Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não sei se é full range que fala, ou bivolt sla. Quase todas as fontes que a gente compra, funcionam tanto em 110v como 220v. Um dia eu vi uma fonte na terabyte que dizia só funciona em casas 220v, e o preço tava consideravelmente baixo, eai fiquei pensando, quase todo o Brasil é 220v, algumas regiões do sul ou sudeste sla, são 110v, eu sou do nordeste e tudo aqui é 220v. Eu não poderia comprar uma fonte pro meu PC, uma boa fonte, uma fonte gold sla, que só funcione em 220v. Eu tava procurando essas fontes aqui e não to achando mais, parece que nem existem sei lá kkkk

Postado

@Thawanne

É Full Range.. Opera em qualquer tensão entre 90 e 265 Volts.. E isso já é uma vantagem pois, caso haja queda de tensão, ela e seu PC ficam funcionando, como se nada tivesse acontecendo.. Ao contrário de uma fonte exclusiva 220V..

Mas, não é isso que torna uma fonte mais cara.. Isso é uma parte do circuito dela, aliás, uma parte pequena.. O preço depende do projeto dela, da qualidade das peças dentro dela e, de certo ponto, da marca..

Se a fonte que viu é bem mais barata que as outras, sendo apenas 220V, a economia que fizeram dentro dela, foi BEM maior..

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@Thawanne Full Range trabalha 90-264V e bivolt trabalha em 90-132V ou 180-264V, mas isso é apenas uma parte do circuito, conforme dito pelo @RS Faria . Uma fonte de qualidade possui circuitos de proteção, eficiência maior, tensões estáveis, ripple baixo.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Para o consumidor, pode parecer algo bastante lógico, mas para o fabricante, não. A diferença entre dimensionar uma fonte de alimentação para apenas 230V e para alcance total é muito barato considerando as preocupações que você evitará. Unidades com "alcance limitado" contam com um primário subdimensionado (especificamente no circuito de power factor correction). No entanto, o dimensionamento desse estágio é bastante importante para impulsionar a eficiência da fonte de alimentação e evitar explosões em determinadas condições de fornecimento e carga. Por exemplo, o que você pode economizar entre essas unidades é:

• Bridge rectifier mais fraca (afeta negativamente a eficiência)
  • Boost diode mais fraco (afeta negativamente a eficiência)
  • Transistores mais fracos (afeta negativamente a eficiência)
  • Capacitores com tempo de vida útil inferior (afeta negativamente a estabilidade)

Em algum ponto você precisará compensar a diferença de eficiência do conversor, portanto a diferença de custos não será muito elevada, além desta unidade apresentar um mercado muito mais limitado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...