Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pré procedimento necessário para troca de CPU e placa-mãe


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Boa tarde! Pessoal, como vão?

 

Atualmente estou com um processador I5-3330 já bem antigo e optei por fazer um upgrade e comprar um Ryzen 5 3600.

Minha dúvida acredito que seja algo bem simples, eu preciso fazer algum procedimento no sistema antes de efetuar a troca? Preciso formatar o Windows ou remover algum driver? Se sim, como remover? Pergunto pois estou passando de Intel para AMD e não sei se é necessário remover algo antes de efetuar a troca.

 

Outra dúvida seria se eu posso utilizar a bateria da BIOS da placa-mãe antiga na nova placa-mãe ou é recomendado que compre uma nova?

 

PS: Será trocado tudo, placa-mãe, memorias e processador.

 

Agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Erick Cardoso Nem tente reutilizar seu sistema. Se há troca da placa-mãe tem que reinstalar o sistema do zero. Recomendo que baixe os drivers da nova placa-mãe diretamente no site do fabricante dela, que é o correto a fazer. O único procedimento que você deve fazer no sistema é seu backup. Depois que fizer o primeiro boot na placa-mãe nova, lembre-se de ativar o UEFI e desativar o CSM na BIOS para que a instalação do windows fique correta. Se tiver partição de menos que 150 GBs para o sistema, recomendo que pondere sobre mover seus arquivos pessoais para outro HD e reparticionar o HD reservando esse espaço só para o windows. O mesmo é válido para SSDs com mais de 256 GBs, mas se for dessa capacidade ou inferior recomendo que mantenha só para o sistema.

Remova as partições todas do windows antes de instalar novamente.

Para mais dicas leia o tópico abaixo.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

Outra dúvida seria se eu posso utilizar a bateria da BIOS da placa-mãe antiga na nova placa-mãe ou é recomendado que compre uma nova?

Geralmente MBs novas vem com bateria nova. Se comprou MB na china e veio sem, compre uma nova, custa uns 3 a 7 reais. Se tiver mesmo comprado na china, boa sorte, pois vai precisar. Essas MBs chinesas são extremamente instáveis e pouco duráveis, para não falar sem recursos. Se precisar baixe os drivers do chipset diretamente do site da AMD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Tenho atualmente um HD de 1TB e 1 SSD de 256GB.

Tenho algumas dúvidas, a questão do backup e formatação posso realizar pela própria ferramenta do Windows depois que instalado a nova placa ou preciso salvar alguma ISO no HD e instalar o Windows após instalação da outra placa-mãe? 

 

Sobre a compra da placa-mãe, é uma TUF B450M-PRO Gaming da ASUS e sim, foi comprada pelo Ali Express.

 

Acredito que essas minhas dúvidas são bem bestas porém não tenho muita experiência com troca de Hardware e sua explicação foi um tanto técnica demais pro meu baixo conhecimento kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

Tenho algumas dúvidas, a questão do backup e formatação posso realizar pela própria ferramenta do Windows depois que instalado a nova placa ou preciso salvar alguma ISO no HD e instalar o Windows após instalação da outra placa-mãe? 

Não, não consegue fazer backup pela instalação do windows não. Terá que iniciar o PC no sistema que tem hoje, mover seus arquivos todos para o seu HD secundário, desligar o sistema, desconectar o HD (sempre faça isso) e somente então iniciar pelo pendrive para instalar o sistema. Como só tem 256 GBs, recomendo que remova todas as partições pela instalação do windows e sem criar nenhuma partição mande instalar no espaço não alocado. Ele faz o resto.

 

17 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

Sobre a compra da placa-mãe, é uma TUF B450M-PRO Gaming da ASUS e sim, foi comprada pelo Ali Express.

E veio sem bateria? Compre uma CR2032. Não compre nenhuma de reserva, pois quando a que tem no seu PC acabar, a reserva já estará com validade vencida.

 

17 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

Acredito que essas minhas dúvidas são bem bestas porém não tenho muita experiência com troca de Hardware e sua explicação foi um tanto técnica demais pro meu baixo conhecimento kkkk

Nada demais. O importante é não deixar de pesquisar. É assim que todo mundo aprende nessa área, pesquisando, experimentando, errando e refazendo. Boa sorte aí e use o tópico que indiquei.

Vai facilitar muito sua vida depois.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não, não consegue fazer backup pela instalação do windows não. terá que iniciar o PC no sistema que tem hoje, mover seus arquivos todos para o seu HD secundário, desligar o sistema, desconectar o HD (sempre faça isso) e somente então iniciar pelo pendrive para instalar o sistema. Como só tem 256 GBs, recomendo que remova todas as partições pela instalação do windows e sem criar nenhuma partição mante instalar no espaço não alocado. Ele faz o resto.

Ótimo, agora consegui entender perfeitamente!

 

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nada demais. O importante é não deixar de pesquisar. É assim que todo mundo aprende nessa área, pesquisando, experimentando, errando e refazendo. Boa sorte aí e use o tópico que indiquei.

Vai facilitar muito sua vida depois.

Irei dar uma atenção especial para o post recomendado, de qualquer forma acredito que minhas dúvidas foram sanadas, agradeço muito pela atenção.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

@WOZ Dods

Tenho algumas dúvidas, a questão do backup e formatação posso realizar pela própria ferramenta do Windows depois que instalado a nova placa ou preciso salvar alguma ISO no HD e instalar o Windows após instalação da outra placa-mãe? 

 

O backup deve ser dos arquivos que você considera importante, como documentos, fotos, vídeos, etc. e deve ser feito antes da troca de placa-mãe. Por exemplo mova a pastas Meus Documentos (supondo que seus arquivos importantes estão nela) para uma partição do HD, e também eventual arquivo salvo na Area de Trabalho (o que não é lugar para isso).  Aproveite e apague pastas que considerar desnecessárias do HD.

 

Depois desligue o micro, troque a placa-mãe e deixe o HD desconectado - seguro morreu de velho.

Faça a nova instalação do Windows no SSD, e depois de pronto conecte o HD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!