Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pedi para trocar a minha internet de 50 mb para 300, na qual eu tinha aqui em casa um aparelho pequeno da fibra ótica há anos, e para aumentar a velocidade da internet, me deram o roteador padrão da vivo (que pelas minhas pesquisas, é um HGU).

Acontece que a velocidade da internet passa para o normal (os 300MB) apenas em alguns horários do dia, principalmente durante a tarde/começo da noite, depois a internet fica travada em 90/100MB em todos os testes que eu faço, em torrents que eu baixo, nos próprios sites de testes, downloads normais, e percebo também uma certa lentidão e alguns travamentos em vídeos/streams. Alguém tem ideia do que possa ser isso? A minha placa de rede suporta sim a velocidade dos 300MB (já que quando a vivo decide, os 300MB chegam aqui), isso está meio com cara de que estão limitando a internet de maneira proposital, mas antes de ligar lá pra reclamar gostaria de saber de alguns testes/opções para resolver eu mesmo.

Sou meio que leigo no assunto de redes, mas como o problema é intermitente pode ser a Vivo que "corta" a velocidade em determinados períodos do dia?

Agradeço a atenção.

Postado

Possivelmente é a rede congestionada em alguns horários. Infelizmente a operadora não precisa oferecer a velocidade máxima todo o tempo.

Por desencargo teste com outro cabo e confirme que o adaptador de rede é Gigabit Ethernet (10/100/1000),

Os teste devem ser feitos com apenas um dispositivo conectado.

Postado

@Ricardov Olá, obrigado pela resposta. O problema acontece mais de madrugada (e como eu trabalho de madrugada, é o horário que eu mais preciso), agora, por exemplo, a está chegando 340MB aqui. O meu cabo é relativamente novo, deve ter 1 ano e meio, lembro que comprei um cabo de qualidade, não me recordo a marca, mas acredito que o problema não seja ele. E a placa de rede é gigabit também.

Enfim, se eu contratei a velocidade de 300MB o correto seria eles entregarem essa velocidade 100% do tempo não?

Postado

@Heisennberg

14 minutos atrás, Heisennberg disse:

Enfim, se eu contratei a velocidade de 300MB o correto seria eles entregarem essa velocidade 100% do tempo não?

Não. A regulamentação vigente permite 80%. E também como a internet é uma interligação de redes diversas existem aspectos sobre os quais a prestadora não tem controle.

Exemplo: se você acessa um site que está congestionado não resolve a sua conexão funcionar bem. O resultado vai ser lentidão.

Veja este post.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...