Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro no debian ao dar apt-get update (Sem repositorios)


Senpia Kkj

Posts recomendados

Opa então e simples porém complicado, instalei o debian ontem no notebook de meu parente e ao primeiro problema foi a placa de rede sem fio não funciona.

 

o debian ficava preso na parte "configurar rede" (eu estava com cabo Ethernet conectado). e não saia

eu instalei o debian sem conexão e apos a instalação eu conectei o cabo Ethernet e fui instalar o basico que meu parente usa.

Notei uma diferença no desempenho por ser bem inferior ao windows 8.1, abri o terminal e fui dar o comando "sudo apt-get update" e em seguida um erro veio

notei que poderia ser os repositorios por no erro estava dando que estava procurando atualizações no "Cdrom".

 

fui tentar ir no /etc/apt/source.list/ e o debian me deu Permissão negada mesmo eu estando com user root

como posso fazer para atualizar o repositorio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Senpia Kkj Boa tarde!
Deve ter mais coisa errada aí, o desempenho do Debian é para ser melhor do que o do Windows 8.1...
Tente reinstalar o Debian seguindo passo a passo esse tutorial, creio ser mais fácil do que tentar ficar corrigindo esses erros um por um:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Senpia Kkj Não, ficará apenas um Debian.
No máximo que pode acontecer é, caso o sistema esteja em UEFI e criar mais uma partição EFI ao instalar o Debian novamente (sem apagar/reutilizar a partição antiga), pode ser que apareça dois "Debians" na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim entendi, mas há um problema no notebook.

A placa de rede sem fio dele esta estragada, ele e usado com um cabo Ethernet

sempre quando tento instalar ele com o cabo Ethernet conectado o instalador do debian fica preso na parte "Configurar rede", sem o cabo ele passa pois não há conexão.

Tem alguma maneira sem tirar a peça de eu conseguir instalar com o cabo conectado?

porque sem a Internet vejo que ele não instala todos os drivers alem de pacotes e o /apt/source.list

vem sem repositórios, sendo assim o apt não funciona 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Senpia Kkj Eu removeria a placa de rede sem fio, pois ela aparenta estar interferindo no desempenho do computador e na instalação do Debian. Já que ela não funciona, não custa nada remover, bastando apenas retirar um parafuso e o(s) cabo(s) da antena Wi-Fi (recomendo isolar a ponta desse(s) cabo(s) com fita adesiva após a remoção da placa). Em notebooks que tem tampas de acesso para alguns componentes sem precisar desmontar inteiro, a placa Wi-Fi ficará em uma delas. Só recomendo retirar a bateria do notebook antes de remover a placa, embora eu acredite que não tenha problema manter a bateria conectada nesse caso.

Ademais, se o dono do notebook é iniciante em Linux, não recomendo Debian por ser uma distro meio avançada... Para novatos recomendo Linux Mint Cinnamon. Já terá desempenho melhor que Windows 8.1, mas caso o notebook seja realmente muito fraco, podes tentar Linux Mint XFCE ou MATE, ou instalar outro ambiente gráfico manualmente depois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...