Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar mídia bootável do OSX High Sierra sem uma máquina com OSX


Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Desde 2006 eu venho tentando muitas soluções que aparecem na internet mas, nunca consegui gerar um disquete, pendrive ou DVD inicializável do OsX. Baixei várias imagens do site do fabricante, queimei diversos DVD+R e reformatei muitos pendrivers sem conseguir um único bootável.

Não tenho acesso a um Mac operacional, só tenho acesso a Windows ou Mac com defeito que precisa de um pendrive bootável.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Tenta seguir esse tutorial do TransMac, parece que funciona sim...

Repare que antes de usar o transmac voce precisa fazer os passos no prompt e converter o pendrive para GPT

 

 

No ultimo passo, ele já foi direto para a instalação do MacOS X. Mas antes de fazer isso entre em Disk Utility e formate o seu HD no formato Mac OS Extended Journaled. Depois de formatado ai sim voce vai lá na opção de reinstalação do MacOS X...

 

Obs: se voce for instalar o High Sierra ou superior pode formatar o HD como APFS ao invés do MacOS Extended Journaled

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gutopereira Então, já fiz isso mais de uma centena de vezes que até já decorei as linhas de comando:

20.jpg.ec8b7eb6bf084cb8ab6b49ac8319634f.jpg

Também não fez diferença pela opção do TransMac:

21a.jpg.0d0980c14e8a0a6531383fc68113f4aa.jpg

No final o pendrive é 100% não bootável, tanto no Mac:

21.jpg.27e8d7ff91082090dad3e4f4b83b6fec.jpg

Quanto no não MAC:

23.jpg.4b9b556d0b688f29d5b97eb4fcd0bf1c.jpg

Tanto TransMac como BelenaEtcher são uma grande frustação para mim.

Tem alguma outra opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixei a imagem do Lion no site sugerido do vídeo e quase deu:

1.jpg.f6058df6d31d8db5d6bef6c7ebef2e68.jpg

Pela primeira vez em minha vida eu consegui ver o símbolo acima e com o coração cheio de esperança, cheio de agora vai, cheio de finalmente consegui, cliquei na setinha e deu isso:

2.jpg.fbf1899bf124d255b9cb810e7f2db541.jpg

Depois eu baixei várias outras imagens de terceiros que fui encontrando na internet que deram nisso:

3.jpg.3e336231cb2aa25ebf60ea28043e1f2a.jpg

Também testei em dispositivos não MAC e não passou disso:

4.jpg.2254930ff9cf995b394b8a4cf908bf77.jpg

Segue em aberto a tentativa de criar mídia bootável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Eu baixei a imagem do Lion desse site e segui os mesmos passos para criar o pendrive bootável. 

Ao testar no meu iMac deu exatamente o mesmo erro que no seu. Ele reconhece o pendrive bootável aparecendo aquele símbolo laranja, mas quando clico nele aparece o símbolo cinza de erro...

 

Eu tenho um pendrive bootável com o Catalina que eu fiz dentro do MacOS, ele funciona certinho. Eu deixo ele guardado aqui para qualquer eventualidade.

 

Vou continuar procurando em outros sites uma imagem do MacOS que funcione com o TransMac, qualquer coisa se conseguir eu te aviso aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Pincipi

Depois de baixar a imagem desse link voce vai no TransMac e clica na opção de restaurar uma imagem (Restore with disk image). O programa vai deixar o seu pendrive já preparado como bootável para usar no seu macbook.
A imagem esta com 7,50Gb porque esse é o tamanho do pendrive que eu usei, mas depois que voce restaurar vai perceber que tem pouco mais de 5Gb de arquivos...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Consegui o download e gerei um pendrive pelo transmac que foi até chegar nisto:

certo.jpg.246b3ce91412cf6f983d600717c089a2.jpg

O Sigh Sierra precisa de mais de 16GB para instalar.

Eu tirei o SSD de 128GB porque não posso correr riscos com ele e coloquei um pendrive de 16GB na esperança de o deixar como disco inicial.

Eu diria que com certeza já posso marcar o seu post como solução mas, ficou uma dúvida se o arquivo que disponibilizou tem algo que o impeça de ser compartilhado e fiquei com receio da moderação do site, tipo não sei se pode permanecer disponível para outras pessoas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Se voce tiver um HD externo ligado na USB já até conseguiria instalar o MacOS nele para testar e ver se realmente funciona...
Em relação ao link que postei, não vejo problema. Inclusive isso irá ajudar muitos outros usuários de Mac que aparecem de vez em quando por aqui no forum pedindo ajuda com pendrive bootável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi

Esse Disk Utility da Apple de vez em quando dá uns bug e não consegue formatar o meu pendrive.

Quando isso acontece eu levo o pendrive para o PC com Windows, uso o diskpart do prompt para formatar ele (comando clean), e depois é só criar a partição em FAT32.

Após isso eu volto com o pendrive para o Mac e tento usar o Disk Utility novamente para formatar o pendrive em MacOS Extended Journaled...

 

Obs: ao invés de formatar o seu HDD em MacOS Extended Journaled, tente formatar em APFS pois o High Sierra já permite esse tipo de sistema de arquivos, ele é mais moderno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou tentar pelo Windows, por enquanto tá osso duro de roer, em resumo, com SSD e com pendrive maior que 16GB, não existe opção de GUID, esta opção só aparece usando HDD ou SSD e Pendrive menor que 32GB:

6.jpg.6306c910690dfff5078c0c811336b99c.jpg

Acima no Lion e abaixo no Mojave e High Sierra:

3.jpg.6c0d0a6387f5101fa856b7f667826e1a.jpg

No final o máximo que consigo com pendrive ou SSD é a mensagem que falta o tal de GUID:

1.jpg.582317bc7a5fcc573f383d80a24d5408.jpg

Tanto no High Sierra inicializado pelo pendrive quanto no Lion pelo recovery:

5.jpg.75da3f577adc3359632242bc06552342.jpg

Idem para o Mojave instalado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuando, segui a parte do Cmd como administrador, diskpart, list disk, selectdisk 1, clean, fecha janela e vai para ferramentas administrativas, gerenciador de computador, gerenciamento de disco:

a.jpg.b4702eb642221c67366241fe96e7dbc8.jpg

Escolhi o FAT32 ficando assim:

b.jpg.84453721c056a83b5c0dd8faa74be99e.jpg

Ejetei e fui para o MAC, tentei primeiro no Mojave já instalado e nada de aparecer a opção GUID.

Pela inicialização do pendrive do High Sierra deu na mesma mas, eu cliquei antes em visualizar e expandiu, ai e fui na opção de cima USB Disk e não na opção de baixo (PENDRIVE32GB)como antes:

c.jpg.d535e542ab3aa7e5331f717bf33da291.jpg

E finalmente apareceu a opção do GUID:

f.jpg.e00bd26a26b82fcf9f8354a195e272f6.jpg

E sai da mensagem de erro para iniciar a instalação no pendrive de 32GB:

d.jpg.55ed0d3f4a2e47e0378b3aa2f9706f8c.jpg

A instalação está rolando lentamente, já reiniciou e apareceu uma tela que nunca tinha visto antes:

e.jpg.78623d48652a794f20f422c280c86e58.jpg

Acho que agora vai!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse processo de instalação do MacOS é bem lento mesmo, mas agora eu acho que finalmente vai, não deve dar mais erros...

 

Obs: não fique usando o pendrive como se fosse o HDD pois um pendrive não aguenta muitas reescritas e se voce ficar usando o sistema operacional nele, em pouco tempo o seu pendrive pode estragar.

Depois de testar o processo de instalação do MacOS e ver que esta tudo funcionando, formate o pendrive e guarde ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cerca de uma hora depois:

elvis.jpg.8920c1f6b6793822880fa12af8df1dd9.jpg

Para quem ventando instalar um OsX desde 2006, o que são mais seis minutos de espera?

Mais uma hora e uma voz de mulher começou a falar alguma coisa, travando na tela de configurar o país:

Tela.jpg.af8432b45262c0b79d2e1133c8010389.jpg

A imagem disponibilizada no post funciona, o problema é o pendrive não dá conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Oi. Estou com muitas dificuldades para reinstalar o sistema operacional. Estava tentando colocar o OS X Mountain Lion que o que vêm com o Mac. Segui vários passos e não dá em nada. Estou tentando com um pendrive de 32GB. Não consigo fazer a partição virar GUID. Alguém poderia me ajudar passo a passo o que fazer? Por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Trumay Tseredze Da Silva Tserenhonhimi Ramiwe disse:

@gutopereira não tenho o pendrive. Estou tentando fazer ele bootavel, mas não dá certo na hora da instalação. To fazendo através do aplicativo TransMAC. To usando um pendrive de 32GB.

Já tentei tambem fazer por esse app mas não funciona usando as ISO que tinham disponíveis na internet
Essa imagem aqui em baixo do High Sierra fui eu que coloquei. Tenta com ele que acho que vai funcionar, teve um outro usuário aqui do forum que conseguiu com essa ISO...
https://www.mediafire.com/file/zm5vodru7y7u3l3/High_Sierra_bootable.dmg/file

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Trumay Tseredze Da Silva Tserenhonhimi Ramiwe disse:

@gutopereira engraçado é eu peguei do próprio site da Apple a ISO. Kkkk
Vou tentar. Mas você fez pelo o programa?

Pois é, eu tambem já tentei usar esse programa TransMac e mesmo utilizando uma ISO baixada do site da apple, não funcionava.

Depois de já estar com o MacOS instalado no macbook, eu baixei a ISO do site da Apple e criei o pendrive bootável através Terminal. Esse pendrive funcionava normalmente para dar boot por ele e instalar o MacOS. Deixei ele guardado aqui em casa para o caso de precisar no futuro.
 

Há uns meses atrás um usuário aqui do fórum estava tentando criar um pendrive bootavel através do TransMac para poder instalar o MacOS num macbook que estava sem sistema operacional. Ele tentou diversas ISO baixadas da internet e nunca conseguiu.

Eu peguei esse pendrive bootável do High Sierra que eu tinha guardado aqui em casa, abri o app TransMac no Windows e criei uma ISO do High Sierra a partir desse pendrive. Então essa é uma imagem do meu pendrive bootavel, e não apenas a ISO baixada do site da apple.
Hospedei essa ISO no MediaFire e passei o link pra ele. Ai deu certo o pendrive bootavel feito no TransMac, ele finalmente conseguiu instalar o MacOS no macbook dele.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira entendi. Mano q dificuldade é essa pra a instalação da ***** d um sistema operacional. Meu Deus. Pra q isso? Kkkkk... Ai ***** conosco uai. To baixando a sua ISO aqui pra ver se dá certo. No caso dá pra usar sua ISO através do TransMAC normal? Do jeito q o cara do vídeo estava explicando ai. Limpar o pendrive. Depois converter em GPT e tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...