Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal Bom dia!

alguém poderia me ajudar a entender sobre? Tenho uma fonte aqui e o cooler ta ruim. Queria saber qual comprar pra trocar ja abri a fonte e tal esta fácil o problema é que o cooler tem 2 pinos ele tem led um fio 3 volta pra ele mesmo e liga o led. Ai na net só acho com 3 pinos ou 2 pinos sem led. Queria um com led se fosse possível.

também não quero usar o proprio cabo da fonte pra ligar o fan porque se não irei perder outros conectores como sata.

Minha fonte é uma Mymax 500w o fan é esse aqui em anexo.

A duvida é o modelo mesmo e os pinos porque se tem 3 pinos um pino fica de fora acho que nem da encaixe ou ele liga o led mesmo faltando um pino?

Obrigado desde ja.

WhatsApp Image 2021-11-02 at 14.01.56.jpeg

WhatsApp Image 2021-11-02 at 14.02.06.jpeg

Postado

@bahL2 Se tiver conhecimento em solda, pode comprar um desses fans com 3 pinos, remove o cabo original dele.

Pega o cabinho original desse fan ai e coloca no fan novo, seguindo a mesma orientação, Vermelho para Positivo e Preto para Negativo.

Assim vai funcionar tanto Led quanto fan.

Uma melhor opção seria mesmo é abandonar essa fonte da Mymax, a marca já não é boa, ficar com ela é um risco para seu PC.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Muito Obrigado pela atenção amigo! entao se eu tivesse condições até compraria outra fonte. Mas irei doar esse PC e ja gastei bastante com ele a fonte esta boa abri ela hoje limpei os capacitor estão bom tudo ok só o fan que irei trocar porque ele ta fazendo barulho ta vibrando acho que o tempo dele de vida ja se foi. faz tempo que tenho essa fonte. Entao decidi trocar o fan da fonte só pra não ficar fazendo barulho por um novo pra ficar ok.

Com fonte ja gastei com o meu kkkk quando comprei e gastei 1 mês atrás pro PC do meu irmão peguei uma da gamemax gm550 la se foi minha cota kkkk como irei doar o PC e a fonte ta ok a troca do fan ja basta pra situação.

Eu tenho solda aqui sim. Se acredita que nunca usei kkkkk

é mt perigoso só cortar os fios e enrolar eles? sem solda? ou recomenda solda mesmo? eu tenho fios até pra testar aqui numa boa sem fazer caca com o fan testar antes kkk

Acho que seria uma boa pois o fio aqui preto e vermelho do antigo ta bem explicito ai eu só ligo no novo nas cores correspondentes é isso mesmo certo?

Obrigado!

@Elder Nauvirth Ah outra questão e os fan que os fios veem todos pretos? como vou saber qual é o terra e qual é o vermelho? rsrs

• Curtir 1
Postado

@bahL2 Melhor é com a solda direto na placa, fica mais limpo a troca de cabo dos fans.

Uma boa é testar sim em outros circuitos, até porque o local onde vai soldar esses fios na placa é apertado e tem os contatos pequenos, se encostar em algum canto errado pode não funcionar.

Uma boa também é colocar um pouco de estanho nos contatos que vai usar, e vir com o fio por cima, ai coloca o ferro de solda e quando ele fixar, você deixa ele ali quietinho.

Na placa do fan é para ter o simbolo de + e -, você vai seguir essa orientação na hora de soldar, caso o novo fan não seja fios coloridos.

Já se o novo fan tem fios coloridos, é exatamente isso, o vermelho fica com o vermelho do cabinho original, e o preto vai com o preto, se tiver algum fio amarelo ou verde, ignora ele.

Uma outra coisinha que esqueci, o fan precisa ser de 120mm também, 12cm.

Postado

@Elder Nauvirth Obrigado! acho que vou usar direto no fio do antigo tenho medo de estragar a placa kkkk eu to procurando usn fan aqui depois retorno pra dizer ok Sim eu to procurando um do mesmo tamanho ele é de 140mm esse aqui. Inclusive tenho de 120mm em casa aqui foi assim que percebi que era maior ai medi e deu 140mm esse modelo de fonte tem pra 140mm também. Só não entendi sobre os fios pretos do fan. como vou saber qual é positivo e negativo?  e os demais que ignora? kkkkk 

• Curtir 1
Postado

@bahL2 Certo, então o fan é 140mm, o novo fan precisa ser do mesmo tamanho para conseguir fixar na carcaça da fonte.

Sobre os fios.

Quando é todos pretos, tem marcação no fio, o que eu sempre segui é o fio que tem um tracejado seria o Positivo, e o que é todo preto, é o Negativo.

Você pode testar, queimar não vai, o máximo que ocorre é não girar, até porque esse fan é 12V.

Os demais que será ignorado não vai ter função para eles no circuido da fonte, o Amarelo seria o controlador de rotação, não faz sentido usar ele, até porque a fonte não precisa disso, e teria um Azul, que vem nos fans tradicionais que é o controlador PWM, mas também não usa.

Postado

@Elder Nauvirth Entendi! no caso desse cooler por exemplo::: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1944711980-cooler-fan-RGB-galaxy-12v-preto-140mm-rise-mode-_JM?matt_tool=34055620&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413817&matt_ad_group_id=125984298397&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539354956989&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=114079028&matt_product_id=MLB1944711980&matt_product_partition_id=1457958510407&matt_target_id=aud-329638142375:pla-1457958510407&gclid=Cj0KCQjww4OMBhCUARIsAILndv7QYBt4LKc-SR9XpolOLCjolMH8B6ws3kqvtEg3tLWHTbBJItNVYMIaAohmEALw_wcB

Ele tem o fio cinza pintado listrado é o positivo nesse caso esse vem com o molex ai no caso posso cortar onde ta os 3 pinos e ou também usar a entrada do molex que ja tem o positivo e negativo é isso mesmo?

Esse é o cooler que tenho em casa eles estão marcados de cinza seriam os fios positivos?

Nesse caso aqui eu cortaria o de 3 pinos porque é mais fácil de saber porque so tem 1 pintado de cinza.

WhatsApp Image 2021-11-02 at 16.11.04 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-11-02 at 16.11.04.jpeg

• Curtir 1
Postado

@bahL2 Esse fan tem 2 conectores, um é alimentação para fazer o fan girar, o outro é aRGB, para conexão especifica.

Você pode usar os fios do molex, ou o conector e 4 Pinos, mas não o de 3.

Você pode tirar os cabos de alimentação, seguindo o cabinho de que tem 4 fios e colocar o fio do fan antigo no lugar.

O cabinho que tem 3 Pinos que é aRGB ele fica para controlar a cor dos leds, se cortar, pode inviabilizar o uso dos leds do fan.

Se o fan antigo dessa fonte for de cor única, você pode, se tiver como claro, substituir por um fan novo de cor unica, que terá apenas 1 único cabo que alimenta o fan.

Postado

@Elder Nauvirth Ahh agora entendi esse fan que tenho sim ele é ARGB esse 3 pinos é que controla isso hahaha eu vou pegar um similar ao do link que mandei pra ficar mais fácil pra mim com molex ou 4 pinos. Muito Obrigado pela ajuda. Quando tiver novidade volto aqui.

Bom feriado! o/

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Tava vendo por ai vou pegar esse fan> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2071364769-cooler-fan-frost-140mm-14cm-aerocool-led-RGB-gamer-gabinete-_JM

Da certo fazer a conexão? pensei em usar a propria ponta do molex cortar a do molex e grudar na de dois pinos do fan. Vi na net que ele acende o led apenas se ligar um ou outro que não precisa ligar na placa-mãe.

Obrigado!

• Curtir 1
Postado

@bahL2 Estava pensando aqui nisso do fan.

Você pode se orientar na hora de soldar usando o molex.

Note que o conector molex usa apenas 2 conectores de alimentação, e os fios dele já vai para o local certo do conector de 3 pinos e depois segue para a placa central, você pode seguir eles até a placa do fan para soldar o cabinho do fan original da fonte.

O pino do canto é 12V, e o pino do meio é Negativo, seguindo a mesma orientação, o conector de 3 Pinos vai dar pino 1 12V, o 2 Negativo, e o 3 controle de rotação.

Se ainda surgir duvidas antes mesmo de fazer, pode voltar a questionar.

Postado

@Elder Nauvirth **-** Sim isso mesmo pensei isso kkkk que como tem o molex ele ja separa o positivo e negativo e pensei em cortar ele ali kkkkk Aham pode deixar eu comprei o fan aqui esperar chegar ai ja vou fazer esse role. Muito Obrigado pela ajuda, quando eu for mexer com certeza pergunto pra confirmar antes **-**

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth **-** vai dar! kkkk hm tendeu vou prender com solda pra não soltar quando chegar se me explica esse role ai kkkkk vou até fazer videozinho depois de dando vida a 755 e arrumando as peças que tava ja. porque até uma fonte dessa barata generica ta caro Oo Obrigado! o/

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@bahL2 Pode cortar tanto entre o molex e o conector de 3 Pinos, quanto os dois primeiros fios do conector de 3 pinos.

No caso de cortar 2 do conector, pega os mesmos a qual vem o do molex, os fios que batem no 1 e 2 apenas.

Cortado pode sim testar, não precisa nem usar o mesmo conector de antes, pode ser colocando direto no molex da fonte para ver se liga.

No conector de 3 pinos, apenas 2 será igual esse da imagem:

cabo_adaptador_molex_3_pinos_femea_f_par

Ou o positivo está no meio, ou está na ponta.

Atente-se que na imagem de exemplo, aquela parte que tem tipo duas perninhas está virada para baixo, então é uma boa seguir a mesma orientação na hora de cortar os fios.

Se você cortar todos os 3 fios por engano, não se desespere liga os fios do fan para testar em 5V ou 3.3V da fonte, são tensões mais fracas que a 12V, faz o fan girar mais devagar.

Postado

@Elder Nauvirth Ah beleza entendi! entao posso ja cortar os dois fio que ta no molex e testar. No caso pra eu saber qual é positivo isso? E também não tem perigo de queimar nada? kkkk ai no caso eu posso conectar direto na placa da fonte que vou usar o ventilador pra ver se é o certo? não tem perigo algum também? de eu explodir nada ou queimar nada rsrs

Postado
4 minutos atrás, bahL2 disse:

No caso pra eu saber qual é positivo isso?

Pode.

Mas também pode seguir a orientação do molex, o primeiro fio que está no numero 1 é Positivo ou Negativo, vamos supor que é o Positivo, visto que esse pino vai no amarelo da fonte.

O do número 2 é o negativo.

5 minutos atrás, bahL2 disse:

E também não tem perigo de queimar nada?

Liga em 5V, a chance de queima é baixa.

Em 12V ele não vai rodar se ligar errado, mas também não queima.

6 minutos atrás, bahL2 disse:

ai no caso eu posso conectar direto na placa da fonte que vou usar o ventilador pra ver se é o certo? não tem perigo algum também? de eu explodir nada ou queimar nada rsrs

Não precisa ligar direto na placa da fonte, pode usar algum conector molex da fonte para testar, o sentido é o mesmo.

Mas, sim, colocando aquele cabinho do fan original da fonte, pode sim ligar na placa central da fonte e testar sem problemas.

Só não deixe nada metálico encostando nas soldas embaixo da placa da fonte, se deixar, ai sim queima.

Postado

@Elder Nauvirth E aii! ja liguei aqui kkkk fiz do jeito que queria pra fica mais fácil e segui seus conselho eu ja liguei no cabinho do velho. Ele ligou normal ja na fonte coloquei o cabo do velho e liguei na fonte e acendeu e girou o problema é que achei o ar fraco Oo parece que direto no molex ele tava mais forte acho eu não deixei mt tempo porque não sei né então desliguei. Eu posso colocar desse jeito ou faço algum outro tipo de ligação pra ver sobre a velocidade? Ah e bem que se disse pra soldar os fios se soltam mt facinho kkkk agora entendi ou botar fita por exemplo e soldar também eles se soltam com facilidade

Obrigado!

@Elder Nauvirth 312037865_WhatsAppImage2021-11-12at17_03_15.thumb.jpeg.be56ed36a463d4deb10aaab85a1c8c67.jpeg aqui como fiz a ligação e pluguei na fonte que vou usar o fan ja

E realmente o o amarelo que dava na ponta da fan ja era o positivo só cortei e liguei no vermelho do velho fan uashuahsuhaus

Postado

@bahL2 Ligado direto na fonte é para ser mais rápido, bom, o importante é estar funcionando, pode ser que a fonte passe uma corrente menor para o conector do fan, ai fica levemente mais fraco.

Agora para soldar direto na placa é melhor, pois evita soltar e não fica um cabo grande.

Esses fios que vai até o conector de 3 pinos e saem para ir até a fan é a mesma.

O fio que no molex fica no 1 segue igual até a placa.

• Curtir 1
Postado

@bahL2 Mesmo com a rotação baixa, sim, refrigera.

Creio que sim, se a fonte necessitar ele aumenta.

Você pode fazer um teste, solda tudo certinho e deixa montado, e usa a fonte com algo, nada muito que necessite tanto de energia, deixa por um tempo, e vê como está a rotação do fan.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Ahh blzinha! Entendi! valeu cara! **-** eu vou fazer as paradas certinho aqui e volto pras finais hahaha agora ficou mais fácil que entendi os fios e que não queima e etc kkkk Muito Obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!