Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não ligando (e cooler não rodando) pode ser processador danificado?


Posts recomendados

Boa noite,

 

Estou com um problema sinistro que não consigo concluir o que pode ser.

Meu computador é relativamente novo, tem 6 meses mais ou menos. Processador Ryzen 5 3600, placa-mãe ASUS B450M Gaming, vídeo GeForce 1060, RAM 2x 8gb Corsair (não lembro o modelo).

 

O sistema todo parou de funcionar do nada, não ligando mais. Depois ligou uma vez, e não voltou a ligar. Fiz o boot mínimo, com apenas uma memória e o processador, e ainda assim nada acontecia, nem o cooler do processador rodava. Mas a iluminação led da placa-mãe acendia.

 

Cheguei a conclusão que o problema poderia ser a placa-mãe ou a fonte. Como ainda estava na garantia, enviei a placa-mãe para a representante da ASUS. Voltou, pluguei, mesmo problema. Entrei em contato com a assistência, disseram que eles "recalibraram" algumas peças. Sinceramente, acredito que apenas testaram, viram que estava ok, e me mandaram de novo.

 

Então, decidi substituir a fonte. A minha antiga é uma Corsair CX450, modelo que pesquisei por aí e vi vários relatos de problemas. Troquei por uma Coolermaster 500W. Exatamente o mesmo comportamento, o cooler não roda, nada acontece.

 

Com isso, o que poderia mais ser?

- Problema na memória descartei por a placa-mãe não apitar (tenho um alto-falante interno instalado), assim como problema no vídeo.

- Processador? Nunca vi processador queimar assim, mas é a única peça "cara" que ainda não foi testada, em teoria. Acionei a garantia da AMD, mas ainda não enviei.

- O cooler do processador? Existe algum jeito de testá-lo fora da placa?

 

Existe alguma outra possibilidade, a princípio?

 

Desde já, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece muito sintoma de CPU. Sim, CPU é aquele hardware 'imortal', mas se a placa está OK (segundo a assistência), as memorias OK e a fonte foi trocada, a suspeita restante é sua CPU. Dúvida: você mora em lugar com muita umidade? com maresia ou coisa do tipo? já vi problemas do tipo com pessoas que moram no litoral. Outra coisa: você testou a placa em uma bancada fora do gabinete, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu moro no litoral, relativamente perto da praia, mas aqui não chega tanta maresia e acaba que não tem muita umidade... Ás vezes fica até difícil respirar, fica um clima meio desértico... Mas com certeza tem mais umidade que muitos outros lugares do Brasil

 

E cheguei a testar fora do gabinete sim. Testei em cima de uma bancada, porque era mais conveniente na hora que a placa chegou da garantia. Mas não entendi, o que influenciaria testar fora ou dentro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, osenhordotempo disse:

Eu moro no litoral, relativamente perto da praia, mas aqui não chega tanta maresia e acaba que não tem muita umidade... Ás vezes fica até difícil respirar, fica um clima meio desértico... Mas com certeza tem mais umidade que muitos outros lugares do Brasil

 

E cheguei a testar fora do gabinete sim. Testei em cima de uma bancada, porque era mais conveniente na hora que a placa chegou da garantia. Mas não entendi, o que influenciaria testar fora ou dentro?

 

A parte do gabinete perguntei pra descartar algum problema com conexões frontais do gabinete. Então, não deve ser coincidência o pessoal do litoral ter o mesmo problema, o ideal seria você conseguir um jeito de testar sua CPU, ele é o unico suspeito até então, visto que todo o resto está OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daí, nos últimos dias, aconteceu o seguinte:

Anteontem desconectei tudo mais uma vez, limpei os contatos, e fui ligando tudo aos poucos. Foi tudo funcionando, montei novamente no gabinete.

A máquina funcionou perfeitamente dois dias, com bastante uso. E hoje voltou a não funcionar. Desmontei tudo mais uma vez, e nada.

 

Hoje vou tentar levar em alguma loja para conseguir testar o processador, e a placa em si também.

 

Você acha que se testar o processador e ele funcionar sem problemas, pode ser a placa-mãe -- por conta disso de funcionar aleatoriamente? O processador defeituoso pode ter esse comportamento também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osenhordotempo fiz um tópico recente sobre isso, acho que é a placa-mãe, pelo menos a minha já foi trocada uma vez com esse problema. Agora do mesmo modelo deu o mesmo problema, você testou já para saber se foi o processador mesmo? Tenho um 5 3400g. Tô com um tópico inclusive desvendando isso, mas aqui no fórum carece ainda de muita informação. No meu caso também realizei testes com multímetro. No geral, estou em dúvida entre o processador e a placa-mãe. Sendo a moba a peça que irei enviar para RMA (garantia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!