Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa pergunta é mais pra tirar uma dúvida minha e talvez de algumas outras pessoas. Windows 11 exige Chip TPM 2.0 (no mínimo 1.2). Vamos supor que a Microsoft retire a lista de CPUs compatíveis. Segundo o manual da minha placa-mãe, ela possui um slot TPM (ali embaixo, do lado direito do LPT e lado esquerdo do F-USB2. Caso eu queira adquirir um Chip TPM para instalar na  placa-mãe, eu teria que adquirir um Chip TPM 1.2 ou um TPM 2.0 funcionaria nela também?

image.png.958c7a32452d6f6e7e518e47bc079382.png

• Moderador
Postado

@Gabriel_Viana Boa noite! Apesar da Microsoft disponibilizar um workaround para poder instalar o Windows 11 em computadores sem suporte (apenas reduzindo o requisito de TPM para a versão 1.2 e removendo a necessidade de processador compatível), ela desencoraja fortemente.

O Windows 11 requer recursos específicos de hardware que só computadores totalmente compatíveis possuem. Segundo resultados dos testes durante a fase do Windows Insider, máquinas sem suporte apresentaram 52% mais travamentos de kernel. Além disso, computadores que não atendem todos os requisitos não receberão qualquer tipo de atualização após instalar o Windows 11, fazendo assim que a migração seja um tiro no pé pois desde o primeiro dia você não receberá atualizações, da mesma forma que um computador rodando Windows 7 também não recebe.

Respondendo sua dúvida, sim. Se você adquirir um módulo TPM 2.0 e a placa-mãe suportá-lo, o requisito de TPM será atendido. Entretanto, os Discrete TPM (módulos adicionais instalados na placa-mãe, como esse) dificilmente são necessários. A gigantesca maioria dos processadores suportados possuem o Firmware TPM (fTPM), que satisfazem o requisito do recurso de segurança.

• Moderador
Postado

@Gabriel_Viana Procurei nos manuais e site da Gigabyte, mas não encontrei nada. Essa placa-mãe foi lançada em 2012 e a versão 2.0 do TPM em 2014, então talvez ela suporte apenas módulos TPM 1.2. O único jeito de saber seria testando mesmo.

De qualquer forma, se seu intuito é adquirir um para instalar o Windows 11, mesmo que sua placa-mãe suporte módulos Discrete TPM 2.0, o resto do computador não atenderia aos requisitos. Não vale o investimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!