Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um tempo atrás meu PC começou a ficar estranho, um dia eu liguei ele e quando fui jogar um jogo no Bluestacks o jogo estava com um lag insuportável, chequei o gerenciador de tarefas e percebi que o uso de CPU estava em 100%, pouco depois eu notei que isso era o mesmo para vários jogos, por sugestão de um amigo eu decidi ver se o Windows 10 tinha instalado uma atualização no dia que isso começou ou no anterior, e realmente ele tinha, eu desinstalei essa atualização e a bloqueei com uma ferramenta da Microsoft pra que ele n fosse baixada novamente, depois disso restaurei o PC usando um ponto de restauração, por uns dias o PC voltou ao normal me levando a crer que o problema é no software mesmo, mas hoje quando liguei ele o problema voltou mas a tal atualização não está listada como instalada.

Já procurei na net toda mas aparentemente ninguém teve esse problema, ai vim aqui.

Coisas que eu notei:
-Sempre que isso acontece minha opção de suspender o PC não aparece;

-Não tenho certeza completa, mas acho que o meu PC também falhava em ligar completamente antes disso acontecer, ele ficava numa tela preta logo depois da tela de inicialização da BIOS/placa-mãe, me forçando a desligar e ligar ele pelo botão do power;

-A opção de processamento gráfico por GPU no photoshop tá cinza, como se não estivesse disponível (apesar de todas as peças estarem listadas normalmente no cpu-z);

-Alguns jogos ficam com lag insuportável e 100% de uso de CPU outros nem chegam a iniciar, apresentando problemas logo de cara;

-Em algumas vezes quando deu esse problema e eu resolvi desinstalando a atualização e restaurando o sistema, eu reiniciei e o PC ficou de boa, só que no dia seguinte voltou o problema;

Meu PC:

-Ryzen 3 3100;

-RX 570 4GB;

-16GB de RAM DDR4;

-SSD da Adata + HDD da WD;

-ASUS B450M Gaming;

-Fonte de 500W da Corsair;

Obrigado por qualquer ajuda.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

@TFVgen Onde baixou seu windows e drivers? Instalou algum programa baixado de sites suspeitos na internet?

Eu instalei o Windows pelos arquivos disponibilizados pela própria Microsoft, não instalei nada demais desde que esse problema começou, apenas programas inofensivos de seus sites oficiais.
Desde então já escanei o PC com o Windows defender (scan completo) e com o MalwareBytes, nada suspeito foi encontrado.

Postado

@TFVgen Tem alguma coisa errada no seu PC e parece ser a nível de software. Tente rodar o windows update, marque todas as atualizações opcionais (só aparecem depois de buscar) e deixe atualizar tudo. Reinicie e repita quantas vezes forem necessárias para que ele não encontre mais nenhum update.

A atualização que você bloqueou você não deveria ter bloqueado, mas sim prosseguido e atualizado todas que encontrasse. Se um jogo não funciona com seu windows mais atual, procure outro fix que não seja mexer no windows. Se não resolver atualizar tudo recomendo que reinstale ele do zero, atualize tudo, baixe todos os drivers do site do fabricante da placa-mãe. Se seu jogo não rodar, jogue outro, mas não mexa no windows se não quiser que ele pare de funcionar para outras coisas.

Postado
7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@TFVgen Tem alguma coisa errada no seu PC e parece ser a nível de software. Tente rodar o windows update, marque todas as atualizações opcionais (só aparecem depois de buscar) e deixe atualizar tudo. Reinicie e repita quantas vezes forem necessárias para que ele não encontre mais nenhum update.

A atualização que você bloqueou você não deveria ter bloqueado, mas sim prosseguido e atualizado todas que encontrasse. Se um jogo não funciona com seu windows mais atual, procure outro fix que não seja mexer no windows. Se não resolver atualizar tudo recomendo que reinstale ele do zero, atualize tudo, baixe todos os drivers do site do fabricante da placa-mãe. Se seu jogo não rodar, jogue outro, mas não mexa no windows se não quiser que ele pare de funcionar para outras coisas.

Amigo, nenhum jogo funciona essa é a questão, ou fica com lag insuportável e CPU em 100% ou ele nem abre, mas vou tentar o que você sugeriu.

Postado

@TFVgen Qual atualização é essa do windows que ferra TODOS os jogos? Eu tenho meu windows 10 100% atualizado e jogo todos os jogos sem problema algum. Você não estaria falando da atualização que deixa o sistema lento na inicialização e com 100% de uso do HD? Pergunto isso por que esse problema já foi corrigido em atualizações posteriores e é justamente por isso que você não deveria ter bloqueado e sim atualizado para a versão mais recente, pois a correção já está vigorando desde meados desse ano.

Postado
33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@TFVgen Qual atualização é essa do windows que ferra TODOS os jogos? Eu tenho meu windows 10 100% atualizado e jogo todos os jogos sem problema algum. Você não estaria falando da atualização que deixa o sistema lento na inicialização e com 100% de uso do HD? Pergunto isso por que esse problema já foi corrigido em atualizações posteriores e é justamente por isso que você não deveria ter bloqueado e sim atualizado para a versão mais recente, pois a correção já está vigorando desde meados desse ano.

É a KB5006670, e não tem nada a ver com HD não, é 100% de uso da CPU mesmo e só quando eu inicio um jogo (o uso fica normal com outros programas abertos, inclusive programas de modelagem 3D), lembrando novamente que alguns jogos nem iniciam, normalmente só os mais simples e 2D que iniciam mas ficam com 100% da  CPU.

Eu fiz o que você sugeriu e pelo menos o botão de suspender apareceu mas eu não tive chance de testar jogos, fui almoçar e quando voltei o problema tinha voltado (pelo menos o botão de suspender desapareceu de novo, eu tinha deixado o PC ligado também), vou tentar restaurar usando um ponto de restauração que eu criei assim que vi o botão de suspender.

Postado

@TFVgen Perguntei especificamente se foi o site do fabricante da placa-mãe por que tem muita gente que acredita que existem outros meios. Presumindo que foi esse seu caso, eu seguiria para a reinstalação do sistema, dessa vez tentando manter ele saudável e observando se foi algum programa instalado que originou o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!