Ir ao conteúdo

frequência das memórias ram, e suas compatibilidades

Ir à solução Resolvido por kaio_lima.oficial,

Posts recomendados

Postado

Meu processador é um Ryzen 5 5600g que aguta até 3200mhz, posso usar uma memoria ram de 3600mhz?

Obs:minha placa-mãe e uma B550m aorus elite 

Postado
19 minutos atrás, Danil0 disse:

Meu processador é um Ryzen 5 5600g que aguta até 3200mhz, posso usar uma memoria ram de 3600mhz?

Se você colocar memórias com uma frequencia maior que o seu controlador consegue enviar elas vão funcionar abaixo da frequencia máxima que as memórias poderiam atinigir.

• Solução
Postado
2 minutos atrás, Danil0 disse:

@kaio_lima.oficial mais isso não danifica meu processador ou placa-mãe certo?

não danifica nada mano a única coisa que vai acontecer é o seguinte tu bota uma frequência maior que a estipulada ele só vai puxa o que ele precisa o resto será descartado explicando de uma forma bem simples.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado
54 minutos atrás, kaio_lima.oficial disse:

não danifica nada mano a única coisa que vai acontecer é o seguinte tu bota uma frequência maior que a estipulada ele só vai puxa o que ele precisa o resto será descartado explicando de uma forma bem simples.

Hã? Frequência não é igual água que você consegue encher o balde o restante transborda, ou é uma frequência ou é outra.

1 hora atrás, Danil0 disse:

Amigo, DDR4-3200 é o padrão JEDEC que seu processador suporta, isso não quer dizer que ele não pode trabalhar em outras frequências, só quer dizer que ele é certificado para operar em 3200MHz. As memórias vendidas por aí de 3600MHz, 4000MHz, 4400MHz, e todos essas valores altos, funcionam nessas suas frequências através do perfil XMP (Extreme Memory Profile), que é reconhecido como um overclock pela placa-mãe ou processador, como se fosse um "boost" para a memória. Essas mesmas memórias geralmente vão operar entre 2133MHz e 2666MHz no modo JEDEC, então se você não ativar o XMP na BIOS na primeira vez que iniciar seu PC, nunca terá acesso à alta frequência. 3600MHz é praticamente garantido para processadores Ryzen 5000, muitos deles operam até acima de 4000MHz sem nenhum problema.

• Obrigado 1
Postado
12 minutos atrás, Leonardo Razz disse:

@GuilhermeGB Quem limita a frequência do processador é a memoria ou a placa-mãe?

O controlador de memória fica no processador, logo ele é o principal responsável por limitar a frequência máxima que seu sistema consegue atingir. Processadores com chips mais refinados, suportarão frequências maiores. Mas a placa-mãe pode atrapalhar na compatibilidade também, pois ela vai interferir na comunicação entre processador e memória RAM, por isso é comum ver problemas de compatibilidade entre memória e placa-mãe em algumas versões de BIOS. A construção elétrica da placa também pode influenciar em clocks bastante elevados (4000+++MHz).

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!