Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Aircooler para edição de fotos e vídeos


Posts recomendados

@mineirimbb

7 horas atrás, mineirimbb disse:

Um aircooler é mais indicado que um WC selado para edição de vídeo e fotos? 

Sim, air coolers sempre são mais indicados do que AIOs para qualquer atividade exceto OC pesado.

7 horas atrás, mineirimbb disse:

Um Noctua NH D15 segura bem a temperatura? Não há perigo de entortar ou danificar a placa-mãe? 

Coolers tipo torre de qualidade hoje vem com sistema de fixação com backplate de metal. Isso impede que haja qualquer dano à placa-mãe em decorrência do peso do cooler. Os noctua são ótimas opções, mas se quiser economizar e quiser algo de alta qualidade, procure o Scythe Fuma 2 (melhor) e o Scythe Ninja 5 (segundo melhor). Eles custam de 300 a 400 reais e são silenciosos, tem alto fluxo de ar e excelente performance, de quebra cabem em qualquer gabinete tipo torre que não seja slim.

 

Se optar pelo Noctua, observe se a altura máxima de cooler para CPU de seu gabinete é compatível com a altura do modelo de cooler escolhido. Ambas informações você encontra no site dos respectivos fabricantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Bom case. Só achei um pouco caro. Por esse preço não devia nem ser filtrado, devia ser auto limpante! rs...

Compare com os cooler master, lian li, nzxt e thermaltake especializados em airflow. Os CM que tenho visto tem painéis micro perfurados que devem reter bem a poeira e eu prefiro perder uns poucos graus de desempenho de arrefecimento do que ter que ficar limpando por dentro, que seja só as ventoinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Esse tem filtro em todas as áreas. Eu usava um NZXT H710, mas tem um detalhe que é o painel frontal rígido. O ar só entra pelas laterais (e tb tinha filtros). Esse da Corsair não tem o painel frontal além de ter mais três na lateral direita. 

Eu também não quero sujar o interior (fora a preguiça de limpar), então na frente do filtro coloco aquele tecido que vai na caixa de som. Filtra que é uma beleza! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mineirimbb disse:

@WOZ Dods Esse tem filtro em todas as áreas. Eu usava um NZXT H710, mas tem um detalhe que é o painel frontal rígido. O ar só entra pelas laterais (e tb tinha filtros). Esse da Corsair não tem o painel frontal além de ter mais três na lateral direita. 

Fala de painel frontal fechado? Pois é, esse é o pior tipo de case que se pode comprar, pois por mais que tenha furações na lateral o fluxo deixa de ser livre e o desempenho cai bastante. O da corsair parece bom nesse sentido. Minha preocupação é só de acumular poeira demais, mas só saberia como funcionam os filtros dele se pegasse nele para ver. Já procurou reviews dele no youtube para entender como são dispostos os filtros? Isso ajuda muito a decidir na compra.

2 horas atrás, mineirimbb disse:

Eu também não quero sujar o interior (fora a preguiça de limpar), então na frente do filtro coloco aquele tecido que vai na caixa de som. Filtra que é uma beleza! 

Já fiz algumas modificações em gabinetes mal filtrados e nada foi mais bem sucedido do que meia calça. Colei em alguns painéis frontais de clientes e depois é até mais fácil de limpar por não grudar tanto na poeira quanto espuma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Vi ele no Gamer Nexus. Só não tem filtro no cooler traseiro. Você comentou sobre gabinetes CM. Achei um interessante - SL600M. Gabinete bonito com uma proposta interessante (ainda não sei se funcional). Dissipação estilo chaminé: dois cooler de 200mm na parte de baixo jogando o ar pra dentro e dois no topo tirando ele. A teoria é boa: o ar frio vai percorrer todo o Gabinete. Não tem coolers na frente ou atrás. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Já vi alguns assim e seria bom ver reviews para entender o quão eficaz o estilo é. Para a GPU já aviso que será ótimo. Quando mencionei CM estava falando mais específicamente desse: 

Gabinete Cooler Master MasterBox MB511 RGB, Mid Tower, 4 FANs, Lateral em Vidro - MCB-B511D-KGNN-RGB

 

Gosto muito da qualidade de fabricação dele (sou fã de CM). Não é nada inovador como o que citou, sendo que fiquei até curioso, farei questão de ler/ver teste dele depois.

https://www.tomshardware.com/reviews/cooler-master-mastercase-sl600m-case,5925.html

https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3384-cooler-master-sl-600m-review-thermals-build-quality-noise

 

Estou jogando um jogo chamado PC Bulding Simulator. Parece bobinho, mas é até divertidinho, especialmente se tiver qualquer comparação com o desempenho térmico real dos gabinetes. Dá para ver os modelos 3D e formas de abertura e fechamento de cada gabinete, posição de instalação de coolers e reservatórios, tudo que tem direito. Você se perde e apaixona com coisas que nunca viu. Recomendo muito que experimente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods até jogaria mas vendi meu micro pra comprar outro e o note que tenho no momento uso no nome office e não da pra instalar nada... Até mesmo porque é um i5 de terceira geração com 2 Gb de RAM rs. 

Ah quem sabe você sabe responder. Se fizer  push ans pull usando apenas o radiador (imagine se fosse um WC custom mas sem o WC, apenas o radiador e os fans) melhora o fluxo de ar? Pega um gabinete com três fans na frente. O push and pull vai fazer com que as fans joguem mais ar dentro do gabinete? E devido às fans estarem mais próximas da placa-mãe e GPU (já que a distância deles irá diminuir) isso também ajudará na eficiência, resfriando mais? 

Em 27/10/2021 às 10:31, mineirimbb disse:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, mineirimbb disse:

Ah quem sabe você sabe responder. Se fizer  push ans pull usando apenas o radiador (imagine se fosse um WC custom mas sem o WC, apenas o radiador e os fans) melhora o fluxo de ar? Pega um gabinete com três fans na frente. O push and pull vai fazer com que as fans joguem mais ar dentro do gabinete? E devido às fans estarem mais próximas da placa-mãe e GPU (já que a distância deles irá diminuir) isso também ajudará na eficiência, resfriando mais? 

Não entendi o que você quis dizer. O radiador sozinho não justifica instalar em push n' pull. Ele vai reduzir o fluxo de ar, não aumentá-lo, mesmo com o dobro de ventoinhas. Se quiser maior fluxo de ar aumente a velocidade das ventoinhas já existentes no gabinete ou modifique o painel frontal se ele for fechado. Se o radiador pertencesse a um sistema de WC aí isso reduziria a temperatura da CPU, mas ainda aumentaria a temperatura do sistema se fosse instalado no painel frontal, por isso considero ideal instalar no painel superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Entendo. Eu olho a estética como fator na escolha também. Afinal, se vou pagar 800+ reais por um produto ele não pode parecer um caixote. Eficiência e qualidade são mais importantes. O meu é o TT Core X31 e parece uma geladeira de grande, mas é imponente, parece mais um servidor. Se ainda tivesse 5 HDs em uso acharia ainda mais bonito, pois combinaria muito com ele. Não dispenso o vidro fumê, nem as ventoinhas azuis que transparecem pouco. Melhor case que já usei em uma montagem, pena ser obsoleto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Acabei me decidindo pelo CM H500M. Tenho duas ventoinhas de 200mm NZXT que fiz uma ligação numa fonte dessas de celular. Como estou sem nada coloquei uma em cima da outra simulando a posição do gabinete e o fluxo de ar que elas geraram vai além do tamanho do gabinete (e sem ruído). Tenho na caixa 3 sickeflow de 140mm da CM e vou colocar duas no topo e uma atrás - deve ser mais que suficiente pra retirar o ar quente. 

Aproveitando você disse que usa meia calça como filtro. Tem alguma marca específica? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2021 às 22:10, mineirimbb disse:

@WOZ Dods Acabei me decidindo pelo CM H500M. Tenho duas ventoinhas de 200mm NZXT que fiz uma ligação numa fonte dessas de celular. Como estou sem nada coloquei uma em cima da outra simulando a posição do gabinete e o fluxo de ar que elas geraram vai além do tamanho do gabinete (e sem ruído). Tenho na caixa 3 sickeflow de 140mm da CM e vou colocar duas no topo e uma atrás - deve ser mais que suficiente pra retirar o ar quente. 

Entendi zero da primeira frase, pois na minha cabeça você está "testando" as ventoinhas? Seu gabinete está tão repleto que não dá para ligar nele para testes?!?!??!

Segunda frase confusa também. Sem instalar no gabinete não consigo imaginar qual será o ruído real, pois o maior ruído é gerado ou por vibração ou por passagem do ar pelos orifícios, então só ligar a ventoinha não vai lhe ofertar qualquer perspectiva de como ela vai operar. Inclusive é por isso que sempre procuro mais de uma review de cada ventoinha. Afinal, em dois gabinetes diferentes as perspectivas de ruído mudam muito.

Siceflow é um querido para mim. Já montei PCs para servidor bem silenciosos, que ficavam sob mesas de reunião, com essa linha de produtos. Acho perfeito se bem empregado, resta apenas preservar o controle de velocidade. Sob onde vai posicionar, sem entender o coeficiente TOTA não dá para aconselhar. Colocar 3 ventoinhas de 140 mm, de alto airflow, para outtake quando se tem duas, no máximo três, de baixo airflow para intake me soa meio insensato. CLARO que dá para balancear tudo usando HUBs como o FH-04 que sempre indico, mas raros são os colegas que vão se empolgar em testar e fazer experimentos em casa para encontrar o verdadeiro ponto de equilíbrio. Se você pretende criar uma situação de disparidade (140 pra outtake e 120 para intake), gaste um tempo tentando conciliar as duas coisas, e também observe ao longo dos dois primeiros meses se será formada alguma camada de poeira nas arestas do gabinete. Zero poeira nas arestas significa fluxo positivo, o que é ruim, péssimo. Muita poeira significa airflow muito negativo. Balanceie esse coeficiente, pois um ou dois graus a menos na CPU não justifica ter que aumentar seu ciclo de manutenção. Em pouco tempo trabalhando com excesso de poeira você terá a perda desses poucos graus e muito mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Ok, parece que nesse assunto você entende muito também! 

Esses coolers da Corsair tem altíssimo CFM e todas as reviews que vi "dizem" que é muito silencioso.:

https://www.pichau.com.br/ventoinha-corsair-ml140-pro-led-branco-140mm-co-9050046-ww

Gabinete Corsair 5000D Air flow - é possível colocar dois desses na frente e dois no topo (até pelo preço dele está muito bom, promoção comparado ao de 120mm). Por ter alto CFM compensa mais (e tem menos ruído) que um CM Sickeflow? Estava vendo e ele tem bem menos pressão do ar e 30 CFM menos que o da Corsair.

Alem desses de 140mm á pra colocar mais três de 120mm na lateral e um no fundo. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mineirimbb disse:

Esses coolers da Corsair tem altíssimo CFM e todas as reviews que vi "dizem" que é muito silencioso.:

Ele é bom sim, mas observe que em altas rotações ele é bem ruidoso. Para certas aplicações terá seu valor, mas para um bom airflow e ainda com redução de custo, recomendo os da Scythe mais uma vez:

 

140mm:

Cooler para Gabinete Scythe Kaze flex 140mm PWM, KF1425FD18-P

Cooler para Gabinete Scythe Kaze Flex 140, 140mm 1800 RPM, KF1425FD18S-P

Ambos oferecem 100 CFM a 26 Db

 

 

120mm:

Cooler para Gabinete Scythe Kaze Flex 120mm 800 RPM, SU1225FD12L-RD

Cooler para Gabinete Scythe Kaze Flex 120mm Black, 1500 RPM, PWM, KF1225FD15B-P

Cooler para Gabinete Scythe Kaze Flex 120 RGB, 120mm 1.200 RPM, SU1225FD12MR-RH

 

De corsair que achei bom por um preço justo foi esse:

Kit com 3 Cooler FAN Corsair AF120, 120mm, LED, Branco - CO-9050082-WW

 

 

1 hora atrás, mineirimbb disse:

Gabinete Corsair 5000D Air flow - é possível colocar dois desses na frente e dois no topo (até pelo preço dele está muito bom, promoção comparado ao de 120mm). Por ter alto CFM compensa mais (e tem menos ruído) que um CM Sickeflow? Estava vendo e ele tem bem menos pressão do ar e 30 CFM menos que o da Corsair.

Alem desses de 140mm á pra colocar mais três de 120mm na lateral e um no fundo. 

Faça assim, tente concentrar suas ventoinhas de intake mais na parte de baixo do gabinete. Se não for preencher todos os pontos de instalação. Use um FH-04 para as de intake e outro para as de outtake.

As de saída concentre na parte de cima do gabinete, se possível mais ao fundo dele do que próximo do tampo frontal.

 

Essa questão dos CFM e pressão tem sua importância, mas nem sempre são 100% confiáveis. Já vi alguns fabricantes lançarem modelos declarando certos valores e na hora de testar as medições independentes não concordarem. No geral se você vai poder usar poucas ventoinhas, ou realizar OC, maiores CFM e pressão serão muito bem vindos, mas se vai usar várias não precisa se preocupar tanto. 

 

 

Se você empolgar demais já já vai estar estudando placas TEC e outras maluquices do tipo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Só por não ter LED é bem mais barato! E aparenta ter mais eficiência e é bem mais silencioso. Parece ter também a proteção de borracha onde vai os parafusos para não vibrar. Achei melhor que da Corsair. Quanto aos de 120mm esses da Corsair são suficientes para a parte lateral (serão três). Não são barulhentos mesmo em alta rotação. Tenho problema no ouvido e se as ventoinhas começam a rodar no máximo fazendo aquele barulho fino parece que tem uma faca dentro da minha cabeça.

Para onda parte de trás vou pegar um Corsair com mais CFM, pois ele vai ficar de frente com o Noctua N15. 

53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se você empolgar demais já já vai estar estudando placas TEC e outras maluquices do tipo

A parte que mais gosto da montagem é a refrigeração! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, mineirimbb disse:

A parte que mais gosto da montagem é a refrigeração! 

A parte que eu mais gosto é desembalar componentes que nunca manuseei, unboxing como chamam hoje. Caixas de placas de vídeo são as mais divertidas, especialmente as parrudas. 

Gabinetes novos diferentes também são muito divertidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!