Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu queria saber a opinião de vocês sobre a fonte seasonic ss300es com selo 80 plus bronze e pfc ativo. A fonte parece ser boa para sistemas que não requerem muita energia. De longe parece ser uma fonte generica. o que vcs acham?

Postado
1 hora atrás, Filipe Tai disse:

Eu queria saber a opinião de vocês sobre a fonte seasonic ss300es com selo 80 plus bronze e pfc ativo. A fonte de longe parece ser uma generica mas de perto me parece ser uma fonte de boa qualidade. 

Eu diria que é melhor do que uma boa quantidade de modelos de entrada, tendo como base a SS-500ES. Entre os seus maiores erros, eu citaria a baixa rotulação de temperatura do hold-up capacitor, o posicionamento do dissipador da bridge rectifier (obstruindo o fluxo de ar que resfriaria o componente citado anteriormente, não muito relevante, tendo em vista que a pressão estática deste ventilador é considerável e ele opera em velocidade extremamente elevada), o monitoring integrated circuit extremamente básico, sem nenhuma implementação à parte da over temperature protection, assim como o baixo desempenho da trilha principal com relação ao ripple e line regulation (em crossloads), o que é totalmente esperado para uma unidade com group regulation e provavelmente não reflete na SS-300ES, que apresenta potência muito inferior. É como uma versão simples da S12II (em sua primeira revisão com eficiência maior).

Se você for alimentar o sistema descrito no seu perfil, seria aceitável utilizá-la. Outra alternativa é a SS-300TFX citada acima pelo @Mikhail Kosevich Volkov ou também a SS-300TGW, que conta com uma topologia de regulação de saída consideravelmente superior (step-down converters).

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado
Em 14/10/2021 às 10:29, Phynsx disse:

Eu diria que é melhor do que uma boa quantidade de modelos de entrada, tendo como base a SS-500ES. Entre os seus maiores erros, eu citaria a baixa rotulação de temperatura do hold-up capacitor, o posicionamento do dissipador da bridge rectifier (obstruindo o fluxo de ar que resfriaria o componente citado anteriormente, não muito relevante, tendo em vista que a pressão estática deste ventilador é considerável e ele opera em velocidade extremamente elevada), o monitoring integrated circuit extremamente básico, sem nenhuma implementação à parte da over temperature protection, assim como o baixo desempenho da trilha principal com relação ao ripple e line regulation (em crossloads), o que é totalmente esperado para uma unidade com group regulation e provavelmente não reflete na SS-300ES, que apresenta potência muito inferior. É como uma versão simples da S12II (em sua primeira revisão com eficiência maior).

Se você for alimentar o sistema descrito no seu perfil, seria aceitável utilizá-la. Outra alternativa é a SS-300TFX citada acima pelo @Mikhail Kosevich Volkov ou também a SS-300TGW, que conta com uma topologia de regulação de saída consideravelmente superior (step-down converters).

Boa noite, desculpem a exumação do tópico, podem me dar a pá de ouro! rs

Respondendo a pergunta do colega no início do tópico, essa fonte parece ser boa sim, tenho uma que consegui junto com um material de informática que ia para sucata.

Entendo um pouco de eletrônica e venho a um tempo, estudando aqui no fórum sobre fontes chaveadas de PC.

A SS-300ES, tem uma boa filtragem na entrada da tensão da tomada, parece uma fonte parruda, em relação as genéricas que tenho aqui, TFC ativo, selo 80 Bronze, o circuíto é muito parecido com essa TFX que foi testada aqui no fórum.

Usei por algum tempo funcionando sem nenhum problema, num PC com uma placa-mãe ECS G-41T-M7, com 4 GB de RAM DDR3, processador Core 2 Duo E8400, HD de 500GB, mas quando mudei a configuração para uma placa-mãe ECS G31T-M7, com 4 GB de RAM DDR2, processador também Core 2 Duo E8400, mas com 2 HDs de 500 GB e placa de Vídeo AMD Radeon HD5450 de somente 512MB DDR3, essa fonte depois de uns dias de uso, começou a resetar o pc. Até achei que fosse a placa-mãe, mas resolvi trocar a fonte por uma genérica de 350W, que eu tinha aqui em casa e parou de resetar.

Também fiz um teste colocando essa fonte Seasonic, em um PC com placa-mãe Intel DH55TC, com 8 GB de RAM DDR3, processador i5-650, placa de vídeo GForce 210 1GB, DDR3, 1 HD de 500 GB e outra de 320 GB, também começou a resetar o pc, depois de uns dias de uso. Nesse PC i5, agora instalei uma Corsair CV450W, nova, nem preciso falar mais nada!

Acredito que estes desarmes da fonte, possa ser o que o colega Phynsx postou, sobre um problema de aquecimento e achei o cooler pequeno (80mm) para a quantidade de componentes e o tamanho dos dissipadores que ela tem. O hold-up capacitor, pelo que entendi, é aquele capacitor eletrolítico do dobrador de tensão, no primário, que informa no corpo dele, a temperatura de trabalho de 85ºC, onde normalmente é usado capacitor de 105ºC. Acho que vou substituir esse capacitor.

Será que é possível, instalar o hardware dessa fonte Seasonic, em um gabinete dessas fontes novas, que tem o cooler em cima, de 120mm? Tenho aqui uma Aerocool VX-350, que não funciona e inclusive se eu conseguir, trocar até a etiqueta para não ter uma fonte com informação errada.

Abraços

WhatsApp Image 2022-03-17 at 20.06.05.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-17 at 20.06.43.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...