Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock de Core i9: é possível alcançar 4.5 GHz ou 5.0 GHz?


mineirimbb

Posts recomendados

Pessoal, me respondam essa dúvida. Hoje um Corte i9 tem frequência de 3,50GHz chegando ao máximo de 5,3. Esse turbo seria o overclock ou não tem nada a ver? É possível - com um WC customizado, com ótima refrigeração, uma ótima fonte (platinum 1000 Watts) deixar o processador em 4,5 ou 5 GHz permanente sem comprometer a integridade do processador? Não falo deixar 100% do tempo, mas sim quando for necessário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb  Esses picos de 5.3 é o turbo boost (tecnologia presente em todos os processadores). Esse pico só é atingido em um núcleo por vez, nunca todos ao mesmo tempo.

Pra fazer overclock você vai precisar combinar uma placa-mãe "Z" e um processador "K".

Com overclock você consegue fazer com que todos os núcleos atinjam 5.3 ao mesmo tempo.

A fonte dá conta e sobra.

Com um WC de 240mm (qto maior melhor) num gabinete bem refrigerado já é possível fazer um overclock.

Eu tinha um i7-7700k que trabalhava em 5.1 com temperaturas máximas de 83ºC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um I9 10900 10/20 núcleos, ativei na BIOS para todos os núcleos ficar na mesma frequência, desativei na BIOS o intel Speed Steep que desabilita o controle de frequência por software, desabilitei o Intel Speed Schift no setup que desabilita o controle de frequência por hardware, desabilitei os Cstate, salvei as configurações, fui no windows, coloquei o gerenciamento de energia para auto desempenho, e pronto, só verificar no gerenciador de tarefas pra ver qual o clocl que está, mas o meu fica variando entre 4.6 a 4.7Ghz, e é difícil eu rodar algo que use 20% do processador, e raramente da umas beliscadas em 5Ghz, o turbo mal consegue agir.

 

Tenho uma fonte Thernaltake de 700W, cooler Coolermaster MA610P, mas eu uso pouca %% da maquina, se usasse 20% pra cima direto, com certeza fica no limite, pra quem náo usa ar condicionado como eu, nos dias quentes, é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Eu tinha outra ideia sobre OC. Então o ganho é gigantesco. Você sai por exemplo de núcleos operando aleatoriamente até 3,5 GHz para todos a 5 GHz. Se conseguir manter a temperatura do processador em OC na mesma sem OC não vai prejudicar os componentes internos correto? Ele é feito na BIOS ou em programas específicos? Tipo, acabei o trabalho, já vi o que tinha que ver na net e vou jogar. Daí ligo o OC.

Vejo muitos vídeos de OC em processadores Intel, mas não me lembro de ter visto nos da AMD. Os da Intel são melhores pra isso? 

@Eduardo E melhora muito pra jogar e operar o sistema? Eu gosto de mexer com edição de imagens e vídeos, e possivelmente vai melhorar muito. Qual a média de temperatura que fica? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhora bastante, eu sinto que tudo original parece que o i9 tá ancorado, se arrastando, quando faço isso, rapaz, é tudo ligeiro, fica tudo ágil de trabalhar.

 

Temperatura, gira em média de 48~~52 e jogando 59~~62
Esquisito né, temperatura quase parecida, é porque tem tanto núcleo em frequência alta, as vezes chego a deixar o movavi studio de edição de video aberto e o PES2021 (jogo de futebol) aberto e náo chega a 20% de uso.

 

Agora, se pensa em usar assim, é o que eu vou fazer mais pra frente, é mais caro, mas se for em aircooler invista em um Noctua, caramba, é um I9, ele merece!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura máxima do processador é 100ºC, acima disso ele começa a baixar o desempenho pra manter a temperatura abaixo dos 100º. Eu aconselho você a manter a temperatura abaixo de 85º.

O overclock é feito pela BIOS, você não precisa desligar ele para usar o PC. você pode usar ele tanto para o trabalho, qto para jogos.

Intel e AMD são semelhantes, o que vai definir se é bom ou ruim é a experiência de quem tá fazendo o overclock e os recursos da placa-mãe.

Só lembrando, mais clock gera mais calor.

Eu prefiro usar um WC de 240mm, pois gosto de montar PCs Mini-ITX com pouco espaço e mal ventilado, mas isso vai do seu gosto e dependendo do projeto e do gabinete.

 

Se for fazer overclock, informe o PC detalhadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!