Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, AdrianoPires disse:

@rmlazzari58 não, esses botões só precisam de um clique para ligar, e outro para desligar. [ou seja, com eles] não [se] pode ficar em constante contato [e eles mesmos não permanecem no segundo estado; mas voltam ao primeiro]

Se fosse este [seguinte] o [meu] caso, [até que] o tutorial do vídeo resolveria meu problema: [omitido e substituído por:] ao tocar e manter tocado, luz ascende; soltou, luz apaga-se.

[Porém, com SONOFF é diferente.] Porque o SONOFF precisa apenas de um clique (tocar e soltar) para ligar, e [outro clique (tocar e soltar) para desligar (o relé).

@AdrianoPires , eu me permiti reescrever a citação acima. Espero que eu não tenha traído como tradutor.

Esse comportamento esperado como entrada para o canal do SONOFF é o exato comportamento de um push button. Eu sei muito bem que você quer uma interface que não precise ser pressionada, mas apenas tocada. @rmlazzari58@.if também cogitaram assim, desde o início. Só que parte de vocês decidiu dar umas voltas...

3 horas atrás, .if disse:

Ou não entendi nadica de nada [da] sua inquietação...

Dois!

2 horas atrás, AdrianoPires disse:

veja também que tem 3 interruptores touch de 110v (que não me servem; coloquei apenas para ilustrar)

O nome é "interruptor"  exatamente por que ele já traz algo como um SONOFF embutido. Internamente, o canal único da plaquinha de relé único também recebe 1 pulso. Ela gerencia isso tal como o seu SONOFF de 4 canais, entregando uma "caixa preta" que chamamos de interruptor por ter o mesmo comportamento elétrico externo de chave de um interruptor convencional.

estou precisando de algo semelahnte que tenha ate 12vdc para evitar queimar o sonoff

Exato! Você não precisa de algo que corretamente possa ser chamado de chave ou interruptor. Você precisa de algo "touch" que apenas substitua um push button. Simples assim!

Chamar as coisas pelos seus nomes corretos é essencial.

Encontrei o vídeo citado que quase me ajudou (só não serve pelo fato [de] que  acionando o circuito do vídeo a energia fica passando...

3 horas atrás, AdrianoPires disse:

Se você ver no vídeo [lá no finalzinho, no teste], o cidadão instalou um fio no transistor, onde ele encosta o dedo [na ponta do fio] e assim aciona o dispositivo [ligando a fita LED]; repetindo, [ou seja, tocando a ponta do fio novamente,] ele desliga o dispositivo [a fita LED].

No meu caso, só serveria [se o dispositivo entregasse um único pulso a cada toque na ponta do fio].

@AdrianoPires , mais uma vez eu me permiti reescrever suas palavras. Oremos: "Que Alexandre não seja um tradutor traidor! Amém."

Sigamos.

O que o cidadão aí fez com um 555 foi um "SONOFF offline" de 1 canal, e para 5V DC ao invés de para AC — o quê dispensou relé. Ou seja, ele fez um "interruptor" ou "chave digital". E você não precisa disso. Vamos inventar o termo: você precisa de um "push buttom touch".

Mas não tem por que aperreio!

Além das valiosas respostas que já lhe deram, você tem a opção de simples e somente aproveitar essa parte do transistor (no vídeo), se tocar ponta de fio for algo suficiente pra você.

Update

Esquemático que eu capturei do vídeo inicial:

555touch.jpg.2bda9db25232f125b5e31c45e9b7e7c9.jpg

Desgraçadamente o vídeo é apenas uma "receita de bolo". Nada ensina além de "passos de um passo-a-passo"!

Norte de leitura:

No pino 3, juntamente com os resistores, está um terminal da fita LED.

No meio (saída) do divisor resistivo, juntamente com um terminal do transistor, está a união dos pinos 2 e 6.

• Curtir 1
Postado

Com ajuda dos amigos consegui chegar a um resultado! Tinha um sensor aqui modelo Ttp223b que nem tinha mais esperança nele, resolvi fazer um segundo teste considerando o que @rmlazzari58explicou do modelo TTP223 e deu super certo! Irei disponibilizar aqui para ajudar as pessoas futuramente. O Sonoff tava emitindo 3v e isso não era suficiente para alimentar  o sensor de touch, então o que fiz está na foto explicado. Usei uma fonte de 5v e fiz as ligações conforme a fotografia e o sensor funcionou maravilhosamente! Muito obrigado a todos!🤗

sdfsdf.jpg

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

você tem a opção de simples e somente aproveitar essa parte do transistor (no vídeo), se tocar ponta de fio for algo suficiente pra você

Cf. imagem do update que eu fiz na mensagem #26.

Problema

O pino 3 do projeto 555 em questão oferece um feedback (significando: a pequena fita LED acesa) que precisaria ser extraído equivalente no driving de canal (significando: relé acionado) da placa SONOFF.

@AdrianoPires, será que essa sua placa SONOFF tem esquemático (interno) publicado?

Qual é a identificação dela na serigrafia?

Update

Complica! Vamos esquecer.

Afinal, @.if já nos deu solução que independe de tal feedback.

• Curtir 2
Postado

@alexandre.mbm Tem sim um esquema!  Resumindo você faz ligação em paralelo de acordo com o numero de canal (no meu caso 8 )
+5vDC nos pinos VCC (meio) Liga direto na fonte 

-5vDC nos Pinos GND e na na porta COM do SONOFF

SIG você liga em cada canal do SONOFF (Um sensor para cada canal).

Outro detalhe, essa placa tem um fundo metalizado e o mesmo permite soldar um fio para ser conectado nos hastes, coloquei com 30cm e funcionou.

450xN-3.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

E a serigrafia?

sonoff-serigrafia.jpg.2d6ac49ff6cf8a29d2021f14dd06005a.jpg

O que está escrito ali ao lado do relé?

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Qual é a identificação dela [da placa] na serigrafia?

Tem algo escrito no verso?

Postado

@alexandre.mbm Sem verso, o relé alimenta a tensão de ate 240vAC neles eu instalo normalmente as luzes, ja a parte de interruptores desse modelo que naõ pode ter a mesma alimentação e sim ate 12vDC.

Ta escrito 120/250vAC e 10 Ampere.

• Membro VIP
Postado

Seu problema já foi resolvido com mais de uma resposta válida, dadas pelos os outros participantes do tópico.

Nesse finalzinho eu apenas quis tentar obter mais informações a respeito da placa. Algo me diz que ela não é produzida pela fabricante dos SONOFF de fato. Mas não conseguimos encontrar um nome, apenas um número de versão. Deixa pra lá... (cf. #28)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!