Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar mídia bootável do OSX High Sierra sem uma máquina com OSX


Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

@gutopereira deixa eu te falar. O link do arquivo q você disponibilizou está dando erro bem no final do download. Tentei 3x no meu serviço e agora to tentando em casa. Isso porque minha net é d 500MB e está demorando uma eternidade. Poderia verificar por favor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Trumay Tseredze Da Silva Tserenhonhimi Ramiwe disse:

@gutopereira deixa eu te falar. O link do arquivo q você disponibilizou está dando erro bem no final do download. Tentei 3x no meu serviço e agora to tentando em casa. Isso porque minha net é d 500MB e está demorando uma eternidade. Poderia verificar por favor. 

 

Eu não estou em casa agora. Testei aqui pelo celular e o download começou normalmente, mas eu cancelei depois de uns 100Mb porque senão acaba com a minha franquia de dados do celular. Só vou estar em casa amanhã a tarde pra poder testar o download inteiro no computador de casa pra ver se acontece um erro no final...

 

Sobre o TransMac, eu já assisti varios videos no youtube e lá sempre funciona. Mas eu nunca consegui fazer funcionar usando essas ISO que baixamos da Internet, mesmo com a ISO oficial baixada da appstore. Não sei qual erro eu cometia, mas comigo nunca funcionou. Aliás, tentei usar outro programa chamado belenaetcher, mas também não funcionava...

 

Nos meus testes só consegui fazer o pendrive bootável funcionar com essa ISO da imagem do pendrive bootável criado anteriormente no Terminal do macbook.

 

Eu acredito que quando usamos o TransMac com uma ISO do MacOS, ele não cria corretamente a partição ou os arquivos de boot necessários para o pendrive se tornar bootável. Porém quando eu criei uma imagem do próprio pendrive bootável, ele copiou tudo tanto os arquivos do sistema operacional quanto os arquivos/partição de boot. Por isso que funcionou...

 

 

 

@Trumay Tseredze Da Silva Tserenhonhimi Ramiwe

Qual a versão do seu Macbook?

Ele suporta o HighSierra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira entendo. Tranquilo. Eu consegui baixar aqui em casa tranquilamente o arquivo. Só demorou um pouco. Agora o meu problema é outro. porque eu to tentando fazer o pendrive bootavel através do Windows 10. Infelizmente não tenho outro Mac pra fazer. Só tenho este q está sem o OS. Eu até postei uma imagem lá pra você. Mostra q não pode instalar porque não é compatível. Anteriormente ele tinha o OS X Mountain Lion. To tentando instalar a sua ISO, mas pelo jeito não está rolando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Trumay Tseredze Da Silva Tserenhonhimi Ramiwe

Qual a versão do seu macbook? 

Tentou usar o modo de recuperação da apple? Ele baixa o MacOS direto dos servidores da Apple e instala no macbook. 

 

Ligando o macbook e mantendo pressionado as teclas Shift+Option+Command+R ele instala o sistema que veio de fábrica.

Se voce ligar pressionando as teclas Option+Command+R ele vai instalar o último sistema disponível para a versão do seu macbook.  

Depois de iniciado o modo de recuperação voce precisará escolher a rede wifi e colocar a senha para ele poder baixar o MacOS dos servidores da Apple.

 

As vezes esse modo de recuperação dá algum erro e não consegue se conectar aos servidores da Apple. No mês passado consegui fazer isso com um macbook 2011 para testar, funcionou das duas formas. Do primeiro jeito ele instalou o Lion, e do segundo jeito o HighSierra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Trumay Tseredze Da Silva Tserenhonhimi Ramiwe disse:

@gutopereira Uai, mano. Kkkkk

Não é Macbook. É iMac de 2006 se não me engano. Core 2 Duo ainda. Kkkk

Então por isso que não funcionou, ele não é compatível com o HighSierra...

 

Tenta ver se voce consegue fazer por esse modo de recuperação? 

Se não der certo, amanhã eu tento criar um pendrive bootável com o Lion e depois crio uma imagem desse pendrive com o TransMac e posto no Mediafire.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira entendo. Então... Já tentei várias vezes pra fazer on-line mesmo como você falou, mas sempre dá mensagem dizendo q não está disponível ou não pode baixar. Algo assim. Não vai d formar alguma on-line.

Cara, eu ficaria MUITO agradecido se você fizer isso. Real. Tem uma semana q estou tentando fazer isso funcionar. Ficarei aguardando ansiosamente se puder fazer. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Trumay Tseredze Da Silva Tserenhonhimi Ramiwe disse:

@gutopereira Oi. Boa noite. Bem? você conseguiu fazer a imagem ISO?

 

 

Consegui. 

 

Baixei a ISO do Lion do site da Apple mas não estava sabendo fazer o pendrive bootável. Estava tentando usar aqueles comandos do Terminal para criar o pendrive, mas esses comandos só funcionam do El Capitain para frente.

Depois descobri um vídeo do youtube de um cara ensinando a fazer o pendrive do Lion usando apenas o Utilitário de disco. 

 

Já testei o pendrive e esta funcionando certinho para dar boot num macbook 2011 que tenho aqui.

Depois no Windows eu usei o TransMac para criar uma imagem desse pendrive. 

 

Agora estou hospedando a imagem no googledrive. Não consegui fazer pelo Mediafire porque eles estão limitando em 200Mb.

Assim que terminar o upload eu posto o link para download aqui...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, depois de baixar a imagem .DMG é só usar o TransMac. Clica com o botão direito sobre o pendrive e vai na opção "Restore With Disk Image".
Aí basta selecionar a imagem que voce baixou no link e pronto. Demora uns 15-20 minutos pra criar o pendrive. 
https://drive.google.com/file/d/1tnHShwclwNTcu_IgOI_3XisTiH4eCpRW/view?usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Em 12/08/2022 às 10:28, gutopereira disse:

Já tentei tambem fazer por esse app mas não funciona usando as ISO que tinham disponíveis na internet
Essa imagem aqui em baixo do High Sierra fui eu que coloquei. Tenta com ele que acho que vai funcionar, teve um outro usuário aqui do forum que conseguiu com essa ISO...
https://www.mediafire.com/file/zm5vodru7y7u3l3/High_Sierra_bootable.dmg/file

 

Opa. Estou com um MacBookPro7,1 (2010) aqui, que aceita no máximo o High Sierra. Esse DMG é original, sem modificações?

 

Sobre como criar o pendrive, uma alternativa é estudar o que aquele script da Apple faz e adaptar os passos em outro sistema (Linux quem sabe). Talvez me obrigue a fazê-lo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

Sim, esse High Sierra é original e sem modificações. Baixado do servidor da Apple...

 

Mas qualquer dúvida, basta usar essa imagem para criar o pendrive bootável e depois instalar o MacOS, aí em seguida voce mesmo pode baixar o High Sierra da AppleStore e criar o seu próprio pendrive bootável. Em seguida basta formatar o macbook e instalar novamente o HighSierra, dessa forma voce terá certeza que estará usando um MacOS original sem nenhuma modificação.

 

 

 

55 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Sobre como criar o pendrive, uma alternativa é estudar o que aquele script da Apple faz e adaptar os passos em outro sistema (Linux quem sabe). Talvez me obrigue a fazê-lo...

Se voce conseguir como fazê-lo, por favor poste aqui pois estará ajudando muita gente que possui um macbook antigo e não consegue instalar o MacOS usando o modo de recuperação.

 

Ou se voce conseguir descobrir porque o TransMac não funciona se usar uma imagem do MacOS baixada dos servidores da Apple? No youtube existem diversos videos mostrando o TransMac funcionando, mas aqui no fórum todo mundo que tentou não conseguiu.

(lembro que li num comentário de um dos vídeos do youtube, que para o pendrive funcionar como bootável precisaria adicionar os arquivos de boot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Confio em você. 😉 Ao postar arquivos grandes assim, sempre é bom criar uma soma de verificação SHA1 ou SHA256 (MD5 não é mais considerada confiável) e postá-la junto, para ajudar o pessoal que baixa ter certeza que o veio íntegro. No Windows, entre outros, o 7-Zip gera as somas (no menu de contexto do Windows Explorer tem a opção).

 

23 minutos atrás, gutopereira disse:

Se voce conseguir como fazê-lo, por favor poste aqui pois estará ajudando muita gente que possui um macbook antigo e não consegue instalar o MacOS usando o modo de recuperação.

 

A minha situação aqui é que o disco rígido está totalmente zerado. Estava fazendo umas experiências. 🧪 🥼

 

23 minutos atrás, gutopereira disse:

Ou se voce conseguir descobrir porque o TransMac não funciona se usar uma imagem do MacOS baixada dos servidores da Apple? No youtube existem diversos videos mostrando o TransMac funcionando, mas aqui no fórum todo mundo que tentou não conseguiu.

(lembro que li num comentário de um dos vídeos do youtube, que para o pendrive funcionar como bootável precisaria adicionar os arquivos de boot)

 

DMG, pelo pouco que vi, é tipo um WIM da Apple. Os passos para criar provavelmente são:

 

- Particionar o pendrive: MBR ou GPT? Quantas partições, de qual tipo...

- Sistemas de arquivos: FAT16/32, HFS, HFS+? Linux tem suporte ao HFS se não me engano. Não é lá essas coisas, talvez sirva igual.

- O que colocar dentro dos sistemas de arquivos: só extrair o DMG para um deles? A partição EFI, caso usada, é composta por quais arquivos (estão no DMG?)? Este MacBook aqui possui uma implementação UEFI velha, porém funcional, que carrega o bootloader fallback de \EFI\BOOT\BOOTX64.EFI sem problema. Será que a mídia de instalação usa o mesmo mecanismo (que é padrão de qualquer máquina UEFI com Windows hoje...)?

 

Mac não é minha praia. Ganhei de presente este cacarequinho aqui... vamos ver o que consigo aprender com ele. 💓

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gutopereira Tem como postar a soma SHA256 do DMG?

 

7zip_sha.png.f661586289086039147f15834e15c76b.png

 

Envia o arquivo .sha256 (é texto plano) para o MediaFire depois. Se não quiser instalar o 7-Zip e não tiver outro programa para este fim, pode usar a versão portable. Nesse caso, é o mesmo processo (botão direito, etc...), porém dentro da interface dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcos FRM disse:

@gutopereira Tem como postar a soma SHA256 do DMG?

 

7zip_sha.png.f661586289086039147f15834e15c76b.png

 

Envia o arquivo .sha256 (é texto plano) para o MediaFire depois. Se não quiser instalar o 7-Zip e não tiver outro programa para este fim, pode usar a versão portable. Nesse caso, é o mesmo processo (botão direito, etc...), porém dentro da interface dele.


Desculpa a demora, ontem a noite fui assistir um filme e só vi a sua msg agora a tarde...
Seria isso aqui que voce pediu?
https://www.mediafire.com/file/5huzpgrt9im4dbt/Install_macOS_High_Sierra.app.sha256/file

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou quase conseguindo criar pelo Linux. No entanto, depois de achar os arquivos avulsos nos servidores da Apple, excluí o High_Sierra_bootable.dmg. Só que deveria ter salvo este arquivo, que é diferente dos hospedados lá:

 

Install macOS High Sierra.app/Contents/SharedSupport/InstallInfo.plist

 

Tem como alguém postar o conteúdo dele usando a tag CODE do fórum? Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!