Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Trabalho em uma empresa que tem muitos switches e VLANS próprias para cada tipo de serviço.

possui algum programa ou comando no SO para descobrimento de MAC, VLAN, servidor dhcp...?

quero dizer conectado no ponto de rede em questão.

alguns testadores de rede tem essa função, porém são muito caros.

se tiver essa utilizade para algum sistema linux ou windows eu gostaria de saber, vai me ajudar muito.

agradecido.

• Membro VIP
Postado

MAC, DHCP, etc você pode descobrir ao conectar um dispositivo na rede, não são necessárias ferramentas extras.

No caso da VLAN, em alguns casos ela fica transparente porque fica atrás da porta do switch, que pode simplesmente bloquear um pacote quando configurado para a VLAN. Quando não existe bloqueio, é possível localizar pacotes usando programas de inspeção de pacotes, mas é algo que leva certo tempo para obter os dados e muitos programas deste tipo são pagos.

• Curtir 1
Postado

Gostaria de uma ferramenta que eu pudesse descobrir qual porta no SWITCH estou conectado, qual switch da pilha, tanto quanto a VLAN.

Ajuda na parte do suporte de ativar pontos desabilitados e trocar as vlans via ssh.

não preciso necessariamente inspecionar outros pacotes, somente do ponto em questão.

a propria regra da VLAN pode impedir o descobrimento dela  mesma?

Ex: vlan 500

Postado

sabe pelo menos a marca do switch?
se for cisco, tente algum programa que use o protocolo cdp. caso esteja habilitado no no switch

ou tente algum programa que use lldp para outras marcas

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Lightfury no caso é heterogêneo, ou seja marcas distintas. Geralmente utiliza uma marca por causa do gerenciamento, se bem que existem marcas que utilizam aplicativos semelhantes, pois o a base é a mesma.

Postado

@Lightfury Olá amigo, tudo bem?

Em questio rede local, existe alguns aplicativos que faz o scan da rede e você consegue identificar S.O, IP, MAC dos ativos da rede (computador, wifi, roteadores), um exemplo que utilizo em clientes é o LAN SWEEPER.

Em quesito switch gerenciável, se todos os seus switchs forem gerenciável, verifique o protocolo LLDP (link layer discovery protocol) este protocolo faz a comunicação entre os switchs para que eles informem entre se o MAC,PORTA CONECTADA E VLANS (o detalhamento de informações depende de switch pra switch)

Att;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!