Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sei que essa pergunta é genérica, mas preciso de um norte para começar o desenvolvimento de um aplicativo básico (já tenho o modelo no Figma), onde minha maior dúvida é em qual linguagem desenvolver de forma que haja a comunicação entre o App e banco de dados...

Trata-se basicamente de um aplicativo que registra entradas e saídas de mercadorias de um estoque, onde o usuário pode criar pastas para guardar as mercadorias em comum. Algumas informações são solicitadas no momento da entrada de tal mercadoria, como a quantidade e data de validade. Essas informações serão usadas para que o App possa alertar o usuário quando tal mercadoria vencer ou acabar. 

Contudo, minha maior dúvida é relacionar a estrutura do aplicativo com as consultar no banco de dados... 

• Membro VIP
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

Esperamos que compreenda.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

• Obrigado 1
Postado

Se o banco está na mesma máquina e não precisa de interface web ou não quer se preocupar com o  modelo meio distribuído dessas coisas --- páginas HTML, CSS, servidor web e tal --- sugiro C++. Caso contrário C# e .Net

Se você tem o modelo não vai começar do zero....

• Obrigado 1
Postado

@Stock It Group    ainda estou estudando lógica de programação , e nunca usei nada sobre banco de dados , mas pesquisando aqui no fórum  , encontrei esse tópico do Ano de 2004 , que tem uma boa ideia sobre esse tipo de programação ,   veja o post #5  do  

@camelo  ,   e do  @sviola  , 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/158727-linguagem-para-usar-banco-de-dados/

Postado

@arfneto Começar do 0 foi uma maneira de tentar dizer que o aplicativo ainda não foi criado, só tenho o modelo dele no Figma. Dei uma pesquisada e os resultados apontam React Native como uma alternativa para o desenvolvimento, o que você acha?

• Obrigado 1
Postado

@Stock It Group eu estava pensando nas linguagens do forum apenas.

Se você conhece javascript e um pouco de HTML e CSS  React estará ok. Mas ainda vai precisar de um servidor para as paginas. É algo mais distribuído. Se procura um simples programa para rodar em uma máquina isolada um programa C ou C++ com SQLite é provavelmente o simples.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@JorgeGus No momento, o sistema se trata de apenas um desafio estudantil, voltado ao conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades. Envolver investimentos está fora de cogitação. Mas sim, se o App estivesse diretamente relacionado com algo mais profissional, seria uma ótima ideia contratar profissionais. Muito obrigado pela recomendação! 

@Germanlnc To aqui...

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Stock It Group disse:

@JorgeGus No momento, o sistema se trata de apenas um desafio estudantil, voltado ao conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades. Envolver investimentos está fora de cogitação. Mas sim, se o App estivesse diretamente relacionado com algo mais profissional, seria uma ótima ideia contratar profissionais. Muito obrigado pela recomendação! 

Ok, o grande problema numa aplicação real seria a questão da segurança, mas como nesse caso essa não é uma grande preocupação, fica mais fácil.

Mas você precisa dizer se já possui conhecimento de alguma linguagem de programação, ou pelo menos um conhecimento básico de HTML, CSS e JavaScript, se souber pelo menos JavaScript, Node.js talvez seja o caminho mais rápido.

Não sei se atende às suas necessidades, mas dê uma olhada no App Inventor, que é uma ferramenta para que pessoas sem conhecimento de programação possam criar aplicativos para Android, você vai encontrar informações a respeito no Google, e também vai encontrar tutoriais no Youtube.

• Curtir 1
Postado

@Stock It Group Mas porque está postando sobe isso no forum de C, C++ e C#?

Use então C# e .Net.  

Quanto ao banco, sugiro usar o mais comum no que parece ser o seu caso: SQLite o mais usado no planeta. E não por acaso: sem servidor, sem configuração, um arquivo só... Mas foi-se o tempo em que essa era uma decisão importante e cara.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...