Ir ao conteúdo

Excel Formulário de controle de gastos com cartão de crédito

Ir à solução Resolvido por OreiaG,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do clube, gostaria de uma ajudinha para montar um controle de gastos com cartão de crédito, a estrutura da planilha está montada, a ideia era que com base nas informações da data de compra, valor da compra, dia do fechamento da fatura e número de parcelas ao qual a compra foi dividida, o excel fizesse a distribuição automática dos valores nos 12 meses do ano,  criei uma fórmula porém como existem muitas possibilidades não consegui êxito, envio anexo o modelo e ficaria muito grato se alguêm puder me ajudar.CONTROLE CARTÃO DE CRÉDITO.xlsx

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde @Luiz Damasio  

Dei uma olhada por cima no teu problema e a dica que eu dou é fazer um resumo de todas as condições possíveis que possam acontecer, pois como tem várias possibilidades é bom fazer um resumo de tudo o que pode acontecer. 

Feito isso, depois de revisar todos os cenários possíveis, eu partiria para a implementação das fórmulas com as condições que você levantou. 

Muito provavelmente vai ficar uma fórmula bem grande com vários SE aninhados (SE(SE(SE...)... 

Essa é uma saída, a maior dificuldade é prever todas as possiblidades e talvez criar uma formula simples como "prova real" para arrumar manualmente os casos mais difíceis ou exceções.

O problema em si é simples, o difícil é pensar em todas as condições.

Espero que tenha dado uma ajuda!

• Curtir 1
Postado

@pedroch grato pelas dicas, como descrevi acima, tenho toda a lógica na mente, mas por limitações não estou conseguindo transferir essa lógica para o excel, consegui criar algumas fórmulas que atende parte da lógica, mas seguirei tentando até obter êxito, mais uma vez muito grato!

Postado
Em 30/11/2021 às 18:32, Luiz Damasio disse:

Olá amigos do clube, gostaria de uma ajudinha para montar um controle de gastos com cartão de crédito, a estrutura da planilha está montada, a ideia era que com base nas informações da data de compra, valor da compra, dia do fechamento da fatura e número de parcelas ao qual a compra foi dividida, o excel fizesse a distribuição automática dos valores nos 12 meses do ano,  criei uma fórmula porém como existem muitas possibilidades não consegui êxito, envio anexo o modelo e ficaria muito grato se alguêm puder me ajudar.CONTROLE CARTÃO DE CRÉDITO.xlsx

@Patropi, Vi algumas de suas respostas em outros posts e deu pra ver que tem um vasto conhecimento no excel, será que poderia me dar uma ajudinha com essa planilha aqui? desde já te agradeço!

• Membro VIP
Postado

@Luiz Damasio

Eu já ajudei muitas pessoas com planilhas de controle de cartão de crédito, mas tinha no máximo 2 datas de fechamento do cartão.

Assim como você deseja, fica bem mais complicado e toma muito tempo.

Como é final de ano as coisas estão corridas por aqui, deixei para o pessoal te ajudar.

[]s

• Curtir 1
Postado

@Patropi Desde a primeira postagem que fiz e com base em algumas orientações que me deram, consegui criar uma nova fórmula que atendeu a quase todas as condições necessárias para o correto funcionamento, simulei nesta planilha o uso de 8 cartões com datas de fechamento diferentes e 2 compras em cada cartão, uma compra antes da data de fechamento e outra após a data de de fechamento, os casos em que as compras foram até a data de fechamento os resultados estão ok, não consegui ajustar para que quando a compra for em data posterior a data de fechamento o excel lance para o mês seguinte a primeira parcela e a ultima parcela, se conseguir dar uma olhada nesta.

CONTROLE CARTÃO DE CRÉDITO.xlsx

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...