Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá para todos.

Eu estou com um projeto de montar um servidor para minha rede domestica, e como tenho um PC antigo que utilizei bastante, pois me atendia muito bem, resolvi a montar um servidor com ele, e aproveitar uns dispositivos que tenho guardado em casa, um dele é uma controladora SCSI Adaptec 29160 e um HD SCSI IBM Ultrastar de 18,2GB. Como minha controladora é ultra 160, por acaso há compatibilidade para se conectar um HD SCSI 320? Sou técnico há muitos anos, porém não entendo muito dos dispositivos SCSI, pois como são mais voltados para empresas, e eu sempre me dediquei mais ao atendimento de clientes pessoa física. Trocando em miúdos, pessoas leigas que precisavam de trabalhar e o PC tinha parado de funcionar, ou por vírus, ou por mal uso, e etc.

Mas voltando ao assunto, tenho tido alguns problemas que tentarei resolver com dicas dos usuários do fórum, mas são de cunho mais voltado para configurações via software e etc.

As minhas dúvidas são:

1 - Sobre a compatibilidade que citei no texto acima. Há possibilidade ou não? Caso não haja, o que é mais interessante em se fazer?

2 - Gostaria de saber mais sobre a devida configuração para a placa controladora, bem como o HD SCSI.

O PC que será objeto dessa mudança para ser servidor é um:

Intel Pentium 4 de 3.4ghz (prescott) socket 478

2560MB de RAM

MB ASUS P4P800-Deluxe

DVD-ROM

Vídeo – ATI Radeon HD4650 AGP 1gb

Obs.: Essa placa-mãe necessita de placa de vídeo, pois não possui vídeo on-board, e como eu já utilizava ele com essa ATI, mantive as configurações.

Irei acrescentando mais informações à medida que for necessário, pois até então, as minhas dúvidas são sobre o que descrevi acima.

Agradeço a todos pelo tempo em ler e tentar me ajudar.

Grato.

hd scsi 01.jpg

hd scsi 02.jpg

hd scsi 03.jpg

hd scsi 04.jpg

hd scsi 05.jpg

hd scsi 06.jpg

hd scsi 07.jpg

hd scsi 08.jpg

hd scsi 09.jpg

• Membro VIP
Postado

Sim, pode, só não vai trabalhar em 320MB/s, longe disso.

SCSI é mais seguro, mas não possui maior velocidade que um HD comum. Por se tratar de um HD de 20GB, rodado, lá de 2000 e bolinha, não espere grande coisa, isto se ainda funcionar. Se é pra brincar, testar, ok.

O principal problema é a controladora, que exige slot PCI 64bits, coisa que não tem na P4P800.

• Membro VIP
Postado

@Phoenyx me lembrou quando SCSI era sinônimo de servidor praticamente, lembro que configurei uma dúzia de servidores netware porque o SCSI era mais rápido e mais confiável, lembro de visitar lojas com esse tipo de configuração com 6, 7 anos de uso ainda perfeitos. (mas o uso de disco na época era menor, mas o equipamento ficava ligado praticamente 24x7, era o "state-of-the-art" nos anos 90.)

Postado

@Phoenyx Realmente o barramento PCI da P4P800 não é próprio, porém já venho estudando a um tempo sobre a compatibilidade, e encontrei um vendedor no mercado livre que se dispôs a me ajudar, isso já tem meses, acabei perdendo contato com ele, mas ele havia me explicado que a controladora sendo 64bits, funcionava perfeitamente no slot PCI comum do PC, se caso não fosse compatível, simplesmente o PC não iria reconhecê-la ou não iria iniciar, coisa que não aconteceu, muito pelo contrário, eu consigo até mesmo entrar no menu de configuração da controladora para configurar a SCSI (fotos), porém acho que o meu HD SCSI está bichado, e tenho procurado um mais novo para poder utilizar no projeto, mesmo que seja por diversão, mas vai me dar um UP, pois o servidor que tenho interesse em montar aqui em caso, seria de multitarefas em Linux/Debian, ou seja, de arquivos do tipo documento (storage) e mídia, mas podendo ser ainda disponibilizado para jogos, mas tudo delimitado por HDs, sendo a SCSI para o Debian e arquivos (storage), sendo particionado para manter os arquivos separados logicamente do S.O., e HD de mídia conectado via SATA. Caso ainda eu adicionar a função para jogos, colocarei um outro HD SCSI independente para dispor os games.

Agora o meu intuito maior é conseguir o HD SCSI, estava pesquisando e tem muitos HDs de 146 ou 147GB de 10K e 15K, mas como queria particionar para deixar uma parte com o S.O. e outra partição com a função do storage, pensei em um HD de 300GB de 15K, mas só encontro da Fujitsu em conta e com essa configuração, pois os de 15K da Seagete, Sun, Maxtor e HP, são de 10K, e mais caros, mesmo sendo usados.

Até encontrei um Seagate Constellation SATA 3 de 2 teras por 360 reais, mas não sei se valeria a pena, pois essas SCSIs que citei, tem girado em torno de 150 a 250 reais.

Mas no final das contas, @Phoenyx tudo isso é um projeto que vai caminhar aos poucos, a medida que eu for conseguindo sanar as dúvidas e dificuldades no percurso, por isso preferi vir até o fórum, pois sei que tem muita gente entusiasta aqui e bons de serviço para ajudar. Sempre me ajudaram quando precisei.

Esse PC que vai virar o servidor, foi ganhado lá em 2006, quando passei no vestibular, e em 2008 fiz um upgrade de processador, placa-mãe e memorias, tudo com dicas de tópicos que eu havia aberto aqui no fórum. Tenho certeza que conseguirei dar andamento ao projeto tendo ajuda dos membros daqui.

Agradeço a você pela atenção, e se houver condições de ir me auxiliando, vou ficar mais agradecido ainda.

01.jpeg

02.jpeg

03.jpeg

04.jpeg

05.jpeg

06.jpeg

07.jpeg

08.jpeg

8 horas atrás, dwatashi disse:

@Phoenyx me lembrou quando SCSI era sinônimo de servidor praticamente, lembro que configurei uma dúzia de servidores netware porque o SCSI era mais rápido e mais confiável, lembro de visitar lojas com esse tipo de configuração com 6, 7 anos de uso ainda perfeitos. (mas o uso de disco na época era menor, mas o equipamento ficava ligado praticamente 24x7, era o "state-of-the-art" nos anos 90.)

@dwatashi Se tiver condições de me dar instruções de como fazer as melhores configurações, vou agradecer. Tendo em vista que você tem experiência nessa área de SCSI, controladoras e servidores.

• Membro VIP
Postado

O problema é que irá trabalhar em velocidade reduzida. Não acho que valha a pena todo este gasto não.

Coloque discos SATA convencionais, mais recentes, monte um RAID-1 e tá feito.

• Membro VIP
Postado

@Gustavogon não tem muitos ajustes a se fazer, na época o SCSI era uma opção porque a controladora IDE padrão suportava apenas 2 discos, no SCSI já dava suporte a mais discos, mas tinha o custo da controladora e HDs que era grande, mas como muitas vezes deixar a aplicação segura era mais importante, pagava-se o preço da época e claro.

Compartilho a ideia que não vale o custo x benefício de usar esse hardware legado, a controladora já vai funcionar limitado, os discos provavelmente serão usados. Só valeria a pena se fosse pra manter alguma aplicação funcionando, sacas?

O SATA1 nativo da placa deve dar maior velocidade que este SCSI por exemplo. Se desejar acho que até tenho HD de 40 ou 80 GB SATA que estou doando, tinha uma meia dúzia de desktops antigos que me deram, eu usei o wipe e ficaram guardados, no caso teria que custear o envio para você.

Postado

@dwatashi Vou lhe agradecer ainda mais pela disponibilidade em me doar os HDs. Me informe o CEP para que eu possa calcular o envio. Muito obrigado mesmo!

3 horas atrás, dwatashi disse:

@Gustavogon não tem muitos ajustes a se fazer, na época o SCSI era uma opção porque a controladora IDE padrão suportava apenas 2 discos, no SCSI já dava suporte a mais discos, mas tinha o custo da controladora e HDs que era grande, mas como muitas vezes deixar a aplicação segura era mais importante, pagava-se o preço da época e claro.

Compartilho a ideia que não vale o custo x benefício de usar esse hardware legado, a controladora já vai funcionar limitado, os discos provavelmente serão usados. Só valeria a pena se fosse pra manter alguma aplicação funcionando, sacas?

O SATA1 nativo da placa deve dar maior velocidade que este SCSI por exemplo. Se desejar acho que até tenho HD de 40 ou 80 GB SATA que estou doando, tinha uma meia dúzia de desktops antigos que me deram, eu usei o wipe e ficaram guardados, no caso teria que custear o envio para você.

• Membro VIP
Postado

Cruzes, tenho duas AHA-29160N (Ultra-160) aqui mais outras duas AHA-2940UW (Ultra Wide 🧶) -- publiquei isto vários anos atrás. Os discos desse tempo são muito lentos pros padrões atuais e a confiabilidade já se foi pela idade. Só não jogo tudo fora por pena. 😢

Tem os doidos varridos do Mercado Livre que acham que essas sucatas valem um monte de dinheiro... Não dê bola, são malucos que não tomaram a medicação. 💊

Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Cruzes, tenho duas AHA-29160N (Ultra-160) aqui mais outras duas AHA-2940UW (Ultra Wide 🧶) -- publiquei isto vários anos atrás. Os discos desse tempo são muito lentos pros padrões atuais e a confiabilidade já se foi pela idade. Só não jogo tudo fora por pena. 😢

Tem os doidos varridos do Mercado Livre que acham que essas sucatas valem um monte de dinheiro... Não dê bola, são malucos que não tomaram a medicação. 💊

Cara, li o link que você disponibilizou no seu post. Se isso tudo que foi feito, foi feito por você, você está de parabéns, cara, como os procedimentos atuais ficaram mais simples. Eu desconhecia todo esse procedimento. Incrível. Muito show!

Postado

@dwatashi Boa noite! Gostaria de saber se ainda tem os HDs? Vou aceitá-los sim, só preciso do CEP seu para calcular o valor do envio pelos correios. Aguardo seu contato. Grato.

Em 24/08/2021 às 20:42, Gustavogon disse:

@dwatashi Vou lhe agradecer ainda mais pela disponibilidade em me doar os HDs. Me informe o CEP para que eu possa calcular o envio. Muito obrigado mesmo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...