Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, seguinte:

Tenho um arquivo Gerenciador.xlsb, que estará nas máquinas de diversos usuários. Tenho um Banco de dados, só na minha máquina (BD CFarma.slsx). A interação funciona perfeitamente, um botão no formulário atualiza o gerenciador puxando dados de todas as abas do BD, outro botão atualiza o BD com novos cadastros ou edição dos campos, vai nas abas, linhas e colunas exatas e altera os dados no BD.
Agora, quero colocar o Banco de dados no Google Drive, de modo que todos usuários do gerenciador, de suas casas, possam editar o BD.
Tentei fazer direto, consegui uma vez, depois nunca mais achei os valores "entry" ex:

Dados = Dados & "&entry.2144037794=" & AFInicial.TBNomePaciente.Text

para adicionar valores direto na BD CFarma do Google Drive. Desisti por enquanto, vou levar muito tempo para aprender agora.

Por isso, preciso de um código que acesse a planilha BD CFarma no meu Google Drive, baixe ela na mesma pasta do gerenciador (ThisWorkbook.Path), nome:

BD CFarma.xlsx.

A partir daqui meu código faz as alterações perfeitamente, em poucos segundos, no BD CFarma.xlsx.

Depois, preciso substituir ou atualizar o BD CFarma no meu Google Drive com os dados do BD CFarma.xlsx do meu computador, que já foi atualizado. No fim, kill BD CFarma.xlsx.

Algumas dúvidas:
1- Hoje, estou usando minha conta no Google Drive. Devo criar um Gmail e uma conta específica para colocar o BD CFarma no drive, de modo que os outros usuários possam acessar essa mesma conta no drive? Ou não é necessário? Eles vão conseguir interagir com o BD CFarma no meu Google Drive sem estarem conectados à minha conta?

Desde já, obrigado por qualquer ajuda.

Postado

Você instalando o Google drive na sua máquina (local), criando uma pasta com o BD e compartilhando está pasta com os demais, não lhe atende ?

Postado

Olá, Basole.

O usuário não vai acessar o google drive nem baixar a pasta manualmente, nem inserir dados manualmente no arquivo BD, nem abrir o BD CFarma.xlsx, nem abrir o BD CFarma no google drive.

Baixar o BD CFarma do google drive no computador como BD CFarma.xlsx (em thisworkbook.path), bem como fazer o upload do BD CFarma.xlsx no google drive substituindo o BD CFarma que está lá, precisa ser automático através do botão do meu formulário.

São esses dois códigos que não consigo criar.

Todos usuários vão estar conectados à mesma conta no google drive, mesmo que este não esteja aberto.

Você sabe fazer ou conhece alguém que saiba? Deve ser simples, mas deve envolver linguagem HTML.

Postado

@topscore estou tentando entender, mas imagino que você e os demais usuários estão trabalhando com o Google drive na nuvem. 

Por isso da minha sugestão de todos instalarem drive nas respectivas máquinas, aí o acesso aos arquivos serão acesso simples de pastas-para- pasta e com uma rotina de sincronização em vba. 

Um problema neste caso é o delay de sincronização do drive local e a nuvem

Postado

Acho que é isso mesmo. Essa rotina de sincronização, via VBA, direto no commandbutton que não sei fazer. E ainda não sei usar powerquery via vba.

Postado
Em 19/10/2021 às 13:18, topscore disse:

......Tentei fazer direto, consegui uma vez, depois nunca mais achei os valores "entry" ex:

Dados = Dados & "&entry.2144037794=" & AFInicial.TBNomePaciente.Text

Acho que está se refererindo a fazer uma "ponte" com google form para inserir os dados no google sheets a partir do Excel automaticamente.

Se for isso, no Chrome, no seu formulario do google, aperte a tecla F12 e pesquise por entry para encontar a referencia dos campos do formulario. Ou no canto direito, click nos 3 pontinhos e selecione Gerar Link Preeenchido Automaticamente. 

E em seguida preencha os campos com alguns dados para identifica-los, e click no botão Gerar Link, e copie o link gerado.   (Conf. animação, abaixo)

Get-PreFilled-Link-of-Google-Form.gif.6894ba8a32a2fd96efee68507db26a4f.gif

Dados = "entry.1665880485=" & WD.Cells(i, 1).Value          'Registro
Dados = Dados & "&entry.771607044=" & WD.Cells(i, 2).Value  'Nome Funcion.
Dados = Dados & "&entry.1773682474=" & WD.Cells(i, 3).Value 'Funcao
Dados = Dados & "&entry.1067223690=" & WD.Cells(i, 4).Value 'Setor

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!