Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não estou conseguindo converter HD externo para GPT


vap25

Posts recomendados

Boa noite, estou tentando converter meu HD externo de 1tb para o formato mais recente de armazenamento (sei lá como se chama), busco obter um desempenho melhor, pois meus jogos ficam instalados nessa unidade. Porém não estou conseguindo nem validar pelo CMD com o MBR2GPT. E pelo diskpart ele mostra que converteu com êxito, porém quando vou instalar o Warzone nele com o Battle.net laucher, ele volta para MBR. Como pode ser visto na imagem, ele fica com um asterisco (*) no diskpart, após conversão, eu não sei porque, mas como consegui converter até o pendrive de 64gb, não entendo porque o HD de 1tb não está indo. Preciso de ajuda.

Inkeddisk_LI.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tem o asterisco significa que está no formato GPT

 

Nos Windows 8x e 10 você pode usar o PowerShell, na caixa de pesquisa digite powershell, dê Enter e no PowerShell digite o comando:
> get-disk
Na coluna Partition Style mostrará o formato da Tabela de Partições do disco.

 

gptpower.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não faz diferença nenhuma no desempenho. 🤯 GPT tem outras vantagens, porém desempenho não é uma delas. A tabela de partição apenas diz para o kernel qual área (setores, endereçados por LBA: um intervalo de dois números) compreende cada partição. Dali para frente, o driver do sistema de arquivos assume o comando e nem fica sabendo se o disco foi particionado em MBR ou GPT. 🧐

 

Talvez mudando o sistema de arquivos faça alguma diferença dependendo do aplicativo... 🤸‍♂️ 🏋️‍♂️ 🪵

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Não faz diferença nenhuma no desempenho. 🤯 GPT tem outras vantagens, porém desempenho não é uma delas. A tabela de partição apenas diz para o kernel qual área (setores, endereçados por LBA: um intervalo de dois números) compreende cada partição. Dali para frente, o driver do sistema de arquivos assume o comando e nem fica sabendo se o disco foi particionado em MBR ou GPT. 🧐

 

Talvez mudando o sistema de arquivos faça alguma diferença dependendo do aplicativo... 🤸‍♂️ 🏋️‍♂️ 🪵

Realmente, mesmo em MBR agora estou enfrentando problemas de desempenho depois dessas conversões inúteis. Como resolver? E inclusive meu Nat agora está moderado no Warzone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei como esses jogos são "instalados" no disco externo. Caso não precisem de permissões (dono, quem pode ler, gravar, etc), tentaria formatar em exFAT (vai apagar todo o conteúdo existente), que é um sistema de arquivos mais simples, sem journal. Ou vai ver é limitação do hardware mesmo e você precisaria de um "SSD externo"... 🎇

 

Tudo é USB 3, certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

exFAT é mais simples comparado ao NTFS. É um FAT32 com suporte a arquivos maiores do que 4 GiB e volumes grandes. Na janela de formatação do Windows, máximo para FAT32 é 32 GiB -- e usando o prompt de comando ou outras ferramentas vai até 2 TiB ("Large FAT32").

 

Por não ter journal nem permissões, exFAT escreve menos metadados no disco e tende a ser mais rápido. Quanto? Não tenho ideia... e sinceramente duvido que seja muito relevante a diferença. Teria que achar testes bem feitos sobre isso. Outra coisa é que, pela falta do journal, é menos robusto do que o NTFS.

 

A vantagem do exFAT de uns tempos para cá é a interoperabilidade, substituindo o FAT32. Windows suporta nativamente desde o Vista; Linux suporta desde muito tempo e a partir do kernel 5.7 passou a ter um driver de boa qualidade nativo; macOS idem a partir da versão ~10.7 (mais ou menos, Mac não é minha praia).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Por não ter journal nem permissões, exFAT escreve menos metadados no disco e tende a ser mais rápido. Quanto? Não tenho ideia... e sinceramente duvido que seja muito relevante a diferença. Teria que achar testes bem feitos sobre isso. Outra coisa é que, pela falta do journal, é menos robusto do que o NTFS.

Por esse motivo de ter menos escritas, um pendrive ou até mesmo um SSD teoricamente teria a vida útil mais prolongada ao utilizar exFAT? Ou tambem seria algo irrelevante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teoricamente sim. Pense no exFAT como um FAT32 com suporte a arquivos maiores do que 4 GiB e volumes maiores do que 2 TiB (ou 32 GiB se considerarmos apenas a interface gráfica do Windows).

 

A questão da durabilidade, caso relevante, aplica-se a memórias flash muito porcarias. Se bem que a qualidade dos pendrives e cartões de memória baratos está indo pelo esgoto né... 😡 Já SSDs, por outro lado, mesmo os mais baratos, usam memórias flash melhorzinhas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Sim, o PC inclusive só tem usb 3.0, 3.1 e 3.2.

10 horas atrás, Marcos FRM disse:

Não sei como esses jogos são "instalados" no disco externo. Caso não precisem de permissões (dono, quem pode ler, gravar, etc), tentaria formatar em exFAT (vai apagar todo o conteúdo existente), que é um sistema de arquivos mais simples, sem journal. Ou vai ver é limitação do hardware mesmo e você precisaria de um "SSD externo"... 🎇

 

Tudo é USB 3, certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!