Ir ao conteúdo

RAM compatível com Athlon 3000g

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Estou montando um desktop e queria saber se eu comprar um memória RAM de 3000mhz, se ela vai ser compatível com o Athlon 3000g, já que nas especificações ele só funciona com memória de até 2666mhz,  ou eu compro uma que já seja na velocidade compatível? Se alguém puder me ajudar fico grato 

Postado

2666MHz é o valor "oficial" de funcionamento do processador, você poderá usar um clock maior que esse através de overclock ou XMP (que é uma espécie de overclock oficial do fabricante). A frequência máxima que você conseguirá usar só depende da qualidade interna do seu processador mesmo (ou seja, sorte), alguns podem atingir clocks bem altos, outros nem tanto. Mas 3000MHz não é tão alto assim, você tem grandes chances de conseguir usar memórias dessa frequência sem problemas, talvez consiga usar até 3200MHz.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

2666MHz é o valor "oficial" de funcionamento do processador, você poderá usar um clock maior que esse através de overclock ou XMP (que é uma espécie de overclock oficial do fabricante). A frequência máxima que você conseguirá usar só depende da qualidade interna do seu processador mesmo (ou seja, sorte), alguns podem atingir clocks bem altos, outros nem tanto. Mas 3000MHz não é tão alto assim, você tem grandes chances de conseguir usar memórias dessa frequência sem problemas, talvez consiga usar até 3200MHz.

Certo, mas digamos que no caso do meu processador ele apenas consiga ate 2666mhz, a memoria de 3000mhz ela vai ser incompativel ou ela passaria a funcionar em 2666mhz, que é o que o processador aguentaria?

• Solução
Postado
2 minutos atrás, Guilhermecpcs disse:

Certo, mas digamos que no caso do meu processador ele apenas consiga ate 2666mhz, a memoria de 3000mhz ela vai ser incompativel ou ela passaria a funcionar em 2666mhz, que é o que o processador aguentaria?

Sim, todas as memórias são capazes de funcionar em frequências abaixo do seu valor nominal. Mas é importante você saber que essa memória não vai começar rodando a 3000MHz logo que colocar ela no seu PC, esse valor de frequência é ativável via XMP dentro da BIOS. No primeiro boot ela será configurada automaticamente para o padrão JEDEC máximo suportado pelo chip, que pode ser 2133MHz, ou 2400MHz, ou 2666MHz. Minhas RAMs de 3600MHz só rodam a 2133MHz via JEDEC, os 3600MHz são via XMP, mas posso usar qualquer outro valor menor configurando manualmente, inclusive já consegui rodar elas até em 3733MHz com estabilidade.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!