Ir ao conteúdo

FreeBSB - Tópico Oficial

leandrolrs

Posts recomendados

Postado

Pessoal para facilitar a pesquisa criei um índice que indica em que página desse tópico se encontra o respectivo assunto.

DragonFlyBSD

- Nenhum

FreeBSD

- Configurando bootsplash no FreeBSD - Página 2

- Atualizando FreeBSD a partir do código fonte - Página 2

- Autenticação e Compartilhamento de Arquivos para clientes Windows utilizando Samba no FreeBSD - Página 2

- Atualizando ports no FreeBSD - Página 2

- Desativando o Beastie do menu de boot do FreeBSD - Página 3

- Redirecionando portas TCP/UDP no FreeBSD - Página 4

- Configurando idioma Português (Brasil) para o seu Gerenciador Gráfico no FreeBSD - Página 4

- Iniciando o GDM automaticamente ao carregar o FreeBSD - Página 5

- Instalando Cacti no FreeBSD - Página 6

NetBSD

- Nenhum

OpenBSD

- Configurando interface gráfica no OpenBSD - Página 2

- Redundância de Firewall com pfsync e CARP - Página 3

Postado

Mais sera que binario do Open funciona no Slackware ?

Postado

Bem lembrando, eu sei que binario de Linux precisa ser emulado no BSD, pra funcionar ao contraio deve ser da mesma forma.

Postado

Kobal, se não me engano os .tgz do OpenBSD não rolam não no slack, mais deve ter algum programa por ai que converte eles, tipo o esquema de converter .rpm ou .deb em .tgz e por ai vai

Baixando o source e compilando na mão creio que funcione sem problemas :rolleyes:

Ps. Kobal, você ainda tá usando BSD ?

T+

Postado

To usando so Gentoo mesmo, devo ir pro NetBSD porque ele tem a base de pacotes binarios, é muito melhor que o ports pra manter.

Postado

Kobal sabe se tem como carregar a interface tap recompilando ou setando no boot para ser carregada ou o OpenBSD não tem suporte a essa interface ?

Outra coisa, baixei um unico kernel genérico chamado "bsd", e a algum tempo atrás eu vi você postar que o kernel do BSD era todo distribuido, como posso explicar, ummm várias partes, ao contrário do kernel do linux que é unificado, então gostaria de saber como rola essa parada do kernel ser em vários blocos ?

Ps. Achei estranho porque baixei só esse kernel com o nome "bsd", não tinha outros de complemento para baixar no site oficial do OpenBSD :(

T+

:joia:

Postado

É isso mesmo, é um arquivo só, é a arquitetura dele que é diferente.

É MicroKernel. Do Linux é Monolitico.

Procura no google sobre isso, ou pergunta a algum Professor(a) de Computação que ele te explica mais fácil.

Existe um terceiro Kernel, ExoKernel, mais acho que ainda ninguém usa, é uma ideia nova.

Olha nesse forum http://www.linuxbsd.com.br/phpLinuxBSD/ eu tava lendo lá têm uns cara la que usam Open.

OpenBSD, só mais leigo que Windows.

Postado

Kobal, na época que você estava usando BSD quantos slice você criou ?

Tipo você criou um só além do swap, ...ou criou uma particão para cada, ex..

/

swap

/tmp

/var

/usr

/home

Eu estava lendo o FAQ do Open, e eles recomendam por questões de segurança criar uma partição para cada um desses que falei acima (por questões de segurança) no total parcionar 6 vezes o disco :ahh:

T+

Postado

leandrolrs: Ta armado ate os dentes.

Tipo eu uso essas aí mesmo, mais tudo dentro de uma primaria, pega um iso do FreeBSD, ele faz particionamento automatico, depois você so renomeia a particao com o Open, você pode criar a swap separada tb.

Pelo FreeBSD pega uma particao primaria e clica em auto defaults, ele vai criar as particoes.

Postado

Faz assim

/

/tmp

/var

/usr

Essas 4 primeiras poe dentro de uma particao

swap

/home

Esses 2 cria outra duas primarias pra cada.

Eu tenho um disco exclusivo, fica assim.

/ /tmp /var /usr ,na primeira primaria

swap na segunda primaria

/home na terceira primaria

/arquivos no hda4 ou quarta primaria.

Igual falei antes, na primeira primaria e fácil fazer com o FreeBSD.

Postado

Hehehehee loucura heim :D

Vou refazer isso novamente, porque da primeira vez não saiu legal, ainda mais ajustar os tamanhos para cada uma e tal, tô fazendo com o CD do Open mesmo porque não tenho o Free, vou tentar na raça mesmo, mais é diferente essa parada de parcionamento, uma dúvida, você não achou que demora um pouco mais para iniciar com todas essas particões ?

Outra coisa, você usou alguma regra para fazer esse parcionamento com relação a quantidade de memória para cada uma delas ??? tipo eu fiz seguindo a documentação do Open mais o que eles recomendam é uma coisa bem genérica mesmo, tipo o mínimo dos mínimos para rodar, ai achei um arquivo lá no ftp com uma recomendação full, mais mesmo assim achei pouco, (ex. 60MB para o / ) :ahh:

Esse esquema que você postou foi o FreeBSD que configurou automaticamente ?

Não sai dos propósitos de segurança criar várias partições dentro de uma primária ou invés de criar uma para cada ?

Ps. Puts manu o Open é show de bola, para quem fala que o Slack é para usuários avançados tem que ver ele :D

Valeu Kobal pela força, estamos precisando de mais gente e tópicos sobre BSD aqui :joia:

T+

:bandeira:

Postado

Quanto ao / ser 60 ta de bom tamanho, o que gasta mais e o /var porque ele descompacta os source ali dentro, uns 400 mb ja ta bom. A mais importe e a /usr pois e onde tudo fica instalado.

Esse esquema que você postou foi o FreeBSD que configurou automaticamente ?

Não sai dos propósitos de segurança criar várias partições dentro de uma primária ou invés de criar uma para cada ?

Sim, o FreeBSD tem um instalador muito fácil, pode usar o iso de 40 mb miniinstall pra fazer isso, ou a iso de tamanho medio, 250, ou ainda o freesbie, que e um livecd do FreeBSD.

Quanto a segurança, creio que aumenta porque o /var /tmp /usr e o / sao separados, um não invade o espaço do outro. Eles criam partiçoes logicas dentro da primaria.

Sobre o carregado do boot, ele pode ate ficar mais rápido, porque a tabela de arquivos fica mais organizada separada, como disse antes sobre invasão de espaço.

Postado

E ai pessoal, beleza ?

Kobal sabe se da para usar o ports do Free no Open ?

Tipo o ports do Free tem o pppoa 1.2 eu tava querendo usar ele no Open porque a versão 1.3.1 do meu modem ADSL não é 100% e no ports do Open não vem, tô esperando que as atualizações dos snapshots venha com o ports mais acho que não sai para esse ano :(

Ps. Sabe se o ports do Net, roda no Free, o do Free no Open, do Open no Net e outros BSD`s e ai aleatoriamente... ?

T+

Postado

Roda, e so usar o emulador.

Mais não e muito recomendado não, so pra caso que precise muito.

Postado

tava tentando instalar o freeBSD la em casa , deu tudo direitinho mais i pra configurar, modem, som, tipo meu som tenho que ativar o modulo no kernel, mais o kernel do freebsd e microkernel, meu modem eu uso o setserial pra configura no debian, e no freebsd como faço ?

Postado

leandrolrs, você consegui fazer as partições ? Digo elas dentro de uma primaria.

Se fez da as dicas aí.

Postado

Kobal, não consegui, criei várias primárias mesmo...

Que software você usa para parcionar ? ... eu costumo usar o cfdisk, não sei se com ele da para criar uma primária e várias outras dentro dessa primária criada.

Preciso perder um tempo para testar, só que estou com dó de tirar o Open

Postado
Postado Originalmente por PiruaLLL@19 dez 2004, 15:06

valeu

o modem deu certo, mais meu som comsegui não, vou instala ele no outro pc e vou comeca a fuça nele

beleza, to com 3 maquinas agora, hoje montei um AMD64 3500+.

Qual é sua segunda maquina ?

Que software você usa para parcionar ? ... eu costumo usar o cfdisk, não sei se com ele da para criar uma primária e várias outras dentro dessa primária criada.

Pra criar varias logicas dentro da primaria uso o cd do FreeBSD, pelo cfdisk creio que não da.

• 6 meses depois...
Postado

Ressuscitando esse tópico...

Kobal c tá vivo meu filho... rs* você é o cara, me conta aeee como você faz para carregar o X automaticamente quando liga o PC no NetBSD ?

Hauhauaaaaa acho que o título desse tópico está meio desatualizado agora com a versão 3.7 :rolleyes:

Ps. Sobre a parada das partições, bom fiquei um tempo com problema na minha conta no FCH e não dava para acessar dai nem te respondi mais no Open até hoje parciono tudo na mão mesmo, cheguei a testar o Free um tempo atrás e vi o parcionador dele é bem simples, muito automatizado mesmo, mais acho o esquema do Open em deixar na nossa mão, se não, não conseguimos fazer nada, essa parte mais interessante.

Ps. Tô testando o NetBSD num outro HD q tenho aqui, e queria comparar melhor ele com o Open, já que o Free achei muito automatizado (não gostei muito)

T+

Postado

Automatico sei não.

Faz aí, echo kde >> .xinitrc , por exemplo.

Cara eu não pesquisei muito, você sabe se o netbsd têm uma ferramenta parecida com o portupgrade ?

E sobre as partições serem várias é para segurança, você pode criar uma /var /etc e pelo fstab bloquer execução de binários nelas.

Postado

Kobal mais dando um echo kde >> .xinitrc ele vai adicionar o kde como padrão quando eu der um startx né... estranho que até hoje nunca tinha percebido isso de querer fazer ele iniciar o X automaticamente ao ligar tipo no linux.

Acredito que o Net tenha sim algo equivalente, não um portupgrade porque isso é coisa do Free, no Open possui uma funcionalidade estilo 'portupgrade', só que poucos programas são adicionados ao ports :unsure: mais eu estava vendo que os caras recomendam fazer a instalação a partir dos pacotes e eu acho mais relax tb.

+ depois vou dar uma pesquisada melhor nisso, mais acho que o próprio portupgrade não tem não...

T+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...