Ir ao conteúdo

Qual a frequência máxima de memória RAM para o Ryzen 5 5600g?

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Se colocar duas ram de 8gb com 3200mhz no 5600g, da pra aumentar essa frequência até quanto? Sei que isso pode variar de um processador pro outro, mas numa média seria quanto? 

Postado
26 minutos atrás, Encefalopatia disse:

Sei que isso pode variar de um processador pro outro

Junte-se mais duas variáveis: a placa-mãe e a própria RAM.. Ou seja......

Chutômetro: 3600 deve conseguir.. Com mais ou menos dificuldade afinal, variáveis acima.. Ryzen não costuma ir muito além disso, pois alto clock de RAM, num ponto, mexe com o Infinity Fabric e você começa a ter aumento de latência e perda de desempenho..

• Curtir 1
Postado

@Encefalopatia Salvo engano você ainda mantém 1:1 com memórias de 4000 MHz. Acima disso tem que rebolar para fazer funcionar sem perdas, mas também dá para quem tem paciência. No geral acima de 3600 MHz o ganho de desempenho vai ficando cada vez menor, não compensando ir muito acima disso nos preços praticados aqui no Brasil. Por exemplo, eu sou mais um par de memórias com Samsung B-die de 3200 ou 3600 MHz do que de 4000+ MHz de outro chip. Memórias de maior qualidade terão maior estabilidade e isso é mais importante do que frequência máxima em XMP já que nada garante que elas vão conseguir rodar na frequência rotulada.

Lendo um pouco aqui, acho que esse 1:1 que vi o steve do GN mencionando com 4000 MHz foi algo que ele teve que configurar, pois segundo outros sites o máximo 1:1:1 é 3600 MHz para 5th gen Ryzen. Matéria recomendada: Ryzen 5000 RAM Guide: Find The Best RAM For Your Zen 3 CPU

Mesma coisa que li nas últimas três matérias:

Citação
  • From a performance standpoint, DDR4-3200 is the baseline for Ryzen 5000, while DDR4-3600 remains the sweet spot. Obviously, DDR4-4000 is the cream of the crop for performance purists. Do bear in mind that not every Ryzen 5000 processor can operate with a 2,000 MHz FCLK, but AMD's continued commitment to improving its AGESA code helps make it a reality for the majority.

• Curtir 2
Postado

@RS Faria @WOZ Dods a placa-mãe seria uma ASUS TUF GAMING B550M-PLUS DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550 e a própria ram seria uma Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3200Mhz Vermelha, TLPRD48G3200HC16C01

Pelo pouco que vi, a placa-mãe não seria um problema pra conseguir uma frequência alta. Agora a memória, vi nada... Nem positivamente, nem negativamente

Postado

@WOZ Dods Na verdade ainda não estou com as peças, chegará semana que vem. Eu queria aumentar a frequência da ram pra poder ter mais desempenho (em jogos) com o 5600g.

Por isso a minha dúvida... Até quanto de frequência da ram o 5600g aguenta

Minha ideia é rodar Warzone com o máximo de fps possível em Full HD (tudo no low, é claro) kkkk. VI uns videos no YouTube e aparentemente dá pra conseguir um quadro de frames razoavelmente satisfatório. Parece que o game fica jogável com essa configuração que montei.

Mas se eu ver que não fica muito legal, baixo a resolução que eu sei que vou conseguir mais frames 

• Solução
Postado

@Encefalopatia Entenda que memória não faz mágica. Se tentar colocar uma velocidade mais alta do que ela foi projetada para suportar você terá instabilidade, congelamentos, talvez o PC nem ligue. O que importa é comprar uma boa memória e rodá-la pela velocidade XMP. O ganho de desempenho entre memórias de 3200 MHz e de 4000 MHz para jogos é pequeno, questão de 3 a 8 FPS no máximo. O importante é apenas a memória ser de qualidade para ter o desempenho esperado (acredite, não importa a velocidade se a memória não consegue mantê-la) e se o sistema ficará estável com elas. Além disso, gastar dinheiro com memórias mais caras esperando aumentar o desempenho é geralmente um erro. Geralmente é melhor investir na CPU ou GPU mais caros, isso sim dará retorno. Memórias boas terão boa frequência sem custar a mais por isso. Você encontrará 3200 MHz e 3600 MHz custando quase o mesmo, mas 4000 MHz para cima já vai custar os olhos da cara e não valerá a pena.

Se você tiver comprado memórias de 3200 MHz, use elas apenas nessa velocidade.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...