Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer upgrade ou montar do zero com AMD? O que vale mais a pena?


Posts recomendados

Olar pessoal, tudo bem?

Quero fazer um upgrade no meu PC. Tenho ele desde 2014, durante esse tempo eu troquei várias peças e, agora, queria saber se vale a pena montar um do zero, ou pegar aqueles ja montados sem placa de video e substituir o que tenho de bom no meu.

Meu setup:
 

placa-mãe: ASUS P8Z77V-LX2 1155

Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1050 Ti 4gb

Processador: i7 3a geração.

Memória: 16Gb DDR3 - Corsair (16000)

Fonte: Corsair 650 W Plus Bronze

SSD e HD: SDD Kingston 480GB /HD 500 GB.

Pensei eu manter a fonte, SSD/HD e  talvez a placa de vídeo até conseguir uma  (bem) superior.

Não sei se AMD/Ryzen tá valendo mais que Intel/NVIDIA, porque ouvia boatos que a ADM sempre dava problema, etc etc então fiquei sempre na outra dupla.  O que vocês acham que dá pra melhorar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Pensei eu manter a fonte, SSD/HD e  talvez a placa de vídeo até conseguir uma  (bem) superior.

eu também acho melhor manter essas peças, principalmente a sua placa de vídeo, que é boa e esta bem carinha hoje.

3 minutos atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Não sei se AMD/Ryzen tá valendo mais que Intel/NVIDIA, porque ouvia boatos que a ADM sempre dava problema, etc etc então fiquei sempre na outra dupla.  O que vocês acham que dá pra melhorar?

a AMD realmente não era muito boa antigamente mas isso já mudou, na minha opinião eles estão até melhores que a intel hoje. Vale lembrar que um processador da AMD pode usar uma GPU da NVIDIA tranquilo e vice-versa.

Então você precisa de um kit placa-mãe + CPU + memória

CPU: Ryzen 5 5600x

placa-mãe: a520m D3SH

memória: 2x - https://www.terabyteshop.com.br/produto/16740/memoria-DDR4-geil-orion-8gb-3200mhz-vermelho-gaor48gb3200c16bsc

e dependendo do seu gabinete talvez precise de um air cooler mais potente que o do cooler box.

essa seria minha indicação de custo x beneficio mas depende do seu orçamento também

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini Primeiramente, qual seu orçamento?

@Marcelo_gs @Virginia Bioni Bertollini Bom... eu recomendaria exatamente o que o amigo ácima recomendou, só mudaria UMA coisa. Essas memórias ram estão com frequencia muito baixa para um Ryzen 5 geração. Pegue memórias ram de 3600MHz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii @Marcelo_gs  Muito obrigada por responder, pessoal!

Orçamento: Acho que até uns 5k +-.

Queria algo que pudesse reaproveitar depois quando eu trocasse o restante, tipo o Processador, placa de video, etc, mas se uma AMD hoje sustenta outros hardwares fico mais tranquila. 

Tinha visto esse: https://www.kabum.com.br/produto/158054/PC-gamer-pcmix-intel-core-i5-10400-16gb-DDR4-SSD-480gb-fonte-600w-80-plus-mb-gigabyte-h410-LGA-1200-linux-cpu-l3800?codigo=158054 há uns 2 meses e não tinha achado ruim, tinha ficado em dúvida da placa - mãe. O PC todo, sem GPU, tava 4.5k +- 

 

11 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

eu também acho melhor manter essas peças, principalmente a sua placa de vídeo, que é boa e esta bem carinha hoje.

a AMD realmente não era muito boa antigamente mas isso já mudou, na minha opinião eles estão até melhores que a intel hoje. Vale lembrar que um processador da AMD pode usar uma GPU da NVIDIA tranquilo e vice-versa.

Então você precisa de um kit placa-mãe + CPU + memória

CPU: Ryzen 5 5600x

placa-mãe: a520m D3SH

memória: 2x - https://www.terabyteshop.com.br/produto/16740/memoria-DDR4-geil-orion-8gb-3200mhz-vermelho-gaor48gb3200c16bsc

e dependendo do seu gabinete talvez precise de um air cooler mais potente que o do cooler box.

essa seria minha indicação de custo x beneficio mas depende do seu orçamento também

 Com essa configuração, posteriormente, rodaria cm outra GPU e processador?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, carbonii disse:

@Virginia Bioni Bertollini Primeiramente, qual seu orçamento?

@Marcelo_gs @Virginia Bioni Bertollini Bom... eu recomendaria exatamente o que o amigo ácima recomendou, só mudaria UMA coisa. Essas memórias ram estão com frequencia muito baixa para um Ryzen 5 geração. Pegue memórias ram de 3600MHz.

E nem serviria, né, já que Ryzen 5 usa DDR4.

@Virginia Bioni Bertollini Um kit como o indicado pelo Marcelo, será ótimo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini Com toda certeza, essa CPU é um monstro...

quanto a indicação de placa-mãe dos colegas @carbonii e @Marcelo_gs , diria que está mais do que suficiente, único detalhe é que ela não possui OC, mas isso não vai lhe interferir.

sobre as memórias, vou na de 3600mhz, ultimamente as memórias da Team Group estão com um preço bacana.

 

7 minutos atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

Tinha visto esse: https://www.kabum.com.br/produto/158054/PC-gamer-pcmix-intel-core-i5-10400-16gb-DDR4-SSD-480gb-fonte-600w-80-plus-mb-gigabyte-h410-LGA-1200-linux-cpu-l3800?codigo=158054 há uns 2 meses e não tinha achado ruim, tinha ficado em dúvida da placa - mãe. O PC todo, sem GPU, tava 4.5k +- 

evite comprar configs já montadas, ainda mais no seu caso que já tem boa parte dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Como assim não serviria...? Ryzen de 5 geração com memórias 3000~3200MHz acho uma frequência meio baixa, 3600MHz é o ideal.

@Virginia Bioni Bertollini Já que você tem 5k, segue a configuração...

image.thumb.png.38293d2d31cf4e794682302aedd03b57.png

 

Eu pegaria um Air cooler como este >>> https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-pichau-corax-c-2-fans-led-branco-pg-cr2-white?gclid=Cj0KCQjwjo2JBhCRARIsAFG667W7ARKU2eq_xyVTp1F5Wk33NfHMQsp9I1i1g2avKC0U_Rm4rVrImUAaAhaEEALw_wcB

 

esta por um bom preço e fará sua função.

 

Recomendo que troque seu gabinete para este >> https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-ultraflow-mesh-lateral-vidro-temp-preto-mcr-utf-bl01?gclid=Cj0KCQjwjo2JBhCRARIsAFG667Uhw6UCU2zCIex7Gnb0ufoMCp9cVER5TvzfvlDojuOOn0EmMopdk4oaApEpEALw_wcB

 

Compre este kit de fans para colocar no gabinete >>> https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pichau-gaming-wave-RGB-3x120mm-controladora-pgw120-RGB-kit?gclid=Cj0KCQjwjo2JBhCRARIsAFG667U1TLxIO_81BOo4ikUUfk7oo68VSjNVJx874Yv6qNEyuA1_xr6rT5IaAi_3EALw_wcB

ssd / hd / placa de vídeo, pode manter :)

Ryzen 5 5600x vai aguentar um bom upgrade de placa de vídeo como uma RTX 3070 ou RX 6700XT :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Obrigada! Esse processador bate de frente com um I5-9a? (Nunca usei nada da AMD então a minha referência é nula). A simulação fez pela Terabyte?

Outra dúvida: esse kit aguentaria stream + jogos no maximo? Tipo, ql tempo médio?

@Math.Pi @TzAWin Obrigada, meninos!
A CPU da Kabum eu achei interessante pelo processador e a placa-mãe, de resto ia substituir pelo que tenho, mas essa conf do Carboni parece bem ok.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini Para você ter uma noção ele é MUITO mais forte que um i5 9400f. Ele bate de frente com um I5 11600K que é o último i5 lançado! E em minha opinião o Ryzen 5 5600x ainda se sai melhor.

Sim esse Ryzen 5 5600x aguenta stream+jogo sim! 

Tenho uma outra recomendação também... no site da Pichau!

image.thumb.png.5988ec882368bbdb1551868759cbcc14.png

Como você disse que quer fazer stream tem essa opção com o Ryzen 7 3800XT é um CPU de 8 núcleos e 16 threads, ele acaba se saindo um pouco melhor que o Ryzen 5 5600x nesse quesito multi-tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini o Ryzen 5 5600x bate todos os i5 até a ultima geração da intel.

Ele aguenta tranquilo stream + jogos no máximo, só não sei se a GTX 1050ti vai aguentar kkkk, mas caso for trocar a GPU mais pra frente o Ryzen 5600x segura todas da atualidade tranquilamente.

Acho que seria melhor você comprar as peças separadamente, sairia bem mais em conta e se conseguir todas em um único site melhor ainda pois paga só um frete e como cabe no seu orçamento concordo com os colegas acima de pegar a memória com 3600Mhz e não esqueça de comprar dois pentes pois ajuda muito o Ryzen 5.

PC montado não compensa nada no seu caso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii @Marcelo_gs Uh! Thanks!

Agora, as duas rodam com a GTX 1050 ti, certo? Esse upgrade vai me tirar a dor de cabeça de trocar estão cedo, né? Só a placa de video posteriormente quando ficar em conta, certo? Sorry as perguntas talvez até repetidas, mas quero ter certeza antes de fazer a compra e errar em algo.

Minha experiência com a Pichau não foi a melhor na época. Comprei com ela a fonte e a placa de video, a fonte veio com problemas.Pra trocar foi a maior dor de cabeça do mundo. A placa de video durou a garantia hahaha depois comprei uma igual na Kabum e ta ate hoje, tlvz eu tive muito azar. Então tenho receio de comprar la, apesar de mt amigo meu ter comprado e nunca dado problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini Montei a configuração na Terabyte... PC vem montado, ai é só chegar em casa e colocar a placa de vídeo, o preço ficou bem bom, vou mandar aqui a configuração para você montar passo a passo. Ai você escolhe por qual site comprar....

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18613/monte-seu-PC-gamer-plataforma-amd-Ryzen-5000-full-custom

 

Processador AMD Ryzen 5 5600X 4.6GHz + Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2 Red

placa-mãe Gigabyte A520M H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória DDR4 Geil EVO X II RGB Sync, Edição AMD, 8GB, 3600MHz  (SELECIONE 2 PENTES, TOTALIZANDO 16GB)

SSD Gigabyte, 256GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 1200MBs e Gravação 800MBs  SSD NVMe para instalar o Windows e o jogo que você for mais jogar.

Fonte Super Flower LEGION HX 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo

Gabinete Gamer Galax Nebulosa, Mini Tower, Vidro Temperado, Sem Fan, Black, Sem Fonte, GX700

 

Qualquer configuração vai rodar com a GTX 1050 TI fica tranquila. 

deu 4300R$ vem montado, ai como eu disse, só chegar em casa e colocar a placa de vídeo.´

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Se depender de mim, você vai pro céu! hahaha

MInha fonte acho que é melhor, não? A minha é essa 

Fonte Corsair CX Series CX650 80 Plus Bronze 650W PFC Ativo, CP-9020122-WW

Dai da pra baratear ainda mais ou usar em outro componente o dinheiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

MInha fonte acho que é melhor, não? A minha é essa 

Fonte Corsair CX Series CX650 80 Plus Bronze 650W PFC Ativo, CP-9020122-WW
Dai da pra baratear ainda mais ou usar em outro componente o dinheiro?

sim e não, essa fonte CX é uma de qualidade inferior a Legion HX, só o fato da Legion ser Gold e essa CX Bronze, já diz que ela é pior, mas se você quiser usá-la, você pode, já que ela também aguenta esse trabalho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Virginia Bioni Bertollini Pode usar a sua também, mas caso queira dar uma renovada na fonte pode pegar a que recomendei. Coloquei um SSD NVMe também, provavelmente deve ser mais rápido que o seu atual, ai nele você instala o Windows e o programa de stream/ jogo que mais for jogar. Só nesse upgrade todo você já vai sentir uma boa diferença pro seu setup atual. Vou te mandar um vídeo pra você ver como o Ryzen 5 5600x é brabo.

Se você colocar em 15:00 ele faz o teste do Ryzen 5 5600x com uma RTX 3060 fazendo stream de Cod warzone que é um jogo bem pesado :)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii @Pepse Juro que li ' pspsps" ahahahaa

aaaaaanh, olha só ahahhaha obrigada !Na Tera tb não da pra montar sem a fonte, então show! Vou ver pós trabalho com calma os itens na Tera e realmente entrega bem pelo video. Vou bisolhar melhor mais a noite e volto aqui!
E se eu vender o que sobrou do meu pro meu amigo e ele que lute pro resto (hahahaha) quanto que valeria? 

No mais, muito obrigada a todos ❤️ Vocês sāo otimos ❤️

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, carbonii disse:

@Virginia Bioni Bertollini Montei a configuração na Terabyte... PC vem montado, ai é só chegar em casa e colocar a placa de vídeo, o preço ficou bem bom, vou mandar aqui a configuração para você montar passo a passo. Ai você escolhe por qual site comprar....

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18613/monte-seu-PC-gamer-plataforma-amd-Ryzen-5000-full-custom

 

Processador AMD Ryzen 5 5600X 4.6GHz + Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2 Red

placa-mãe Gigabyte A520M H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória DDR4 Geil EVO X II RGB Sync, Edição AMD, 8GB, 3600MHz  (SELECIONE 2 PENTES, TOTALIZANDO 16GB)

SSD Gigabyte, 256GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 1200MBs e Gravação 800MBs  SSD NVMe para instalar o Windows e o jogo que você for mais jogar.

Fonte Super Flower LEGION HX 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo

Gabinete Gamer Galax Nebulosa, Mini Tower, Vidro Temperado, Sem Fan, Black, Sem Fonte, GX700

 

Qualquer configuração vai rodar com a GTX 1050 TI fica tranquila. 

deu 4300R$ vem montado, ai como eu disse, só chegar em casa e colocar a placa de vídeo.´

@carbonii  Prciso comprar fan e cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Obrigada! tava vendo uns Kit upgrade..compensa uma ou melhor pegar uma por uma? Montei o kit da terabyte que o @carbonii  mencionou e coloquei a  Ryzen 7, deu 5,5k por curiosidade e aumentei a W da fonte por conta do processador (não sei se faz muita diferença), mas não sei qual cooler e fans pegar. O gabinete é o Nebulosa mesmo

Simage.thumb.png.d0772cb8a08d49eb41329b6fda9d5fd2.pngõ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

@carbonii A BM55 é melhor que a A520M?

a b550 é relativamente melhor, a diferença é que ela suporta overclock, mas se não for fazer overclock que acho que é o seu caso eu recomendo a520m D3SH, vocês estavam montando com a a520m H que só possui dois slots para memória, o resto eu achei muito bom só trocaria a placa-mãe e pegaria o 5600x, o Ryzen 7 5800x acho que seria "overkill" nesse caso

4 horas atrás, Virginia Bioni Bertollini disse:

 acrescentando As fans sao necessarias as 5 que o gabinete possui? Precisa de air cooler? Compensa esperar a Black Friday?

O gabinete é bem ventilado então precisar não precisa mas ficaria melhor com as fans claro, mas um bom air cooler e uma fan atrás já é suficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!