Ir ao conteúdo

Fontes ATX12V v2.31 são compatíveis com placas-mãe que pedem no mínimo 2.0?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Opa galera estou com uma duvida.

Eu estava querendo comprar uma fonte nova, já que eu li em alguns forums que a minha fonte e bastante duvidosa (c3 tech puf 4050s). Como eu pretendo dar uns upgrades futuros no meu computador de qualquer jeito eu provavelmente iria ter de trocar ela uma hora, pretendo comprar a Corsair CV Series CV650 (650w), porém eu vi no manual da cv650 que os cabos atx12v são compatíveis com a versão 2.31.

Eu não sei nada sobre essas versões do atx12v então olhei no manual da minha placa-mãe (ASUS PRIME A320M-K/BR) as versões recomendadas desses cabos e lá dizia para que eu utilize uma fonte que seja compatível com a versão 2.0 ou posterior e que seja uma fonte que possa fornecer pelo menos 350w. 

Alguém sabe me dizer se os cabos atx12v compatíveis com a versão 2.31 serviriam numa placa-mãe que recomenda-se utilizar cabos da compatíveis com a versão 2.0 ou posterior?

placa-mãe: https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A320M-K-BR/
fonte cv650: https://www.corsair.com/br/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/Unidades-de-fonte-de-alimentação-para-uso-geral/CV-Series/p/CP-9020211-BR#tab-tech-specs

• Solução
Postado

Versão 2.0 ou posterior, a fonte é 2.31, então nenhum problema aqui. O padrão ATX12V 2.0 é de 2003, isso é, quase 20 anos atrás, qualquer fonte moderna atende esse padrão.

Mas falando sobre a fonte, qual o motivo de escolher a CV650? Existem fontes melhores e mais baratas, e se sua configuração que realmente necessita de 650W (com certeza não é seu caso), recomendo que fique longe dessas fontes básicas.

• Curtir 1
Postado

@glenoir no caso de fonte você não precisa se preocupar tanto com pormenores de versão, olha a marca, a potencia e a quantidade de conectores.

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Versão 2.0 ou posterior, a fonte é 2.31, então nenhum problema aqui. O padrão ATX12V 2.0 é de 2003, isso é, quase 20 anos atrás, qualquer fonte moderna atende esse padrão.

Mas falando sobre a fonte, qual o motivo de escolher a CV650? Existem fontes melhores e mais baratas, e se sua configuração que realmente necessita de 650W (com certeza não é seu caso), recomendo que fique longe dessas fontes básicas.

Obrigado por esclarecer as duvidas!

Sobre a fonte, meu setup é o seguinte
Placa de Vídeo: Geforce GTX 1650 Super 4gb
Processador: Ryzen 3 2200g 3.5ghz (quero trocar por um processador mais potente, no caso visando o Ryzen 5 1600 AF)
placa-mãe: ASUS prime a320m-k/br
HD: HD Seagate 1TB ST31000524AS
Memória: HyperX 2x8GB DDR4 2400mhz

O motivo da troca de fonte é mais também sobre o medo que eu tive dessa c3 tech puf 4050s que eu to usando agr, achei bastantes reviews negativos sobre ela, dizendo que não entregava 500w e tal. também acho que meu setup iria precisar de uma fonte mais potente.

15 minutos atrás, wagner2029 disse:

@glenoir no caso de fonte você não precisa se preocupar tanto com pormenores de versão, olha a marca, a potencia e a quantidade de conectores.

Valeu! Dei uma pesquisada legal nessa cv650, agora com a duvida esclarecida acho que vai cair bem com meu setup

Postado

@glenoir sugiro pra você uma Pichau Nidus 500W ou a XPG Pylon 450W, são opões melhores que a linha CV da Corsair. Sua configuração rodaria bem até com uma fonte de 300W, mas não existem boas opções com essa potência no mercado. Não recomendo utilizar produtos da marca C3 Tech devido ao histórico de baixa qualidade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...