Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, 

Recentemente comprei meu primeiro computador e decidi montar sozinho. Vi vários vídeos e li vários blogs, além de já ter um bom conhecimento técnico em tecnologia e em hardware no geral nunca havi colocado a mão na massa. Após montar o computador liguei e cheguei a verificar todos os componentes funcionando perfeitamente na BIOS (só a memória RAM que foi identificada com a frequeência menor do que a informada, mas aí foi só ativar o XMP e reiniciar e tudo resolvido, 3200mhz identificados). Minha tristeza foi que ao tentar bootar peguei o pendrive errado (estava comporrido), e obviamente deu um erro de boot. Troquei o pendrive e reiniciei de novo, mas o computador simplesmente não deu vídeo mais.... Só ligou os fans e o RGB, mas não energiza o teclado e nem dá vídeo.

Levei na assistência e o técnico me confirmou que foi um defeito da placa-mãe. Entrei em contato com a loja que me vendeu e como está tudo na garantia, enviei a placa para troca, até aí tudo tranquilo.

Mas algo não me deixa dormir direito, será que estragou por que eu fiz alguma bobeira? E se sim, o que pode ser o causador do defeito na minha placa-mãe? 

Quero tentar enteder isso antes da placa nova chegar para não cometer o mesmo erro, se é que foi realmente um erro meu... Enfim, cuidado nunca é de mais, ainda mais quando se é iniciante 😛 .

Para ajudar, segue as configurações do PC:
- Ryzen 5 3600G
- placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite

- Fonte Corsair CV Series 650W

- memória RAM Gloway 16Gb (2x8) 3200mhz
- HD Seagate Barracuda 1Tb
- SSD NVMe M.2 Corsair 

Possíveis causas que passaram na minha cabeça (não sei se fazem sentido):
- memória RAM, após ligar o XMP, gerou algum problema na placa.

- placa-mãe estava pouco apertada no gabinete e estragou por sambar no gabinete (lembro-me bem de ficar com medo de apertar de mais no gabinete e deixei mais frouxo, ela chegava a dar uma leve balançada enquanto estava instalando os cabos)
- Problema em algum fio(apertei bastante para caber no gabinete mini-tower)

- Dado que ele ligou duas vezes, e nesse meio tempo não toquei mais no hardware, não fiz nada de errado e o problema realmente veio de fábrica

Postado

@Luca Ribeiro

Pela sua descrição, creio que tenha sido só um defeito oculto, que só se manifestou, ao usar certa parte do PC.. Se ele ligou duas vezes, mesmo com XMP ativado, eu descartaria hardware e olharia pra esse pendrive corrompido.. TALVEZ, ele tenha um defeito e possa ter causado o dano na placa-mãe..

Postado
1 hora atrás, Luca Ribeiro disse:

Levei na assistência e o técnico me confirmou que foi um defeito da placa-mãe. Entrei em contato com a loja que me vendeu e como está tudo na garantia, enviei a placa para troca, até aí tudo tranquilo.

Cuidado com técnicos. Esse seu problema parece simples, que um simples reset de BIOS resolveria. Se você tivesse pesquisado mais sobre XMP saberia que ele pode causar instabilidade e isso explica tanto a falha na inicialização do sistema quando o PC não ligar mais depois.

Mas algo não me deixa dormir direito, será que estragou por que eu fiz alguma bobeira? E se sim, o que pode ser o causador do defeito na minha placa-mãe? 

Provavelmente o XMP ficou instável. É só fazer reset da BIOS e pronto, o PC volta a funcionar. 

Reset de BIOS é uma das primeiras coisas que você tem que aprender se vai montar um PC.

Possíveis causas que passaram na minha cabeça (não sei se fazem sentido):

1. - memória RAM, após ligar o XMP, gerou algum problema na placa.
  2. - placa-mãe estava pouco apertada no gabinete e estragou por sambar no gabinete (lembro-me bem de ficar com medo de apertar de mais no gabinete e deixei mais frouxo, ela chegava a dar uma leve balançada enquanto estava instalando os cabos)
  3. - Problema em algum fio(apertei bastante para caber no gabinete mini-tower)
  4. - Dado que ele ligou duas vezes, e nesse meio tempo não toquei mais no hardware, não fiz nada de errado e o problema realmente veio de fábrica
  1. A placa-mãe não "dá defeito" por causa de XMP. Só para de ligar por instabilidade e depois do reset de BIOS volta ao normal. Se não tiver jogado ela fora ainda ou deixado de presente para o seu "teco", monte ela em uma bancada só com processador e um módulo de memória, faça o reset de 20 segundos da BIOS fechando curto nos dois pinos do jumper CLR_CMOS (com o PC desconectado da tomada). Tente ligar novamente. Se não ligar, teste com a outra memória.
  2. Não tem nada disso. Se você instalou os standoffs da placa-mãe corretamente (tem que ser só onde a MB tem furos), então não tem problema. Toda placa-mãe fica "apertada" em todo gabinete, pois a fixação tem que deixa-la rente ao tampo traseiro. Se estivesse tentando encaixar uma placa-mãe full ATX em um gabinete micro ATX, não conseguiria. Se o tamanho dos dois for compatível então está tudo certo. Nota: NUNCA deixe a MB frouxa, menos ainda seus standoffs. O correto é instalar os standoffs e finalizar o aperto com um alicate ou o adaptador de parafuso que vem com o gabinete (quando vem). Feito isso, você instala a MB e aperta os parafusos dela até a rosca acabar, aí força mais um pouquinho para firmar no lugar e não soltar sozinho.
  3. Nada disso também, apesar de que já vi algumas pessoas meio "grosseiras" quebrarem placa-mãe inserindo o fio de 24 pinos com muita força e dobrando a placa-mãe no processo. Se não fez essa grosseria, não tem perigo. O correto é firmar a mão na borda da placa sob o conector de 24 pinos enquanto o insere e empurrar o conector para evitar que a placa dobre.
  4. Problema de fábrica já vem desde o início. Já montei algumas centenas de PCs na vida e quando algum componente vem com defeito ele simplesmente não vai ligar. Ligar e parar de ligar de repente significa falha de manuseio ou instalação dos componentes ao meu ver, mas como já salientei não creio ser seu caso.

Já "ressuscitei" inúmeras placas mãe que os "tecos" disseram estarem mortas por questões similares às suas, em todos os casos um reset de BIOS normal ou prolongado foi mais que suficiente. Sempre fico me perguntando se essas pessoas sequer estudaram alguma coisa para condenar a MB ou se só estão com preguiça mesmo, e com preguiça "de quê" se for esse o caso já que reset de BIOS é MUITO mais fácil do que troca de MB.

Postado
3 horas atrás, RS Faria disse:

@Luca Ribeiro

Pela sua descrição, creio que tenha sido só um defeito oculto, que só se manifestou, ao usar certa parte do PC.. Se ele ligou duas vezes, mesmo com XMP ativado, eu descartaria hardware e olharia pra esse pendrive corrompido.. TALVEZ, ele tenha um defeito e possa ter causado o dano na placa-mãe..

Eu cogitei isso mesmo, foi a única coisa que ocorreu antes de a placa parar de funcionar, mas não sabia expicar o porque um pendrive estragaria uma placa mãee m um simples boot falho... De qualquer forma vou joga-lo fora agora, não quero nunca mais correr esse risco 

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Cuidado com técnicos. Esse seu problema parece simples, que um simples reset de BIOS resolveria. Se você tivesse pesquisado mais sobre XMP saberia que ele pode causar instabilidade e isso explica tanto a falha na inicialização do sistema quando o PC não ligar mais depois.

O problema é que eu cheguei a ligar ele após ativar o XMP, ele inclusive passou a reconhecer os 3200. Será que poderia dar problema só na 2º inicialização e não logo de cara?

Provavelmente o XMP ficou instável. É só fazer reset da BIOS e pronto, o PC volta a funcionar. 

Reset de BIOS é uma das primeiras coisas que você tem que aprender se vai montar um PC.

Esqueci de citar no post, mas eu realizei o reset de BIOS tirando a bateria por um tempo e inserindo novamente. Também fiz um reset que vi em um vídeo da Gigabyte que era inserindo a bateria com os polos trocados e deixando por um tempo... Infelizmente isso não salvou minha placa. 

Já "ressuscitei" inúmeras placas mãe que os "tecos" disseram estarem mortas por questões similares às suas, em todos os casos um reset de BIOS normal ou prolongado foi mais que suficiente. Sempre fico me perguntando se essas pessoas sequer estudaram alguma coisa para condenar a MB ou se só estão com preguiça mesmo, e com preguiça "de quê" se for esse o caso já que reset de BIOS é MUITO mais fácil do que troca de MB.

Mais tarde vou testar esse reset que você citou. Ele tem algum risco de ser feito? Tem algum vídeo ou texto com procedimento mais explicado/detalhado? 

Postado
20 minutos atrás, Luca Ribeiro disse:

Eu cogitei isso mesmo, foi a única coisa que ocorreu antes de a placa parar de funcionar, mas não sabia expicar o porque um pendrive estragaria uma placa mãee m um simples boot falho... De qualquer forma vou joga-lo fora agora, não quero nunca mais correr esse risco 

Pode ter sido a peça que controla os USBs, que recebeu o tranco.. Isso é papel do chipset (PCH) da placa, mas sempre tem algum componente intermediário.. Pode ser que esse intermediário tenha problemas ou o próprio chipset, já que ela não deu mais sinal de vida..

É uma hipótese, já que você deu boot nela duas vezes, sem problemas..

Postado
3 horas atrás, r3gn3 disse:

O problema é que eu cheguei a ligar ele após ativar o XMP, ele inclusive passou a reconhecer os 3200. Será que poderia dar problema só na 2º inicialização e não logo de cara?

Não quer dizer muita coisa. XMP vai testar os limites dos componentes, sendo que a qualidade do silício (que varia mesmo em produtos da mesma linha e fabricante) é crucial nesse sentido. Já vi inúmeros sistemas que funcionaram com XMP ativado por dias, meses, anos, para nunca mais aceitarem o recurso do nada, sem qualquer aviso prévio.

3 horas atrás, r3gn3 disse:

Esqueci de citar no post, mas eu realizei o reset de BIOS tirando a bateria por um tempo e inserindo novamente. Também fiz um reset que vi em um vídeo da Gigabyte que era inserindo a bateria com os polos trocados e deixando por um tempo... Infelizmente isso não salvou minha placa. 

Jsuis, trocar polos da bateria... quero até ver esse vídeo e entender o nível técnico do maluco que o gravou. Fora isso, reset de BIOS de bateria nunca é tão eficaz e funcional quanto reset de BIOS com jumper que é o correto a fazer.

Postado
10 horas atrás, WOZ Dods disse:

Jsuis, trocar polos da bateria... quero até ver esse vídeo e entender o nível técnico do maluco que o gravou.

Não conheço o cara mas o canal é o da própria AORUS  :) 

10 horas atrás, WOZ Dods disse:

Fora isso, reset de BIOS de bateria nunca é tão eficaz e funcional quanto reset de BIOS com jumper que é o correto a fazer.

Vou fazer então, muito obrigado pela ajuda

Postado

@r3gn3 Vou mandar uma msg para o canal. Inverter polos de bateria é errado, isso é eletrônica básica. Esse cara pode induzir uma pessoa desavisada a queimar a BIOS da própria MB. Se ele estivesse fechando curto entre os polos do conector de bateria com o PC desconectado da tomada no intuito de descarregar a energia armazenada nos capacitores eu até entenderia, mas inverter é burrice demais.

Meh... assisti e agora entendi o que ele faz. Ainda é uma dica burra, por que se o pafúncio em casa tiver um sistema de instalação de bateria vertical pode de fato inverter as polaridades, e temos bastante disso aqui no Brasil onde se compra tanta MB chinesa. 

O que ele faz, no vídeo, é o mesmo que fechar curto nas duas polaridades do conector da MB para descarregar os capacitores. EXTAMENTE a mesma coisa, pois a bateria nesse caso só está fazendo contato com a carcaça, apenas uma polaridade, sem o contato do polo negativo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...