontes ruins facilmente encontradas são a Deepcool Kcas, Gigabyte P550b (alguns outros modelos da Gigabyte são bons), OnePower, fontes taxadas como "gamer" e sem marca no título do anúncio. Se tiver interesse, há guias aqui no forum ensinando a identificar fontes que sejam boas, como este.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!