Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei uma placa-mãe b450m pro s
e também comprei alguns fans pra ajudar na refrigeração no PC
só q vi alguns vídeos sobre minha placa-mãe e não sei se vão funcionar por serem ARGB
não entendi o motivo
os fans são da Gamemax Rainbow Mirage 120mm
se alguém puder ajudar , agradeço de verdade

comprei uma controladora junto com os fans

Postado

@João Gabriel Fogaça Essa MB só tem entrada para RGB. Se a comprou faz pouco tempo, recomendo que devolva e compre uma B550 (se seu processador for compatível) que já venha com ARGB integrado. É possível utilizar essas ventoinhas ARGB na sua placa-mãe, mas você precisará de um adaptador e não terá acesso aos efeitos ARGB, pois todas as ventoinhas vão operar como RGB comum. Fica a seu critério.

Entenda que RGB (12V) e ARGB (5V) são incompatíveis entre si. O tipo de sinal e a tensão de operação não são compatíveis e tentar ligar um no outro pode danificar a placa-mãe e as ventoinhas. 

RGB é um sistema onde você controla a cor de todos os LEDs ao mesmo tempo, fazendo com que a cor mude na ventoinha inteira. ARGB é um sistema onde cada LED é controlado individualmente, criando efeitos de luz mais complexos. Sinceramente, não usaria nenhum dos dois já que só é divertido nas primeiras horas de uso, mas se for usar é bom entender a diferença.

Postado
34 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@João Gabriel Fogaça Essa MB só tem entrada para RGB. Se a comprou faz pouco tempo, recomendo que devolva e compre uma B550 (se seu processador for compatível) que já venha com ARGB integrado. É possível utilizar essas ventoinhas ARGB na sua placa-mãe, mas você precisará de um adaptador e não terá acesso aos efeitos ARGB, pois todas as ventoinhas vão operar como RGB comum. Fica a seu critério.

Entenda que RGB (12V) e ARGB (5V) são incompatíveis entre si. O tipo de sinal e a tensão de operação não são compatíveis e tentar ligar um no outro pode danificar a placa-mãe e as ventoinhas. 

RGB é um sistema onde você controla a cor de todos os LEDs ao mesmo tempo, fazendo com que a cor mude na ventoinha inteira. ARGB é um sistema onde cada LED é controlado individualmente, criando efeitos de luz mais complexos. Sinceramente, não usaria nenhum dos dois já que só é divertido nas primeiras horas de uso, mas se for usar é bom entender a diferença.

então dá para usar na minha placa-mãe sem problemas ? eu não ligo para luzes e bla bla bla , só quero ter um boa refrigeração 

36 minutos atrás, WOZ Dods disse:

a placa-mãe não consigo devolver , eu comprei ela na aliexpress , só posso devolver caso de defeito 

37 minutos atrás, WOZ Dods disse:

e com esse adaptador funciona tranquilo então ? você saberia me dizer quando ele é  , e o preço , tenho 5 fans dessas aqui

• Curtir 1
Postado

@João Gabriel Fogaça O adaptador é apenas para as luzes, não para as ventoinhas funcionarem. Se quer apenas ventilação então pode usar sem problemas. Deverá precisar apenas de um Deepcool FH-04, que é um HUB para as ventoinhas usarem a mesma porta de alimentação da placa-mãe (SYS_FAN). Se quiser usar os RGB aí terá que comprar um conversor ARGB-RGB chamado DP-FRGB-CHUB5-12V. Salvo engano tem um da cooler master também, mas não sei o modelo exato.

Esse último é só para as luzinhas. Se queria ventoinhas sem luzinhas, as Deepcool X-fan são mais baratas e mais duráveis do que as que comprou, então pode substituir se quiser poupar e evitar o transtorno do RGB.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!