Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Eu tenho um CD velho, arranhado, mas que ainda é possivel visualizar os arquivos dentro. Alguns estão corrompidos, outros não, como TXTs.
Os Txts aparecem com alguns erros, mas ainda é possivel interpretar o conteudo e corrigir os erros.
A questão é que se eu tivesse salvo os dados usando array de structs em C, provavelmente não conseguiria abrir eles novamente utilizando o mesmo programa. Mesmo hoje, se eu tiver salvado um arquivo dat, e alterar com qualuqer programa alguns poucos bytes, o programa não conseguirá interpreta-lo novamente. Irá dar erro nos dados. Arquivo corrompido... Assim, me parece mais lógico salvar os dados em TXT onde cada celula fosse separada por \t ou pipe '|' e linha por \n. Então,  quais as vantagens e desvantagens de utilizar DAT e TXT?

pra que obrigação de inserir codigo? Algum post meu tá vagando por ai porque não adicionei um codigo fonte?

• Curtir 1
Postado

O que você chama de DAT seria um arquivo escrito com o formato binário?  se sim, o uso depende do caso.

Se você está guardando (num CD, HDD, SSD etc.) informação a ser lida posteriormente por um humano, convêm escrevê-la em formato texto por razões obvias. Se o intuito daquela informação é ser lida e/ou escrita por uma maquina, faz mais sentido escrevê-la em formato binário. Alguns formatos de dados não têm uma representação inteligível em texto, então faria ainda mais sentido nunca usar formato texto nesses casos. Por exemplo, bytecode, gif, jpeg, vídeos etc.

Também tem a questão da performance. O formato texto possui muita informação redundante que faz sentido pra gente e é inútil pra maquina; por exemplo, o espaço entre palavras. Então, dados guardados em texto normalmente ocupam muito mais espaço em disco do que um formato binário. Estes também são mais rápidos pra acessar e escrever visto que não há necessidade de conversão pro formato texto.

Postado

Ok! Entendo.
Mas como recuperar os dados, ou pelo menos parte deles se acontecer de o arquivo tiver com defeito?

Como eu disse, apesar de o TXT não ter uma boa performance em comparação com DAT, parece ser o modo mais seguro de se salvar os dados.

Postado
29 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Apesar do formato binário se mais eficiente, eu recomendo usar o formato .xml para persistência de dados.

como não pretendo usar banco de dados para um projetinho aqui, acho que vou fazer isso mesmo.
mas me incomoda não conseguir encontrar uma forma de recuperar dados corrompidos nesses DATs.
imagino que seria melhor eu salvar nos dois formatos. O DAT para ter a eficiencia e o XML para garantia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...