Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Q¹) Quanto tempo informação dura em um SSD desligado? É verdade que se deixar 1 ano sem nenhuma energia a resistência interna pode corromper informação?

Q²) Tenho um SSD que comprei no AliExpress, é um "Goldenfir" de 512 (476 reais) GB, paguei super barato, 235 reais com cupom de desconto, só que tenho receio de colocar meu sistema operacional nele será que compensaria mais deixar no HD mesmo? Tenho um Toshiba P300 que acabei de comprar e me surgiu a dúvida sobre o que fazer! 

Q³) Sata II consegue se beneficiar do SSD? Ou vai ter algum barramento de velocidade que justifique optar pelo HD?

Agradeço qualquer ajuda, abraços! 

Postado
5 minutos atrás, Lopinhoa disse:

Q¹) Quanto tempo informação dura em um SSD desligado? É verdade que se deixar 1 ano sem nenhuma energia a resistência interna pode corromper informação?

nunca ouvi falar nada a respeito disso.. se assim o fosse, ssds não seriam mais sequer cogitados, quanto mais utilizados

Q²) Tenho um SSD que comprei no AliExpress, é um "Goldenfir" de 512 (476 reais) GB, paguei super barato, 235 reais com cupom de desconto, só que tenho receio de colocar meu sistema operacional nele será que compensaria mais deixar no HD mesmo? Tenho um Toshiba P300 que acabei de comprar e me surgiu a dúvida sobre o que fazer! 

SSD por mais fuleiro q seja, ainda assim será mais rápido q qualquer HD lancado da atualidade.. eu usaria o SSD, sistema operacional em HD é pedir pra ter raiva com o tempo, q vai ficando lento progressivamente..

Q³) Sata II consegue se beneficiar do SSD? Ou vai ter algum barramento de velocidade que justifique optar pelo HD?

mesmo com a metade do valor da velocidade da porta sata II, ainda assim os SSDs ganham de discos rígidos com folga

• Curtir 1
Postado

SSDs usam memória flash, são memórias que não precisam de energia para manter informações armazenadas, portanto essa afirmação é um mito. Memórias flash são utilizadas em pendrives, cartões de memória, chips de BIOS, armazenamentos em geral. Quantos desses dispositivos você já deixou parado por anos e depois continuou utilizando normalmente?

• Curtir 1
Postado

@Lopinhoa Na teoria a célula de memoria flash perde carga com o tempo e eventualmente vai corromper tudo, quanto tempo leva depende da qualidade da memoria flash, modo de operação (SLC, MLC TLC ou QLC) e ate litografia.

Memorias flash de micro controladores que usam litografia "ultrapassada" e são do tipo SLC, podem reter dados por 40 anos, enquanto um pendrive barato, com memoria flash de litografia moderna e trabalhando em modo QLC, ele pode ter problemas com arquivos se ficar mais que 2 ou 3 anos parado...

Mas qual a utilidade de pagar caro em um SSD pra deixar ele mais de 3 anos parado? melhor por logo o sistema operacional no SSD, e deixar seus arquivos no HD, se o SSD morrer, é so o sistema operacional e os programas que se perdem, coisa que uma formatação resolve.

• Moderador
Postado
9 horas atrás, Lopinhoa disse:

Mito. As fabricantes indicam que o SSD pode ficar parado por até 100 anos a uma temperatura de 25ºC sem haver perda de dados.

Deixe o Windows no SSD e seus arquivos importantes no HD. Além de também fazer backup dos seus dados na nuvem para aumentar sua segurança.

Nenhum barramento irá fazer com que o HD seja mais rápido que um SSD. O único motivo para se utilizar HDs hoje em dia está relacionado ao espaço em disco, já que o custo por Gigabyte de um SSD continua sendo muito alto em relação a HDs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...