Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é a Engenharia da Computação?


Posts recomendados

Com licença, olá á todos, eu gostaria de me informar sobre algumas coisas se alguém estiver disposto a responder. (E se esse for o fórum certo para isso)

 

Tenho 18 anos atualmente e estou procurando uma profissão. Com um pouco de pesquisa, encontrei a Engenharia da Computação. Do que andei vendo, é uma boa profissão para quem gosta de computadores, com mais ênfase na parte do hardware e envolvendo um pouco o software, abrangendo o tópico como um todo. Infelizmente ainda não tenho muita experiência com manutenção nem com software, mas de fato são assuntos que me interesso.

 

Eis a pegadinha: Sendo uma área de exatas, isso me deixa com bastante dúvida. Eu nunca fui um aluno bom na escola, mas era especialmente atrasado na matéria de matemática, e mais tarde, nas matérias de física e química também. Apesar disso, tecnologia é algo que me fascina muito, e isso me trás um conflito constante. Eu ouvi dizer que essa engenharia requer matemática, mas que não é algo tão necessário para o dia-a-dia, já que também vai acabar envolvendo mais a área do hardware mais do que a de software... Ou pelo menos, foi o que eu li nas minhas pesquisas. Eu queria conversar com alguém dessa área para saber mais sobre essa profissão, se não for muito incômodo. Tentei achar alguém no LinkedIn, mas é um site um pouco complicado de usar.

 

Agradecido desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium Olá boa tarde, cursei 3 períodos de Engenharia da Computação antes de trocar para Engenharia Química, posso te falar o que enfrentei nesses 1 ano e meio na faculdade (UFPR), caso queira uma base.

     -O primeiro período é bem tranquilo, basicamente revisão do ensino médio... Só há duas matérias que o pessoal tem medo e que reprovam bastante gente... o Tal do Calculo 1 e Geometria Analítica. De fato o curso requer muita matemática... Mas não necessariamente precisa ser bom na matéria, mas é essencial gostar dela, pois passará 5 anos no mínimo fazendo cálculos todo dia. É um curso bem puxado, é necessário estudar todos os dias, incluindo sábados e principalmente domingos.

     -O segundo período já não é tranquilo... a partir dae entra um pouco de programação, e claro, calculo 2, física 2... quimica geral/analítica/inorgânica. ..

     - No terceiro período há algumas materia de introdução à engenharia, calculo 3, física 3, programação... Basicamente essa parte de hardwares e programas será visto mais pra frente... lá pelo quinto período adiante.

      Enfim, se gostas do assunto, acho que deveria se arriscar, assim como eu fiz. Troquei de curso sim, mas não por que era difícil, sim por que descobri que meus interesses não estavam ali.

  Estou aberto para algumas dúvidas em específico.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni Obrigado pela resposta. Achei interessante a primeira parte, que parece uma revisão do ensino médio, pois, eu passei boa parte do ensino médio sem aprender muita coisa, então isso me alivia.

Porém chegamos á parte de gostar de matemática e estudar todos os dias. Eu nunca tive o hábito de estudar, então isso me assustou bastante kkkk, além de que eu tenho uma cisma com matemática, que por eu nunca conseguir aprender nada na escola, era uma matéria que me deixava malzão, então eu talvez reconsidere ou só aprenda a lidar com isso, já que todas as partes da tecnologia (e se pá, da vida) envolvem matemática. Sem falar que tem cálculo I, que um amigo meu tá tendo atualmente e tá tendo problemas, apesar de mat ser a favorita dele, então não é pouca coisa.

 

Mas interessante, então só mais pra frente que começa a tratar da parte física. Bem, talvez eu considere engenharia eletrônica, então.

 

Você por acaso saberia dizer se valeu a pena? Um medo específico que eu tenho é acabar gastando um tempão numa faculdade e depois decidir mudar, queria ouvir o que você acha disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium Sinceramente, não sabia o que era estudar até entra na faculdade  (Estudava cerca de 12 horas por dia, para passar no vestibular), isso não é uma coisa que você decide fazer ou não, na faculdade se quiser se dar bem você tem que estudar. 

   - Todas as engenharias possuem de 3 a 4 anos envolvendo somente matérias, para depois passar para a parte física e material do curso em sí, basicamente verá calculo 1,2,3, geometria analítica, fisica e química em todas as faculdades de engenharia. 

    - Se valeu a pena esses 3 períodos no curso? Com certeza, tive muitos aprendizados, nada é perdido! Eu realmente troquei de curso não por que era difícil, tanto é que fui para um mais difícil ainda kk, mas algo na engenharia química me puxou que a computação não tinha... não tenha essa preocupação de mudança de curso em mente, mesmo por que, dependendo do curso, há como covalidar algumas matérias...

    Mas sendo sincero, é um curso legal e que o futuro tende para ele, o mercado de trabalho é vasto... Acho que se você gosta do curso tem que ir de cabeça, não escolha pelo mais fácil / difícil, escolha o que você realmente quer! Tenha consciência que qualquer engenharia que escolher, pegará DP'S, é extremamente normal e raro são os casos em que uma pessoa se forma sem repetir uma matéria, eu mesmo peguei dp em Calculo 1 e 2, mas no fim deu tudo certo... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni Entendo, acho que vou acabar tentando no final, afinal é um assunto que me interesso bastante. Talvez no processo até aprenda algumas coisas essenciais, como aprender a estudar direito (apesar de que não sei se conseguiria estudar sequer 6 horas por dia) e superar minha richa com matemática. No fim, vou estar aprendendo mais sobre algo que sempre tive interesse, e é garantido ter um emprego no futuro pela área de TI ser bem requisitada. Se não der certo, não é o fim do mundo kkk

 

Valeu aí cara, vou pensar mais á fundo, mas agradeço muito a atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!