Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera,

Meu setup é: Ryzen 7 3700x, MoB ASUS TUF x570 plus, 2x 8 GB memoria 3200mhz, placa de vídeo AMD 5700xt shappire pulse, WC cooler master, e uma fonte 650w sharkoon gold plus 80.

minha duvida e a seguinte: vou trocar a GPU por uma 3070, será que essa fonte vai aguentar ?

Outra dúvida, o consumo de energia de cabos extensores com RGB, ex: Lian Li, é grande ou é pequeno ?

Por que, além da placa vou colocar 2 cabos da Lian li, 1 na placa-mãe e outro na placa de vídeo. A fonte vai suporta ?

Desde agradeço pela resenha.

Postado

@JeffersonFelipe21 minha preocupação é que nas tabelas de fonte para GTX a 3070 tá falando de fonte 650w, mas no site que eu comprei tá falando que a fonte recomendada é uma 750w.

Se a fonte não aguentar ela não vai torrar a GPU né ? vai somente desarmar ? por se tratar de uma gold e tal

Postado

@Leonardo Jorge Bom dia!

Cara, eu não arriscaria uma GPU forte dessa com uma fonte desconhecida como essa (pelo menos aqui no clube não vejo a galera recomendando).

Quer fonte de qualidade e que irá suprir sua config? Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold - Full Modular, por 600$ na Terabyte.

Postado
1 hora atrás, Andros Santos disse:

A Fonte vai aguentar sim, se ela não aguentar ela vai desarmar e 650w é o recomendado pelo fabricante.

A NVIDIA cria a referência, mas ela fabrica só o chip. Os fabricantes das placas mudam o modelo de referência ao seu bel prazer, mudando as especificações. Só quero deixar isso claro, mas no final das contas todo fabricante aumenta muito o requisito de potência da fonte em relação ao consumo real da placa por que tem muita gente com fonte ruim nesse mundo.

@Leonardo Jorge Estou tentando entender a razão de uma MB cara e um WC no seu setup, mas já está comprado, então fazer o quê. Achei de maneira geral ele bem desequilibrado, muito dinheiro investido onde não há retorno de desempenho.

Fora isso, sua CPU segura a 3070 sem problemas, e sua fonte é fraca para uma gold, a marca em si não é boa nesse segmento. Ainda sim parece que ela é pelo menos razoável: https://linustechtips.com/topic/1116640-psu-tier-list/

A qualidade da sua fonte é mais importante do que a potência nesse caso, pois uma fonte de má qualidade vai desgastar seus componentes mais rápido, podendo causar falhas prematuras. Com GPUs valendo o que valem, ninguém deveria nunca cogitar usar uma fonte medíocre hoje. Seja como for, se quiser trocar de fonte recomendo a Leadex III 650W gold que o colega recomendou ali em cima ou a XPG Core Reactor. A Sharkoon tem três fontes gold, apenas uma delas é tier A, as outras são C e D. Isso significa que além de tudo ela é menos durável.

Enfim, para calcular seu consumo real use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

Lembre-se de que para o cenário ideal você precisará deixar 30% ou mais de folga na fonte para que ela atinja sua máxima eficiência. Ademais, capriche no arrefecimento desse gabinete para preservar essa GPU e todos os demais componentes.

Postado
5 minutos atrás, Leonardo Jorge disse:

Eu escolhi essa MB pensando em um upgrade futuro para um Ryzen 9, mas infelizmente a grana não deu.

Sempre compre MBs intermediárias, pois a grana adicional sempre é melhor investida em outro componentes. Para ter ideia, uma A520 rodaria um Ryzen 9 5950 sem problemas. Se quisesse uma melhorzinha em conexões, poderia ser uma B550, mas X570 é só para quem se empolga com OC e de quebra a maioria das disponíveis no mercado estão um tanto obsoletas em comparação às B550 que foram lançadas bem depois.

Postado
Em 06/09/2021 às 22:38, JeffersonFelipe21 disse:

@Leonardo Jorge A verdade é que o mínimo é 650w mas se você preferir colocar uma de 750w fique ao seu critério

Não é o mínimo, é o recomendado. Toda fabricante de GPUs recomenda potências muito superiores ao que o produto realmente consome para compensar as fontes de má qualidade que a maioria dos usuários tem em casa. Se a fonte for de qualidade e capaz de fornecer a potência rotulada, pode-se levar em consideração apenas o consumo real do equipamento. Recomendo que leia sobre o assunto no setor de fontes e energia de nosso fórum para se informar melhor.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...