Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho uma AB350M DS3H V2 e um Ryzen 3200G com a Vega 8, eu usava o cooler box com overclock e nunca tive problemas de aquecimento com o VRM, só com o da própria CPU e GPU, então comprei um Air cooler, aí agora o CPU e GPU estão frios porém o VRM está esquentando muito, pois como cooler box puxava ar pra dentro da placa-mãe, assim que o ar batia no processador ele se dispersava e acabava batendo também no dissipador de alumínio do VRM, mas com o Air cooler isso não acontece pois o air cooler fica pra fora da placa-mãe, e puxa o ar da parte frontal do gabinete pra parte traseira, sendo assim não bate ar no VRM, fazendo com que ele esteja pegando 105° que é sua temperatura máxima, tendo assim Thermal Throttling, em stock estressando GPU e CPU em 100% o VRM fica 86° e com overclock pega a casa dos 105°, o que está me deixando preocupado é que essa placa-mãe da suporte até o Ryzen 9 3950X que é 16Cores/32Threads, aí vem a minha dúvida, mesmo que o Ryzen 3200G tenha vídeo integrado e possa sim esquentar mais por conta disso, ele é 4Cores/4Threads, como ele pode estar esquentando tanto o VRM assim, claro que agora o VRM não tem nenhuma ventilação batendo nele, vou resolver isso...Mas gostaria de saber se essa placa realmente aguenta um Ryzen 9 se o VRM já tá capengando com processador tão de entrada assim que tem 65w de TDP contra o Ryzen 9 que tem 105w de TDP, se alguém souber se pode ser algum problema na própria placa pfv me ajuda ! valeu

Postado
42 minutos atrás, Tiago Figueira disse:

essa placa-mãe da suporte até o Ryzen 9 3950X que é 16Cores/32Threads

"Suporte" no sentido de que vai ligar. O processador vai ficar enormemente capado e a placa-mãe vai morrer cedo. Essa placa aguenta bem até um 5600x com algum overclock, acima disso vai sofrer.

42 minutos atrás, Tiago Figueira disse:

em stock estressando GPU e CPU em 100% o VRM fica 86° e com overclock pega a casa dos 105°

Tudo normal aí, considerando que é uma placa com um VRM fraco, você está usando a GPU integrada e usando cooler tipo torre. Volte para um cooler horizontal ou instale uma ventoinha apontada para o VRM.

Postado

@Tiago Figueira Você precisa melhorar a ventilação do seu gabinete, especialmente por que faz OC. Sua MB aguenta 3950X sim, mas em stock. Apesar de não ser MB de entrada, ela não foi projetada para OCs mais pesados, seja com qual CPU for. Se vai fazer OC no 3200G, então capriche bem na ventilação, utilizando o máximo de ventoinhas que puder, com a orientação correta como nas imagens abaixo.

Entenda que OC é uma opção livre em todas as CPUs AMD, mas para fazer um OC sem arriscar danificar seu equipamento você precisa de uma fonte, MB, cooler e até memórias adequados. Nos EUA onde a diferença entre um componente de entrada e um pronto para OC é de 10 a 20 dólares isso é muito vantajoso. Aqui no Brasil o custo é tão elevado que eu considero OC perda de tempo, pois pequenos OCs aumentam muito pouco o desempenho, aumentando o consumo e desgaste desproporcionalmente, e grandes OCs requerem um investimento extra é melhor justificado comprando uma CPU superior para começo de conversa.

Postado

@WOZ Dods Obrigado pela ajuda, então, meu gabinete tem 6 fans, três na frente puxando ar, duas em cima retirando e uma atrás retirando, o cooler torre não ajuda muito a resfriar o vrm, resolvi da seguinte forma o problema, peguei a fan de cima que fica mais próxima do vrm e fiz ela jogar ar pra dentro, não pega exatamente em cima do vrm mas já foi o suficiente pra em jogos pesados que usam bastante da minha cpu e gpu segurar a 88°, vou arrumar alguma ventoinha menor que possa encaixar ali em cima do vrm e conectar no sys_fan da placa-mãe de 12v, minha vontade é conseguir usar essa placa-mãe pra colocar um Ryzen 5 3600 com alguma placa de vídeo, eu consigo colocar um sem ter que manter essa fan pra baixo porque sei que atrapalha o fluxo de ar, e não teria vontade de mexer com overclock nele, só mexi na Vega 8 pois por ser uma apu da pra extrair bem mais desempenho apenas aumentando a frequência da gpu que foi o que fiz, de 1240mhz stock coloquei 1550mhz a 1.225v, mas obrigado ! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...