Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguma ideia de como testo essa fonte?


Posts recomendados

bom, esses dias eu achei esse computador extremamente velho, tão velho que a fonte é AT e não ATX

só que ele tava com todos os cabos desconectados, eu simplesmente não sei como ligo isso, procurei uns vídeos na internet e conectei uns cabos por conta própria pelas legendas da própria placa-mãe, mas não sei se a fonte funciona, e creio que tenha alguma coisa errada nela já que mesmo tentando ligar nem as fans da fonte giram, aparentemente pelo que testei os cabos do switch que liga o PC só possuem duas combinações (de acordo com as legendas mostradas na própria fonte) então, tem alguma forma de eu fazer um jumper pra testar se essa fonte funciona? ela é realmente o problema? fotos da antiguidade abaixo ai

20211208_202320.thumb.jpg.64046f58c17fe46b470207faaeae68bd.jpg20211207_160843.thumb.jpg.137df8561411d001c1cfa391d6d1a71e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sheovion Fonte AT até onde eu sei não tem jumper para fazer ligar.

 

Você teria que tirar ela do gabinete e abrir para ver como está por dentro e usar multimetro para testar.

 

Já peguei pc com fonte AT, o problema da fonte AT é ligar os conectores, que vai na placa-mãe, invertidos, se fizer isso, ai já era, queimou a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth eu pesquisei sobre isso, e ao que tudo indica ta conectada certo, já que dizem que é pros cabos pretos de cada cabo estarem lado a lado, agora, acho que a fonte realmente não ta funcionando, vou abri-lá pra dar uma olhada na situação por dentro, dependendo do que for talvez de pra consertar com meu ferro de solda

@Elder Nauvirth abrindo a fonte, no aspecto físico não tem nada que aparente estar estragado

e testando com o multímetro, parece ter energia passando até a ponta dos cabos, porém ainda tem algo que me intriga, e é o cabinho da ultima imagem, é igual aqueles cabos de painel frontal, mas eu não sei o que ele faz e se a placa-mãe depende dele

20211208_212327.thumb.jpg.44ce6e1faf3b0a2fd5338f759f40fe5d.jpg20211208_212223.thumb.jpg.2f737cf0328a13a16aa623d8dd1717e2.jpg

20211208_214334.thumb.jpg.ab8bc374824fd85b770113c0c59e5c1b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sheovion Interessante que não tem nada com cara de defeituoso nos componentes da fonte, pelo menos nessa parte de cima, nada de problemas.

 

Só precisa de uma limpeza, mas fora isso, tudo normal.

 

Esse cabinho pelo que vi, seguindo ele a partir da imagem que tem o gabinete aberto, ele aparenta ser do cooler da fonte, visto que vai até a fonte, e depois na foto com a fonte aberta nota-se ele indo até o fan.

 

Pode ocorrer mesmo de o problema não estar na fonte já que tem as tensões nela.

 

Faz muito tempo que mexi em um pc com fonte AT, então não tenho muito conhecimento, afinal, esse tipo de computador, se não me engano, é lá da época que tinha Windows 98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth olha, fiz mais testes com o multímetro, e a fonte ta passando energia pela placa-mãe

até o processador ta recebendo energia, só tem um detalhe que eu esqueci de avisar quando testei a fonte, que é o fato da energia que o multímetro mostra quando eu encosto o pino em algum conector da fonte, tem um sinal de menos, então é energia negativa, não mexo muito com multímetros então não sei dizer se isso ta certo ou errado, era realmente pra fonte estar passando energia negativa?

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sheovion disse:

@Elder Nauvirth olha, fiz mais testes com o multímetro, e a fonte ta passando energia pela placa-mãe

até o processador ta recebendo energia, só tem um detalhe que eu esqueci de avisar quando testei a fonte, que é o fato da energia que o multímetro mostra quando eu encosto o pino em algum conector da fonte, tem um sinal de menos, então é energia negativa, não mexo muito com multímetros então não sei dizer se isso ta certo ou errado, era realmente pra fonte estar passando energia negativa?

Se você inverter as ponteiras a energia "vira positiva" 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sheovion Verifique se colocou as pontas de prova nos locais certos.

 

Se você pegar a ponta de prova do multimetro que é para ir no Positivo e colocar em algum fio preto da fonte, e a ponta de prova em fio de qualquer cor, o resultado mostrado no multimetro será negativo.

 

Por exemplo, ponta de prova preta no fio amarelo que é 12V, e ponta de prova vermelha no fio preto que é negativo, o resultado do multimetro será -12V.

 

Mas, se as pontas de prova estão no local certo, não é para ficar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!