Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Explicações sobre termos técnicos usados em avaliações de processadores


mineirimbb

Posts recomendados

Pessoal tenho algumas dúvidas sobre termos que se usam principalmente nos reviews (tanto escritos quanto em vídeo) sobre processadores.

Vamos usar como exemplo o i9 12900k que é o processador em evidência no momento.

- Quando fala que atinge X Watts em full, o que seria esse full? A carga máxima (em MHz) do processador? Todos os processadores trabalhando em 100%? Existem programas específicos que sempre irão utilizar essa carga máxima? Entre jogo e edição de vídeo qual programa vai mais utilizar essa carga do processador?

- Eu tinha um 5800X que em idle (idle é quando não se tem nenhum programa aberto? e stock é quando o processador não está com OC?) ficava nos 50º, sendo o gabinete um NZXT 710 com todas as ventoinhas e um WC de 360mm. Caso alterasse no Windows o Perfil de energia para balanceado e deixasse a utilização máxima da CPU em 90% essa temperatura baixava e ficava entre 35º e 40º. Claro, tinha uma perda de 10% de velocidade mas eu só sentiria caso fosse renderizar um vídeo em 4k com muitos efeitos. Com uso normal em Word, internet, Youtube e Photoshop não senti diferença, e para renderizar os vídeos melhorava em média 10% o tempo de renderização. Isso pode acontecer também com o i9?

- O TDP máximo de 240w dele só é atingido se utilizar 100º dos processadores? WC que segure esse temperatura teria que ser obrigatoriamente de 360mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
42 minutos atrás, mineirimbb disse:

- Quando fala que atinge X Watts em full, o que seria esse full? A carga máxima (em MHz) do processador? Todos os processadores trabalhando em 100%?

Normalmente, 100% em todos os núcleos, no clock mais alto que a temperatura permitir.

 

44 minutos atrás, mineirimbb disse:

Existem programas específicos que sempre irão utilizar essa carga máxima? Entre jogo e edição de vídeo qual programa vai mais utilizar essa carga do processador?

Você mesmo respondeu. Alguns jogos ou aplicativos, dependendo da demanda do app, da placa de vídeo, etc.

 

45 minutos atrás, mineirimbb disse:

Entre jogo e edição de vídeo qual programa vai mais utilizar essa carga do processador?

 Tem jogo que vai sentar o processamento pra levar mais quadros. Tem apps que renderizam pelo processador.

 

48 minutos atrás, mineirimbb disse:

Isso pode acontecer também com o i9?

O que você quer é um processador com mais "folga".

Mas aí entra um porém. Você vai colocar um processador melhor e ele vai renderizar na metade do tempo. Mas não vai gostar lá da temperatura dele de 60ºC (por exemplo), vai fazer underclock e vai ter a mesma impressão. 

Respondendo a pergunta, não importa o processador. Importa como você vai utilizar e qual resultado você quer.

 

51 minutos atrás, mineirimbb disse:

- O TDP máximo de 240w dele só é atingido se utilizar 100º dos processadores?

Quanto mais núcleos, maior o consumo. Imagino que a empresa não irá especificar um TDP máximo baseado só em um núcleo. 

 

55 minutos atrás, mineirimbb disse:

WC que segure esse temperatura teria que ser obrigatoriamente de 360mm?

O tamanho do WC não importa. Olhe as especificações dele. ex: Pcyes Sangue Frio 2 segura 200W. Mas quanto melhor o cooler e mais fria a CPU, maior a chance de tirar desempenho dela.

 

 

 

Mais ou menos isso rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, mineirimbb disse:

Quando fala que atinge X Watts em full, o que seria esse full? A carga máxima (em MHz) do processador? Todos os processadores trabalhando em 100%? Existem programas específicos que sempre irão utilizar essa carga máxima? Entre jogo e edição de vídeo qual programa vai mais utilizar essa carga do processador?

Isso seria no caso de algum programa que utilize todos os núcleos do processador, e ele operando em clock máximo.. Edição de vídeo/renderização são casos clássicos de programas que, hoje em dia, se beneficiam MUITO, de processadores Multi-Core.. Sobre consumo, edição vai puxar mais, pois é uma carga constante, por longos períodos de tempo.. Jogo não..

 

 

57 minutos atrás, mineirimbb disse:

idle é quando não se tem nenhum programa aberto? e stock é quando o processador não está com OC?

Exato

 

 

57 minutos atrás, mineirimbb disse:

Eu tinha um 5800X que em idle ficava nos 50º, sendo o gabinete um NZXT 710 com todas as ventoinhas e um WC de 360mm. Caso alterasse no Windows o Perfil de energia para balanceado e deixasse a utilização máxima da CPU em 90% essa temperatura baixava e ficava entre 35º e 40º. Claro, tinha uma perda de 10% de velocidade mas eu só sentiria caso fosse renderizar um vídeo em 4k com muitos efeitos. Com uso normal em Word, internet, Youtube e Photoshop não senti diferença, e para renderizar os vídeos melhorava em média 10% o tempo de renderização. Isso pode acontecer também com o i9?

Hipoteticamente..

 

Tem muita coisa aqui, que poderia influenciar o desempenho, de uma forma ou de outra.. 50ºC, sem fazer nada, poderia ser Vcore alto, no 5800X.. Ao limitar ele, pode ter diminuído o Vcore, o que esfriou ele.. Mais frio, com Vcore mais controlado, ele pode ter tido mais margem no boost clock..

 

 

58 minutos atrás, mineirimbb disse:

O TDP máximo de 240w dele só é atingido se utilizar 100º dos processadores? WC que segure esse temperatura teria que ser obrigatoriamente de 360mm?

A Intel, com 5 ou 6 anos de ATRASO, abandonou a ideia de TDP, que perdeu todo o sentido faz um tempo.. Eles literalmente, usam duas faixas de consumo: base e máximo.. 

 

Frequência e Vcore vão obedecer um desses estados, que você pode mexer na BIOS da placa-mãe.. Aparentemente, funciona

 

image.thumb.png.1f71542aa5af1c6073cbb3f3319013db.png

 

Isso mudou o comportamento do Turbo Boost... É mais transparente com o consumidor final.. Afinal, era BEM comum, CPUs de "65W de TDP", aparecerem consumindo duas ou três vezes mais..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Math.Pi disse:

O que você quer é um processador com mais "folga".

Mas aí entra um porém. Você vai colocar um processador melhor e ele vai renderizar na metade do tempo. Mas não vai gostar lá da temperatura dele de 60ºC (por exemplo), vai fazer underclock e vai ter a mesma impressão

A edição é hobby, mas no começo usava um note da Dell em que a temperatura ficava entre 80 e 90 graus! Se ficar em 60 eu até choro de alegria! 

11 minutos atrás, RS Faria disse:

Isso mudou o comportamento do Turbo Boost... É mais transparente com o consumidor final.. Afinal, era BEM comum, CPUs de "65W de TDP", aparecerem consumindo duas ou três vezes mais

 

25 minutos atrás, Math.Pi disse:

Olhe as especificações dele. ex: Pcyes Sangue Frio 2 segura 200W.

Em teoria esse WC não segura o i9?  Qual o WC com melhor desempenho hoje? 

27 minutos atrás, Math.Pi disse:

O que você quer é um processador com mais "folga

Acho que resumiu bem. Ao usar pra, Photoshop não preciso de tanta potência. Para renderizar vídeos de 15 minutos em 1080p tb não, que é o que fazia com o 5800x. Se precisasse ligava o desempenho no máximo para aquela tarefa em específico. Jogos idem - jogo a 60fps travado então não preciso da frequência máxima. Jogos como Resident Evil, Tomb Raider , não faziam a temperatura passar de 45 graus. Só gears 5 que jogava a 90 e ai batia os 50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!