Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kernel Panic ao tentar instalar Debian em Pentium 4


Gustavogon

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Estou com um projeto de montar um servidor domestico com um P4 antigo que tenho, que ainda funciona muito bem, mesmo pela idade.

O problema é o seguinte, eu havia formatado o HD, onde irei instalar o Debian para ser o S.O. do servidor. Ele estava com o Windows 7. Quando formatei, deixei com Windows XP, pois o mesmo é mais leve e ocupa menos espaço no HD, que iria deixar o HD com dual boot, sendo o Debian para servidor e o XP para usar caso necessitasse. Mas depois preferi formatar e deixar exclusivamente com o Debian. Nessa fase começou o meu dilema, pois agora eu não tenho conseguido nem mesmo iniciar uma instalação normal, nem com CD ou DVD, nem mesmo com pendrive. O sistema dá o boot, porém na hora de escolher a instalação, ele lê o pendrive, aceita a escolha que fiz, mas trava e não vai mais prossegue. Pensei que poderia ser algum problema com a imagem ISO, fiz varias imagens de diversos S.O., inclusive tentei dar o boot pelo DVD com o Debian, e também tentei com o CD do Windows XP, ambos acontecem o mesmo problema de travamento.

Não consigo entender o que está ocorrendo, pois peguei para testar um outro PC bem mais fraquinho que esse P4 e consegui instalar o Debian sem nenhum problema, muito pelo contrário, acessei o S.O. Live, e instalei a partir dele, coisa que nem mesmo havia conseguido com o P4.

 

Como o HD desse outro PC fraquinho eu havia conseguido instalar com sucesso o Debian, troquei o HD e o coloquei no P4, mas sem sucesso, pois o S.O. carrega e chega até o GRUB, mas quando se escolhe o S.O. o sistema trava.


Estou realmente muito intrigado com essa situação, pois não sei mais o que pode estar acontecendo, nem mesmo sei o que mais eu posso fazer para tentar instalar o S.O. para poder prosseguir com o projeto do servidor domestico.

Peço que me ajudem com um passo-a-passo detalhado, pois eu não tenho experiência com Linux, não sei linhas de comando, por isso é um projeto que quero executar para poder me ambientar e ir evoluindo com o aprendizado, mas sou técnico em informática a muitos anos, mas só trabalhei com PCs domésticos e Windows, nada além disso.

 

Ajudem para que eu possa conseguir executar o meu projeto.

 

Agradeço a todos pelo seu tempo.

 

 

Em anexo deixei uma mensagem que apareceu apenas duas vezes nas tentativas de instalar o Debian 11.

 

 

A configuração do P4 é a seguinte:

 

 

Intel Pentium 4 de 3.4ghz (prescott) socket 478

2560MB de RAM

MB ASUS P4P800-Deluxe

DVD-ROM

Vídeo – ATI Radeon HD4650 AGP 1gb

 

Obs.: Essa placa-mãe necessita de placa de vídeo, pois não possui vídeo on-board, e como eu já utilizava ele com essa ATI, mantive as configurações.

 

 

 

WhatsApp Image 2021-09-03 at 01.48.22.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Denis Bopp @Kleber Peters Boa noite. Eu não sei mais o que tentar para fazer uma instalação de S.O. Já tentei até mesmo inicializar o sistema pelo Hirens Boot para conseguir formatar o HD e apagar a MBR, pois poderia tb ajudar. Nem mesmo o Hirens Boot consegue inicializar. Nunca passei por uma situação dessa. Simplesmente inacreditável. Estou achando que poderia ser a BIOS que por algum motivo se corrompeu. Mas sei que BIOS corrompida, o sintoma mais aparente, é não dar vídeo, não inicializa nem mesmo o POST.

 

Já dei um Clear Cmos, e nada mudou. Já tentei também trocar os módulos de memória para ver se eram eles, e nada mudou também.


Estou receoso, pois para gravar a BIOS atualizada, ou mesmo regravar o chip, há um custo, mesmo sendo baixo, se não surtir efeito, é um valor jogado fora. Não sei o que poderia fazer. Alguém tem mais alguma ideia do que pode ser?

 

Grato. a todos.

 

 

Obs. Quando tento inicializar o boot pelo CD do WinXP, a tela azul em anexo é o que aparece. Caso eu tente com alguma distro linux, tentei com Debian e Linux Mint, a tela aparece escura em anexo é que aparece, tanto ela quanto a primeira que está no texto do tópico aberto.

WhatsApp Image 2021-09-07 at 21.43.22.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-07 at 21.43.21.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...