Ir ao conteúdo

Adquiri um nobreak porém meu servidor ficará offline e ele contem o DHCP

Ir à solução Resolvido por Victor Venturelli Mosconi,

Posts recomendados

Postado

Bom, recentemente adquiri um nobreak, procurando preservar mais a durabilidade dele deixei somente CFTV, ONU(Modem de fibra), 1 roteador AP e 1 roteador em bridge, atualmente o DHCP fica no meu servidor que é um computador antigo reaproveitado, porém, ele ficara offline quando energia cair (Ele também é DNS e até então não vejo problema pois existe DNS secundário que é externo)... Bom...

O que eu gostaria de saber se é possível deixar a ONU como um DHCP secundário, porém quando o servidor (linux) voltar ele forçar a conexão de volta ao servidor DHCP do Linux

A ONU é um Intelbras 110Gi

• Membro VIP
Postado

Ter até tem, mas o problema é que com 2 DHCPs, você pode pegar IP do servidor ou da ONU. O melhor seria deixar o servidor também com o no-break.

Postado

@dwatashi É... fica complicado assim... a pena de usar o servidor no nobreak... queria buscar uma boa autonomia sem ter que adicionar no momento bateria externa...

Mesmo se eu deixa-se o DHCP do servidor como autoridade existirá esse problema de ficar pegando o endereço da ONU quando estiver o servidor online?

Se a pessoa já tava conectada na ONU sei que ficará porém não sei se até renovar o endereço ou até desconectar... Pensando nisso poderia colocar um tempo tipo de 5 minutos para ficar renovando na ONU para tentar agilizar a transferência para o servidor em caso de voltar... (Se é que é possível voltar com a renovação)

• Membro VIP
Postado

É que não existe muita prioridade no DHCP, o que se pode mudar é o tempo de renovação, mas no geral se você estava conectado a uma rede X, não muda para Y depois do término da renovação. Porque já está conectado, então ele simplesmente renova a concessão. 

Enfim, pode funcionar quando o servidor cai, mas quando volta não renovaria com IP no servidor.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Pode ignorar a afirmação.  NÃO DA PARA DEIXAR 2 DHCP SERVERS na mesma rede.

Se estudar o funcionamento do dhcp, vai entender que a rede vai ficar instável.

O que pode fazer é ter um HA de servidres com dhcp server.

Tipo um pfsense em HA. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!