Ir ao conteúdo

Alguma forma de adaptar esta ventoinha neste notebook?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

eu tenho esse notebook da Philco aqui que ta sem ventoinha, o conector original pra ventoinha dele é um de 4 pinos, mas eu só tenho uma ventoinha com conector de 3 pinos, tem alguma forma de adaptar essa ventoinha de 3 pinos nele?

20210912_141650.thumb.jpg.91f9cf1a848a1a07712aac489c161f75.jpg20210912_141715.thumb.jpg.5275c1dd96af237dc824d64bc39a21d1.jpg

Postado

@KeyaruYT testei em todas as combinações possíveis, e mesmo assim, note inicia, da vídeo, mas a ventoinha nem se quer da um sinal, e ela funciona porque eu peguei ela de outro notebook e lá funcionava

tem algum outro jeito de eu fazer essa ventoinha ligar?

• Membro VIP
Postado

Pode ser que só ligue quando sente que tá quente. Antes de fazer combinações aleatórias... possui multímetro? e tem noção mínima sobre ele?

Postado

@.if olha, até deve ter um multímetro por ai, mas vou ter que aprender a usar

e eu até cheguei testar a ventoinha na fonte, ela não ligou lá, agora já não sei se a ventoinha em si esta com defeito

porque eu liguei outra ventoinha na fonte da mesma maneira e aquela ligou

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

... então não perca a oportunidade 😁. Depois de aprender ... ok um mini curso relâmpago pra você .... na escala 20V meça a tensão entre os 3 pontos. Não dê contato entre eles hein. Pra se localizar melhor: encoste a ponta preta no gnd-terra - p.ex. a lata do conector usb - e meça a V em cada 1 dos 3 pontos. O que der 0 é o gnd, o que der 12 é o ... 12V. O principal é o gnd: remova a bateria, coloque na escala diodo/buzzer, coloque de novo no gnd (lata usb), encoste a ponta vermelha em 1 dos 3 terminais: o que der beep é o gnd

E se você ligou a revelia no conector,

Em 12/09/2021 às 15:13, Sheovion disse:

testei em todas as combinações possíveis

Em 13/09/2021 às 07:51, Sheovion disse:

até cheguei testar a ventoinha na fonte, ela não ligou lá,

pode ter pifado sim...

De nada...

Desculpe.. antes tarde do que nunca 😁

Em 13/09/2021 às 18:33, Sheovion disse:

uma duvida, os testes tem que ser com o note ligado ou só conectado na tomada já da?

O note tem bateria. Pra estas medidas de tensão pode ser desconectado da tomada. Mas atenção: pra medir continuidade (beep) além de desconectado da tomada deve ser sem a bateria!

Em 13/09/2021 às 08:07, .if disse:

remova a bateria

!

Sucessos!😉

Postado

@.if vou tentar, obrigado!

@.if olha, eu testei a ventoinha numa fonte ATX ligando os cabos dela num Molex

com outras ventoinhas padrão de desktop funcionou perfeitamente, mas essa de note nem se quer deu sinal

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, Sheovion disse:

@.if arranjei um multímetro aqui pra poder começar a testar

uma duvida, os testes tem que ser com o note ligado ou só conectado na tomada já da?

vi uns vídeos e testei, descobri que o conector da ventoinha ta estragado e nem passa energia

acabei por adaptar a ventoinha via USB mesmo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...