Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air Cooler que jogue o ar PARA TRÁS?


Posts recomendados

Boa noite pessoal, comprei um CoolerMaster Blizzard T2 porém a instalação dele só permite 2 posições: Ou ele joga o ar para baixo (bem em cima da GPU) ou para cima (meu gabinete não tem abertura no topo). Eu queria um que pudesse ser posicionado de forma que o ar seja jogado para trás, pois assim ele combina com o fan traseiro e otimiza bastante o meu fluxo de ar. Alguém sabe indicar um modelo que permita isso? (de preferência baratinho pelamordedeus)

 

Obs.: Precisa ser compatível com Soquete AMD AM4 (meu setup é um Ryzen 5 3600 em uma placa-mãe ASUS Prime A320M-K/BR).

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Freitas Esse T2 é uma versão piorada do Hyper 212. Bem piorada por sinal já que só tem um único heatpipe. Recomendo qualquer um dos coolers abaixo, observando se a altura é compatível com a altura máxima de cooler que seu gabinete suporta:

  • CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Se quer o mais barato possível, pode pegar o Deepcool Gammaxx 400 V2. Ele é feinho, mas melhor que o T2.

Só não pegue o Hyper H411R, pois a ventoinha dele de 90 mm é difícil de achar para repor depois.

7 horas atrás, Igor Freitas disse:

Obs.: Precisa ser compatível com Soquete AMD AM4 (meu setup é um Ryzen 5 3600 em uma placa-mãe ASUS Prime A320M-K/BR).

Com uma MB dessas e uma CPU dessas... eu recomendo muitíssimo que troque seu gabinete assim que possível por um focado em ventilação. Deve ter a abertura no topo para passagem de ar e a frente em mesh. Recomendo qualquer um dos abaixo que você encontrar por bom preço. Entenda que essa MB é dada a superaquecimento e que além disso reduzir sua performance por thermal throttling, ainda reduz a vida útil da mesma. Recomendo mínimo de quatro ventoinhas, duas na frente aspirando ar frio e uma atrás e outra no topo como exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, WOZ Dods disse:

Recomendo qualquer um dos coolers abaixo

Muito obrigado pelas dicas, ajudou demais. Vou ver direitinho o espaço do meu gabinete e escolher um cooler.

 

14 horas atrás, WOZ Dods disse:

Só não pegue o Hyper H411R, pois a ventoinha dele de 90 mm é difícil de achar para repor depois.

Você sabe se o Hyper H412R tem o mesmo problema? Pois esse modelo me interessou.

 

14 horas atrás, WOZ Dods disse:

Entenda que essa MB é dada a superaquecimento e que além disso reduzir sua performance por thermal throttling, ainda reduz a vida útil da mesma

Aproveitando a sua boa vontade, achei curioso você comentar isso porque com essa combinação, eu tenho um problema constante de tela azul que nem o técnico investigando conseguiu resolver. O PC apresenta problemas em idle (ou seja, não tem como ser superaquecimento da CPU), a única coisa que faz ele ficar estável é rodar um programa qualquer (uso o valley benchmark nos setting mínimos) o tempo todo e assim ele nunca apresenta problemas. Tentamos de tudo, mudar o plano de energia, aumentar uma config do processador, mas nada. Você tem algum chute ou sugestão? Já pensei em trocar de placa-mãe porque acho que tem alguma incompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Igor Freitas disse:

Você sabe se o Hyper H412R tem o mesmo problema? Pois esse modelo me interessou.

Outro cooler com orientação somente vertical. Veja as fotos no site da CM.

11 horas atrás, Igor Freitas disse:

Aproveitando a sua boa vontade, achei curioso você comentar isso porque com essa combinação, eu tenho um problema constante de tela azul que nem o técnico investigando conseguiu resolver. O PC apresenta problemas em idle (ou seja, não tem como ser superaquecimento da CPU), a única coisa que faz ele ficar estável é rodar um programa qualquer (uso o valley benchmark nos setting mínimos) o tempo todo e assim ele nunca apresenta problemas. Tentamos de tudo, mudar o plano de energia, aumentar uma config do processador, mas nada. Você tem algum chute ou sugestão? Já pensei em trocar de placa-mãe porque acho que tem alguma incompatibilidade.

Vou te dar uns passos para tentar resolver:

 

Baixe o utilitário de update de BIOS no site da fabricante da sua MB. Faça o update da BIOS apenas por ele, observando antes até qual versão você pode atualizar antes de dar suporte aos Ryzen 5th gen. Lembre-se que tem placas mãe que uma vez que você faz update para 5th gen, perdem o suporte a 3rd gen e anteriores.

 

Depois disso, vá até a BIOS e use a opção "load optimal defaults". Desligue o XMP e o Turbo Boost. Salve e reinicie. Se não tiver baixado os drivers diretamente do site da fabricante, baixe todos e instale. Se quiser o de chipset mais recente pode inclusive ir diretamente ao site da AMD. Lembre-se de que as memórias devem estar instaladas nos slots A2 e B2.

 

Se estiver usando distribuições de windows alteradas (que não sejam baixadas diretamente da microsoft), recomendo muito que reinstale ele do zero. Se tiver reaproveitado seu sistema de outra placa-mãe, também recomendo que reinstale do zero. O local correto para baixar o windows é aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Use a ferramenta oficial da microsoft.

 

Depois de instalar o windows recomendo muito que atualize ele todo, incluindo as atualizações opcionais. Atualize, reinicie, atualize novamente, repita até não ter mais nenhuma.

 

NUNCA ative o modo alto desempenho no painel de controle>>opções de energia. Sempre use o modo equilibrado ou "Ryzen Balanced".

 

Depois dessas correções, teste. Se tiver BSOD, abra o tampo lateral e ligue um ventilador diretamente sobre o VRM. Teste novamente. Se parar de dar BSOD, ótimo, descobriu que está com VRM superaquecendo. Pode resolver isso com um gabinete melhor ventilado ou com a substituição da MB por um modelo melhor, como a A520M DS3H que é bem baratinha. 

Se não resolver, aí resta testar as memórias com o memtest86 (via pendrive bootável por 10 minutos pelo menos), os HDDs/SSDs com o crystaldiskinfo, e as temperaturas de operação com o HWmonitor.

 

Sobre incompatibilidade, não você não tem. Seus componentes são todos compatíveis, caso contrário seu PC não ligaria. Leia com atenção tudo que falei acima, pois as chances de descobrir que fez algo terrivelmente errado, mas que tem conserto, são boas. Se tudo mais falhar, nada custa refazer a montagem inteira do PC para ver se há alguma falha de montagem. Ah, e você não falou qual é sua fonte, pois afinal fontes hoje em dia são os componentes que as pessoas mais compram errado, e que mais dão problemas depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!