Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou com um projeto de montar um servidor domestico com um P4 antigo que tenho, que ainda funciona muito bem, mesmo pela idade.

O problema é o seguinte, eu havia formatado o HD, onde irei instalar o Debian para ser o S.O. do servidor. Ele estava com o Windows 7. Quando formatei, deixei com Windows XP, pois o mesmo é mais leve e ocupa menos espaço no HD, que iria deixar o HD com dual boot, sendo o Debian para servidor e o XP para usar caso necessitasse. Mas depois preferi formatar e deixar exclusivamente com o Debian. Nessa fase começou o meu dilema, pois agora eu não tenho conseguido nem mesmo iniciar uma instalação normal, nem com CD ou DVD, nem mesmo com pendrive. O sistema dá o boot, porém na hora de escolher a instalação, ele lê o pendrive, aceita a escolha que fiz, mas trava e não vai mais prossegue. Pensei que poderia ser algum problema com a imagem ISO, fiz varias imagens de diversos S.O., inclusive tentei dar o boot pelo DVD com o Debian, e também tentei com o CD do Windows XP, ambos acontecem o mesmo problema de travamento.

Não consigo entender o que está ocorrendo, pois peguei para testar um outro PC bem mais fraquinho que esse P4 e consegui instalar o Debian sem nenhum problema, muito pelo contrário, acessei o S.O. Live, e instalei a partir dele, coisa que nem mesmo havia conseguido com o P4.

Como o HD desse outro PC fraquinho eu havia conseguido instalar com sucesso o Debian, troquei o HD e o coloquei no P4, mas sem sucesso, pois o S.O. carrega e chega até o GRUB, mas quando se escolhe o S.O. o sistema trava.

Estou realmente muito intrigado com essa situação, pois não sei mais o que pode estar acontecendo, nem mesmo sei o que mais eu posso fazer para tentar instalar o S.O. para poder prosseguir com o projeto do servidor domestico.

Peço que me ajudem com um passo-a-passo detalhado, pois eu não tenho experiência com Linux, não sei linhas de comando, por isso é um projeto que quero executar para poder me ambientar e ir evoluindo com o aprendizado, mas sou técnico em informática a muitos anos, mas só trabalhei com PCs domésticos e Windows, nada além disso.

Ajudem para que eu possa conseguir executar o meu projeto.

Agradeço a todos pelo seu tempo.

Em anexo deixei uma mensagem que apareceu apenas duas vezes nas tentativas de instalar o Debian 11.

A configuração do P4 é a seguinte:

Intel Pentium 4 de 3.4ghz (prescott) socket 478

2560MB de RAM

MB ASUS P4P800-Deluxe

DVD-ROM

Vídeo – ATI Radeon HD4650 AGP 1gb

Obs.: Essa placa-mãe necessita de placa de vídeo, pois não possui vídeo on-board, e como eu já utilizava ele com essa ATI, mantive as configurações.

WhatsApp Image 2021-09-03 at 01.48.22.jpeg

Postado

@Denis Bopp @Kleber Peters Boa noite. Eu não sei mais o que tentar para fazer uma instalação de S.O. Já tentei até mesmo inicializar o sistema pelo Hirens Boot para conseguir formatar o HD e apagar a MBR, pois poderia tb ajudar. Nem mesmo o Hirens Boot consegue inicializar. Nunca passei por uma situação dessa. Simplesmente inacreditável. Estou achando que poderia ser a BIOS que por algum motivo se corrompeu. Mas sei que BIOS corrompida, o sintoma mais aparente, é não dar vídeo, não inicializa nem mesmo o POST.

Já dei um Clear Cmos, e nada mudou. Já tentei também trocar os módulos de memória para ver se eram eles, e nada mudou também.

Estou receoso, pois para gravar a BIOS atualizada, ou mesmo regravar o chip, há um custo, mesmo sendo baixo, se não surtir efeito, é um valor jogado fora. Não sei o que poderia fazer. Alguém tem mais alguma ideia do que pode ser?

Grato. a todos.

Obs. Quando tento inicializar o boot pelo CD do WinXP, a tela azul em anexo é o que aparece. Caso eu tente com alguma distro linux, tentei com Debian e Linux Mint, a tela aparece escura em anexo é que aparece, tanto ela quanto a primeira que está no texto do tópico aberto.

WhatsApp Image 2021-09-07 at 21.43.22.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-07 at 21.43.21.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...