Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamentos para Mesh, Deco x20 é uma boa opção? Necessita de outro roteador?


Posts recomendados

T caidoAQPessoal preciso de ajuda pra montar esse tipo de rede  casa. Hoje uso um roteador e um repetidor TP Link 2,4/5 GHz cuja velocidade do 2,4  já está no máximo que ela consegue transmitir. A distância máxima entre o roteador e os últimos dispositivos é de 20 metros, e o roteador fica no meio. No roteador esta conectado uma TV por cabo, e os dais dispositivos que se conectam à rede vía wifi - nem todos ao mesmo tempo - são 3 computadores, uma TV box, 2 smartphones e um videogame. 

Quanto mais dispositivo se conecta mais fraco o sinal fica. 

Pensei em dar  upgrade nos periféricos, até mesmo porque a internet ja esta na velocidade de 700 mb. 

Pensei nesses dispositivos: https://www.mercadolivre.com.br/access-point-roteador-sistema-wi-fi-mesh-tp-link-deco-x20-branco-3-unidades/p/MLB16139810 

Claro que vou pesquisar preço e talvez dois sem suficientes, pois ainda precisa de um roteador não? Esses dispositivos são apenas repetidores?

Para roteador pensei em algo com esse tipo de configuração: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1874598311-roteador-ASUS-rt-ax82u-ax5400-dual-band-wifi-6-RGB-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Eu também pesquisei para colocar uma conexão Mesh em minha residência. Atualmente tenho 500 MB de velocidade, e tenho 21 dispositivos conectados a rede, 10 lampadas inteligentes, 1 modulo de portão automatico, 1 telefone fixo, 1 Echo Dot, 1 1 Impressora, 1 TV, 3 Celular, 1 DVR...

Assim como você eu estou utilizando um roteador e um repetidor, que dão conta, pois são bem parrudos, mas por conta da quantidade de aparelho conectados a eles, de vez em quanto tenho que reiniciar o roteador, o que é meio chato. O meu roteador atual é o D-Link D-Fend AC2600 DIR-2680, e o meu Repetidor atual é o TP-Link RE450 AC1750.

Em relação a montagem de uma rede mesh, você não precisa ter um roteador principal e mais 2 ou 3 dispositivos Mesh, como os dos links que você colocou acima. Basta você ter os módulos Mesh mesmo, na quantidade que você precisa, que não vai precisar do roteador, ou seja, no exemplo do que você pesquisou acima, só precisa ter o conjunto da TP-Link e mais nada, ele vem com 1 roteador principal e outros 2 ou 3 módulos iguais ao roteador principal que vão repetir o sinal.

Particularmente eu gosto mais dos roteadores da D-Link, por isso aconselharia você a pegar este conjunto abaixo: https://www.dlink.com.br/produto/covr-1103-ac1200-sistema-wi-fi-mesh-dual-band/

Mas o problema é que os conjuntos Mesh vendidos no Brasil, estão defasados em tecnologia em relação aos que estão no exterior. É difícil encontrar por exemplo conjuntos Mesh com Wi-fi AX, Versão 6 com WPA 3 que é o protocolo de segurança mais avançado atualmente.

Por isso pra ser sincero, eu particularmente estou de olho em um Roteador Mesh que só é vendido lá fora, da Linksys, que tem todos estes avanços mais recentes que citei acima, mas o preço é salgado: https://pt.aliexpress.com/item/1005001466409888.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.55f82e0edkitzs

Estou esperando chegar dia 11/11, que é o dia que ocorre a Black Friday da AliExpress pra pegar esse monstro do link acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Mesh pode ser uma boa opção para você, mas antes de tentar essa opção, recomendo que explore para saber se as outras lhe serviriam. As duas melhores opções que você tem hoje são usar dois ou mais roteadores em cascata, ou então usar powerline. 

 

A primeira opção requer a aquisição de um ou mais roteadores adicionais. Cada roteador terá 100% de seu alcance sem aumento de latência. Todos ficariam ligados uns aos outros via cabo e teriam acesso a 100% da qualidade e velocidade da conexão. Com este método você tem a vantagem de uma conexão estável, sem aumento de latência, sem perda de velocidade, com recursos de segurança e qualidade de serviço. A desvantagem é que por não estar comprando access points os aparelhos móveis (notebooks e celulares) terão que desconectar de um roteador para conectar no outro quando quando moverem entre as áreas de cobertura. Pessoalmente eu prefiro este método por que você terá um alcance enorme com cada roteador e sua conexão ficará extremamente estável, sem precisar ficar reiniciando aparelhos nem nada do tipo. Você teria que conectar cada aparelho ao outro por cabo e essa é a única parte chata, pois a configuração deles em si é simples. Já implantei esse tipo de sistema em sítios com três ou mais construções principais em uma área maior do que 1000 M² e tive cobertura plena de todas as áreas de convívio (churrasqueira, piscina, as duas casas, as áreas de oficina, etc.).

 

A segunda é o powerline. Powerline é um aparelho que você conecta à tomada para transformar sua rede elétrica em uma rede de dados. Isso não interfere no funcionamento da rede elétrica e não causa interferência na rede de dados a menos que você tenha motores elétricos potentes em uso. Um aspirador de pó, por exemplo, não causará interferência, mas um esmeril sim. O desempenho dessa rede é similar ao de uma rede cabeada via cabo TP, sem perda de latência ou velocidade, sendo possível conectar o transmissor e os receptores a até 600 metros de cabo elétrico de distância. As vantagens são a qualidade da conexão, a facilidade de configuração, a dispensa do uso de cabos e a possibilidade de adicionar mais powerlines ou até conectar cada powerline a um roteador para expandir ainda mais o sinal, sendo possível associar esse tipo de dispositivo à primeira opção dispensando então a necessidade de cabos. Os pontos negativos são o custo para redes pequenas ser um pouco maior (começa a valer mais a pena depois de três pontos), o fato de que todos os powerline tem que estar conectados à mesma fase elétrica, sem disjuntores ou qualquer outro tipo de dispositivo entre eles. Você encontrará kits de powerline custando à partir de 300 reais por duas unidades de boa qualidade da marca TP-Link.

 

Sobre o sistema Mesh, ele na verdade é uma opção simplificada do sistema empresaria de Access Points. É menor, mais barato e mais fácil de configurar. É ideal em smart homes, mas assim como qualquer sistema de repetição ele vai aumentar a latência e reduzir a performance da rede. O investimento é alto e a aplicabilidade tem que ser observada antes para esse investimento não aumentar desproporcionalmente (quando você compra um número de aparelhos que acha ser suficiente e descobre ao instalar que não é). Enfim, o investimento é elevado e eu não recomendo a menos que você não possa implementar um sistema de AP cabeado, por exemplo, ou as outras opções que sugeri.

 

@Gilson Barbosa Fiuza Não recomendo aparelhos D-Link em qualquer hipótese. Infelizmente eles tem baixa durabilidade em sua maioria, sendo que muitos tem problemas de desconexão e instabilidade. Devem ter modelos de qualidade hoje no mercado já que quase tudo é OEM, mas ainda não confio e não indico. Pesquise pessoas que tiveram problema aqui no fórum mesmo com aparelhos dessa marca e verá o drama. Além disso não recomendo o uso de repetidores NUNCA. Repetidores comuns são o pior tipo de quebra galho possível. Eles aumentam muito a latência, reduzem a velocidade máxima e causam desconexões constantes. É pior ainda quando você usa roteadores como repetidores e esses não são intercompatíveis com a tecnologia como parece ser seu caso. Enfim, seu sistema atual parece mal planejado e deveria ser refeito da base, desde o planejamento. A marca TP-Link é hoje uma das melhores disponíveis no nosso mercado, contando com aparelhos duráveis, estáveis e fáceis de configurar. Outras marcas mais caras podem ser consideradas melhores para quem tem orçamento ilimitado, mas essa seria a melhor custo/benefício para a maioria de nós. Já os D-Link são basicamente todos descartáveis. No meu laboratório já tive pilhas deles, enquanto só vi um único TP-Link parar de funcionar até hoje, mesmo assim por que o usuário errou o firmware que instalou nele. 

 

Recomendo que reveja o que fará antes de fazer. Cada aplicação requer considerações para ser bem feita e ficar estável. Repetidores, sejam quais forem, sempre vão ter problemas. O sistema mesh é bom, é prático, mas se você quer o máximo de estabilidade e funcionalidade, podendo trabalhar ou ver filmes em qualquer ponto da rede sem lentidão ou perda de conexão, sempre vou recomendar o sistema de cascateamento, APs ou powerline. Vejo muitos casos onde se contrata profissionais da área para implantar e por erros de planejamento e execução o sistema fica eternamente comprometido, sendo difícil corrigir depois. Se quiser ajuda nessa parte crie um tópico e me chame lá.

 

 

Nota: é possível configurar alguns roteadores no modo AP. Pessoalmente achei a conexão inconsistente nas ocasiões que tentei. Prefiro as opções que ilustrei acima por já ter feito assim várias vezes com 100% de eficácia. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods acho que você teve experiências ruins com roteadores D-Link, porque desde de que me entendo por gente, sempre usei os Roteadores da D-Link, por anos a fio, sem qualquer problema, eles tem 5 anos de garantia, e os que utilizei superaram esse tempo sem qualquer defeito. Mas respeito sua opinião. Eu já sou avesso a TP-Link, tive vários problemas com Roteadores da TP-Link, acho a interface crua, desconexões constantes, entre outros problemas. Depende da sorte de cada um. kkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb vou arriscar comprar esse Linksys lá no Ali, no dia 11/11, torcendo pra não ser taxado, kkkkkk. Esses 2 ultimos meses comprei bastante coisa lá, acima dos 50 dólares, e não fui taxado em nenhuma. A fiscalização anda meio frouxa nesse sentido. Por isso irei arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@WOZ Dods acho que você teve experiências ruins com roteadores D-Link, porque desde de que me entendo por gente, sempre usei os Roteadores da D-Link, por anos a fio, sem qualquer problema, eles tem 5 anos de garantia, e os que utilizei superaram esse tempo sem qualquer defeito. Mas respeito sua opinião. Eu já sou avesso a TP-Link, tive vários problemas com Roteadores da TP-Link, acho a interface crua, desconexões constantes, entre outros problemas. Depende da sorte de cada um. kkkkkkk.

Mas no caso que narrou, por exemplo, está utilizando seu TP-Link como repetidor. Não importa a marca nessa situação, pois se o modo de operação é ruim você sempre terá uma experiência negativa. Por isso é bom fazer a análise da aplicação e planejamento antes.

30 minutos atrás, mineirimbb disse:

@Gilson Barbosa Fiuza Top, mas deve ficar o dobro com as tarifas de importação! 

@WOZ Dods Essa parte do repetidor faz todo sentido. Dá muito problema de queda! 

A conexão de repetidor sempre foi um recurso "quebra galho". Nunca vi funcionar como intencionado. Já vi casos onde o roteador e o repetidor estavam separados por uma parede, um a 10 metros do outro, e mesmo assim a latência subiu para 500. Esse nível de latência é completamente desfuncional. Na época powerline não era fácil de achar como é aqui e o cliente não queria passar cabos, então foi o que me restou. A experiência era terrível e eu quase cancelei tudo e devolvi para a loja, mas o cliente preferiu isso a nada. Sinceramente eu não considero que esse recurso sequer existe, pois não faz sentido usar um recurso que é tão disfuncional. Só vai fazer raiva.

 

Sobre o Ali, eu compro muito lá, mas ultimamente tenho tido experiências negativas. Um produto simples foi taxado em 130% seu valor (o normal seria 80%) e mesmo se não tivesse sido já tinha deixado de ser necessário quando finalmente foi liberado, então deixei voltar. Terei que esperar chegar ao remetente para reaver meu dinheiro. Em outra ocasião o produto ficou parado no correio local, sem movimentação por dois meses, sem tentativa de entrega, nada. Tive que esperar o tempo de proteção chegar ao fim (90 dias salvo engano) para conseguir ter meu reembolso. 

Para coisas que não tem pressa ali é bom, apesar que dependendo do tipo de produto prefiro comprar aqui, como roteadores e outros acessórios e componentes de informática. Quando você pode esperar, ótimo, mas quando é algo essencial ou necessário prefiro comprar aqui, usufruir da garantia e ser feliz sem acrescentar ainda mais um fator de atrito na minha vida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@WOZ Dods acho que você teve experiências ruins com roteadores D-Link, porque desde de que me entendo por gente, sempre usei os Roteadores da D-Link, por anos a fio, sem qualquer problema, eles tem 5 anos de garantia, e os que utilizei superaram esse tempo sem qualquer defeito. Mas respeito sua opinião. Eu já sou avesso a TP-Link, tive vários problemas com Roteadores da TP-Link, acho a interface crua, desconexões constantes, entre outros problemas. Depende da sorte de cada um. kkkkkkk.

Sim, no caso que narrei, utilizo o TP-Link como Repetidor. Mas antes de ter este repetidor e antes de começar usar roteadores da D-Link, eu cheguei a usar "Roteadores" TP-Link, e tive péssimas experiências, com problemas de desconexão, instabilidades, e até mesmo morte súbita. Mas como disse, vai da experiência de uso de cada um. você se deu bem com TP-Link, eu até hoje me dou bem com D-Link.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods mais experiências ruins que você teve e eu não tive, kkkkkk. Todas as compras que fiz o no Aliexpress, no ultimos 2 meses, chegaram e 14 dias, 2 semanas cravadas, comprei de várias lojas diferentes e de diversos valores. Nada foi taxado e tudo chegou rápido. Mas no passado tive estes problemas, a uns 3 ou 4 anos atrás, nos ultimos 1 ou 2 anos, só tenho elogios para eles. Pelo menos por enquanto, kkkkkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Barbosa Fiuza sempre faço umas 8 a 15 compras por vez, as experiências que citei foram de uma remessa por encomenda. No geral a experiência tem sido boa sim, com pacotes chegando mais rápido que nunca (nas últimas três compras tive pacotes chegando em duas e três semanas em sua maioria). O problema é quando uma coisa agarra. Um pacote te traz mais raiva do que se todos os outros tivessem levado dois meses. Especialmente quando é algo que você precisa com agilidade. Minhas experiências tem sido negativas na totalidade, mas pontualmente tive muitas experiências boas recentemente.

Só esse ano fiz mais de 30 compras lá, sou consumidor contumaz deles, mas sempre aviso que tem riscos e que quando a coisa fica ruim ela fica ruim mesmo.

@mineirimbb Não, não atenderia simplesmente. Tem que analisar o espaço e distância, tem que ver qual será a cobertura. Empresas grandes que vendem access points caros tem ferramentas que simulam seu espaço e calculam os melhores posicionamentos para ter o melhor sinal. Se não tiver acesso a essas ferramentas, aí terá que estudar bem seu espaço e contar com a experiência do pessoal do fórum para ajudar. Pessoalmente eu tive que errar muitas vezes para entender e não recomendo que faça um investimento desse tamanho para aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Não abusando, mas já acompanho o Fórum tem um tempo e você parece pelas respostas que entende muito... Estava falando com técnico da operadora de internet aqui da cidade e ele me sugeriu usar um Switch e colocar dois roteadores (ficando assim com "duas redes"). Uma ficaria esse roteador na velocidade de 2,4Ghz e colocaria uma limitação nele, por exemplo de 150 Mb para atender as TVs e smartphones (o que seria mais que suficiente) e ligaria os da rede mesa em outro, e esse a 5 GHz (esse Deco tem protocolo WPA3, wi fi 6, etc) ficaria para meu trabalho, hobby e jogos. 

Me recomendaram um switch da tp link de 5 portas (https://m.kabum.com.br/produto/114518/switch-gigabit-de-mesa-tp-link-5-portas-10-100-1000mbps-ls1005g?gclid=CjwKCAjwhuCKBhADEiwA1HegOcIvMLNXn5I6dxqHUdAp7pVQzIqfHWdWPtFQ5azwRPBho5rTZeUmBBoCpSgQAvD_BwE) mas fiquei nan dúvida agora de não vai 'segurar' a rede mesh já que não sei se não. Interfere mas ele não tem wifi 6, o mesmo protocolo, etc. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Não entendo tanto assim. Estou acostumado a implantar redes domésticas pequenas apenas. Sobre o conselho do técnico da provedora (que geralmente são jovens e inexperientes), não entendi a razão do switch para uma rede pequena. Para um número de clientes simultâneos de uma rede doméstica, dois ou mais roteadores ligados via cabo em modo cascata, todos pertencentes à mesma rede, seria mais que suficiente. O sistema mesh, se realmente necessário, poderia ser conectado a um deles. 

 

Como já disse, seria interessante colocar tudo no papel e analisar quais serão as áreas críticas e onde é que o sinal precisa ser mais forte. Sem fazer isso não dá para imaginar como que tudo ficará, será sempre na sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2021 às 14:52, mineirimbb disse:

@WOZ Dods Não abusando, mas já acompanho o Fórum tem um tempo e você parece pelas respostas que entende muito... Estava falando com técnico da operadora de internet aqui da cidade e ele me sugeriu usar um Switch e colocar dois roteadores (ficando assim com "duas redes"). Uma ficaria esse roteador na velocidade de 2,4Ghz e colocaria uma limitação nele, por exemplo de 150 Mb para atender as TVs e smartphones (o que seria mais que suficiente) e ligaria os da rede mesa em outro, e esse a 5 GHz (esse Deco tem protocolo WPA3, wi fi 6, etc) ficaria para meu trabalho, hobby e jogos. 

Me recomendaram um switch da tp link de 5 portas (https://m.kabum.com.br/produto/114518/switch-gigabit-de-mesa-tp-link-5-portas-10-100-1000mbps-ls1005g?gclid=CjwKCAjwhuCKBhADEiwA1HegOcIvMLNXn5I6dxqHUdAp7pVQzIqfHWdWPtFQ5azwRPBho5rTZeUmBBoCpSgQAvD_BwE) mas fiquei nan dúvida agora de não vai 'segurar' a rede mesh já que não sei se não. Interfere mas ele não tem wifi 6, o mesmo protocolo, etc. 

 

Amigo, também não sou especialista mas tenho certa facilidade com redes. Estou passando por um problema parecido com o seu, mas meu objetivo final é colocar 800 mbps em qualquer ponto da casa.

 

Atualmente, a minha rede já funciona em Roaming usando 1 Roteador Zyxel (A) e 1 TP-Link WDR 4300 (B) com DD-WRT instalado. A maneira de configurar é a seguinte:

 

Estou considerando esse 2 roteadores, chamados de A e B, mas faça por analogia.

1- Conecte pelo Cabo no Roteador B, e coloque este em modo AP (Acess Point). Desabilite o DHCP dele.

2 - Atribua IP manual nele com final +1 do Roteador A - Exemplo: Se A for 192.168.1.1, o RoteadorB será 192.168.1.2 em MANUAL. O Gateway = Endereço do A (192.168.1.1) a Subrede não altera (255.255.255.0) e o DNS será dado também pelo roteador A (192.168.1.1). Alguns roteadores consegue já passar ele pra AP sem ter que fazer na mão.

3 - Configure no Roteador B o mesmo SSID e a mesma senha da rede sem fio que utiliza já pelo Roteador A, tanto no 2.4ghz quanto no 5ghz. Verifique se o protocolo de segurança é o mesmo. Se em A você tiver WPA2 AES, terá que colocar WPA 2AES  no B.

4 - Coloque o Canal em Manual no Roteador B, ele não pode interferir no Canal de A. Exemplo, selecione Canal 140 no 5ghz e canal 4 no 2.4 GHz. Salve os passos, aplique e agora vamos conectar no roteador A.

5 - No roteador A, só terá que obrigar ele a ficar parado no Canal em manual - Altere o 5ghz e o 2.4 GHz sem que esses entrem em sobreposição com os canais selecionados de B - A recomendação é sempre que pule pelo menos 3 espaços de canal de um roteador pra outro. Exemplo, vamos assumir pro roteador A, Canal 56 no 5ghz e canal 8 no 2.4 GHz.

6 - Conecte a saída LAN do roteador A no LAN do roteador B. Se tudo tiver dado certo, você terá configurado o roteamento em cascata, com Roaming habilitado. Quem assume a troca de rede, é o dispositivo. Muita gente acha que quem manda trocar de rede é o DECO da TP-Link, mas não é.  

 

Em resumo, se seu celular estiver próximo do ponto B, ele irá usar a antena do B e os dados chegaram no DHCP de A através do backhaul feito pelo cabo. Se continuar caminhando até o ponto onde está o roteador A, automaticamente seu celular irá assumir a rede de A, sem você nem perceber que isso aconteceu - isso se chama Roaming, e é exatamente o que um dispositivo DECO faz. A diferença, é que no DECO ele acerta os canais automaticamente, e toda essa config básica é também feita em automático.

 

Espero não ter mandando algo muito básico e espero que ajude... eu aqui apanhei 1 dia pra entender esse negócio de roaming vs mesh. Mesh, na verdade é a configuração de Roaming, quando o backhaul também é suportado pela rede sem fio, ao invés do Cabo.

O problema disso, é que se o dispositivo DECO não possuir triband, sendo 1 (uma) banda reservada pro backhaul sem fio (DECO M9 e X90 possuem), sua velocidade cairá pela metade no "Roteador B", porque parte do tempo, a antena de B está ocupada mandando informações pra A.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Ateparece disse:

1- Conecte pelo Cabo no Roteador B, e coloque este em modo AP (Acess Point). Desabilite o DHCP dele.

2 - Atribua IP manual nele com final +1 do Roteador A - Exemplo: Se A for 192.168.1.1, o RoteadorB será 192.168.1.2 em MANUAL. O Gateway = Endereço do A (192.168.1.1) a Subrede não altera (255.255.255.0) e o DNS será dado também pelo roteador A (192.168.1.1). Alguns roteadores consegue já passar ele pra AP sem ter que fazer na mão.

3 - Configure no Roteador B o mesmo SSID e a mesma senha da rede sem fio que utiliza já pelo Roteador A, tanto no 2.4ghz quanto no 5ghz. Verifique se o protocolo de segurança é o mesmo. Se em A você tiver WPA2 AES, terá que colocar WPA 2AES  no B.

4 - Coloque o Canal em Manual no Roteador B, ele não pode interferir no Canal de A. Exemplo, selecione Canal 140 no 5ghz e canal 4 no 2.4 GHz. Salve os passos, aplique e agora vamos conectar no roteador A.

5 - No roteador A, só terá que obrigar ele a ficar parado no Canal em manual - Altere o 5ghz e o 2.4 GHz sem que esses entrem em sobreposição com os canais selecionados de B - A recomendação é sempre que pule pelo menos 3 espaços de canal de um roteador pra outro. Exemplo, vamos assumir pro roteador A, Canal 56 no 5ghz e canal 8 no 2.4 GHz.

6 - Conecte a saída LAN do roteador A no LAN do roteador B. Se tudo tiver dado certo, você terá configurado o roteamento em cascata, com Roaming habilitado. Quem assume a troca de rede, é o dispositivo. Muita gente acha que quem manda trocar de rede é o DECO da TP-Link, mas não é.  

Alguns adendos e questionamentos ao que foi dito:

  1. O cabo tem que ser conectado as portas LAN de ambos os roteadores se você quiser que ambos operem na mesma rede. Conectar a porta LAN de A na porta WAN de B isola as redes e a faixa de IP tem que ser diferente. A situação LAN to LAN é ideal para compartilhamento de arquivos, impressoras e uso de dispositivos IoT.
  2. ok
  3. ok, mas recomendo que a configuração seja WPA/WPA2 e chave de segurança automática, pois configurar apenas para WPA2 com chave fixa pode inibir o uso de aparelhos mais antigos. Você fica quebrando a cabeça eternamente sem saber por que aquele único aparelho não está funcionando e acaba trocando ele sem saber que é a segurança da rede que impede, isso até aparecer outro aparelho que também não funciona...
  4. Não seria melhor deixar em automático nos dois?
  5. Mesmo da anterior, ainda não entendi a influência dos canais, tem mais algum conteúdo para leitura sobre isso?
  6. Boa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Alguns adendos e questionamentos ao que foi dito:

  1. O cabo tem que ser conectado as portas LAN de ambos os roteadores se você quiser que ambos operem na mesma rede. Conectar a porta LAN de A na porta WAN de B isola as redes e a faixa de IP tem que ser diferente. A situação LAN to LAN é ideal para compartilhamento de arquivos, impressoras e uso de dispositivos IoT.
  2. ok
  3. ok, mas recomendo que a configuração seja WPA/WPA2 e chave de segurança automática, pois configurar apenas para WPA2 com chave fixa pode inibir o uso de aparelhos mais antigos. Você fica quebrando a cabeça eternamente sem saber por que aquele único aparelho não está funcionando e acaba trocando ele sem saber que é a segurança da rede que impede, isso até aparecer outro aparelho que também não funciona...
  4. Não seria melhor deixar em automático nos dois?
  5. Mesmo da anterior, ainda não entendi a influência dos canais, tem mais algum conteúdo para leitura sobre isso?
  6. Boa.

Acho que me expressei mal - vou tentar esclarecer:

 

1- Quando falei pra conectar no Roteador no passo 1, é apenas para ganhar acesso ao menu. 
A conexão da infra é:

 

Saí ISP Modem -> entra WAN Roteador A

Sai Lan Roteador A -> entra LAN “ Roteador B” (q será na verdade AP).

 

2 - Ok

 

3 - Sim, você está correto - O exemplo do AES foi apenas um exemplo. Os protocolos TEM que ser os mesmos, e o melhor recomendado é o que você mandou. O que não poder é estar WAP2 em 1 e WEP em outro por exemplo - os roteadores não conversam entre si, por isso precisa garantir que o protocolo de criptografia é o mesmo na mão.

 

4 - Não pode deixar em automático - o Sistema de Roaming requer obrigatoriamente canais diferentes, ou um gera interferência no outro. Como os 2 roteadores são peças independentes, se deixar ele escolher terá problemas. Eu testei em automático e não estava funcionando… li bastante e vi uns 20 vídeos de YouTube falando sobre canais de Wi-Fi - é legal deixar a largura do canal também homogênea - 40/80 pra 5ghz por exemplo nos 2

 

5- Novamente, precisa garimpar vídeos e livros q explicam sobre o uso de canais. Cada canal chamado COMPLETO ocupa 3 blocos no Wi-Fi 2.4 , tanto q nenhum técnico recomenda usar os canais das pontas, e os roteadores vem com 6 ou 8 de fábrica. Os de 5Ghz vi que não importa tanto. Mais uma vez, precisamos lembrar que um roteador não fala com o outro, eles só se toleram… se deixar IP em automático não funciona, se deixar canal em automático fica um lixo a conexão - eu testei.

 

6 - OK!

 

Vou procurar o que andei assistindo sobre os canais - tem um vídeo muito bom, vou ter q achar no histórico e depois te mando. Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Ateparece disse:

4 - Não pode deixar em automático - o Sistema de Roaming requer obrigatoriamente canais diferentes, ou um gera interferência no outro. Como os 2 roteadores são peças independentes, se deixar ele escolher terá problemas. Eu testei em automático e não estava funcionando… li bastante e vi uns 20 vídeos de YouTube falando sobre canais de Wi-Fi - é legal deixar a largura do canal também homogênea - 40/80 pra 5ghz por exemplo nos 2

Boa.

14 horas atrás, Ateparece disse:

Vou procurar o que andei assistindo sobre os canais - tem um vídeo muito bom, vou ter q achar no histórico e depois te mando. Abs!

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!