Ir ao conteúdo

LM393 Não funciona. Em que é diferente do LM324?

Ir à solução Resolvido por Flávio Pedroza,

Posts recomendados

Postado

Caros colegas,

Estou fazendo um pequeno sistema para monitorar uma temperatura com Arduino. Trato o sinal de um PT100 fazendo passar por ele uma corrente de 1mA e então coloco a diferença de tensão para ser ampliada por um amplificador operacional. Fiz um protótipo usando um LM324 e funcionou perfeitamente. Mas para fazer a placa usei um LM393, por ser menor. Ele tem só 2 amplificadores, enquanto que o LM324 tem 4. Mas não funcionou. Peguei outro LM393 e coloquei na protoboard e não funciona de jeito nenhum!!! Alimento com 10V no pino Vcc+, Zero no Vcc-, 2.5V no VIn- e 4.0V no Vin+. A saída permanece zero!!!  Fiz novamente o mesmo teste com o LM324 e funciona perfeitamente. Alguém pode me dizer porque o LM393 funciona diferente do LM324 para essa aplicação tão simples?

Detalhe: para simplificar o teste, não utilizei realimentação em nenhum dos dois CIs, para ver a saída próximo ao Vcc+. Mas no 324 funciona e no 393 não.

PS: Sou mecânico, então não tenho nenhuma intimidade com as funções de cada CI. Para mim, que uso esses componentes em aplicações sem oscilações, só para fazer operações mesmo, achava que todos Amp.Op. deveriam funcionar mais ou menos da mesma forma.

Abraços

• Curtir 1
Postado

Conforme o amigo @Flávio Pedroza já disse o LM393 é coletor aberto. 

Com ele você pode alimentar a carga pelo negativo, ou usar um resistor de pull up com um transistor por fora. 

Para não ter que fazer modificações na sua placa e projeto, você pode usar o LM358 que é um ampop igual ao LM324 mas tem a mesma pinagem do LM393. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

... portanto não use o lm393 como amplificador.. use apenas como comparador que é sua descrição no datasheet

Sobre o projeto com pt100, se achar que deve fala + sobre ele. Talvez (talvez) exista a possibilidade de você ler seu sinal direto com o arduíno evitando assim os erros que um estágio adicional proporciona.

8169b0b9893d7b52d72e047b54223c34a5384354

21 horas atrás, Carlos Eugênio Laurent disse:

esse da sua solução é a 3 fios. O meu, apesar de ter somente 2 fios

Perceba o contato entre 2 fios. Neste caso mesmo sendo de 3 ele age como 2 onde teoricamente se você colocar o de 2 deve dar o mesmo resultado. Talvez o cara do exemplo colocou o de 3 por ser o mais usual.

... e agradeço por não falar + sobre o projeto pois acho que não poderia me envolver mesmo pois não tive contato direto com pt100 😁... brinc. claro... tamo aqui pra ajudar 🙃

• Curtir 1
Postado

@Flávio Pedroza como é bom ouvir quem sabe das coisas. Vocês fazem parecer tão fácil. Obrigado Flávio. Agora funcionou, embora não como eu desejasse, pois esse ampop é só um comparador mesmo. Eu não sabia. Vou ter de trocar. Mas com essa sua explanação e mais a do @Renato.88 , resolvi meu problema e ainda aprendi mais alguma coisa. Abraços a todos vocês.

@.if Excelente dica para o PT100. Porém, esse da sua solução é a 3 fios. O meu, apesar de ter somente 2 fios e necessitar de uma ponte de wheatstone, a precisão é boa. A curva do PT100 é ajustada no código do arduíno e bate certinho com a curva teórica do resistor.  Mas essa sua sugestão certamente será seguida em projetos futuros, pois é bem mais simples. Mas não é mais em conta. Um PT100 a 3 fios é bem mais caro que o 2 fios.

Abraços.

@Renato.88 Excelente!!! Vou trocar para o 358. Obrigado pela dica.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!