Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo GTX-1650 TI de 4GB travando de leve ao rodar jogo.


Posts recomendados

Prezados, boa tarde.

Na data corrente de hoje (09/12/2021) eu fui rodar o simulador de ônibus OMSI 2 no meu notebook e percebi uns travamentos na GPU.

 

As configurações do meu notebook são as seguintes:

Avell A52 LIV

memória RAM: 8GB (DDR4 ou DDR5, não sei ao certo)

Processador: Intel Core I5-10300H (frequência base de 2.5GHZ, mas que chega a até 4.5GHZ com Turbo Boost)

Placa de vídeo: NVIDIA GTX-1650 TI (4GB)

SSD NVMe 250GB (original do notebook) + SSD Kingston 960GB (que adquiri e instalei à parte).

 

Adquiri o notebook em 23/07/2021 e, em meados de setembro, tive a impressão de o notebook estar com poeira nas ventoinhas de CPU e GPU. Apesar disto, a performance do notebook não caiu muito, mas suspeitei de poeira devido a uma leve, quase imperceptível, queda de desempenho. Com o tempo, parece que, ou a poeira nos componentes aumentou, ou a pasta térmica foi ressecando, resultando em algumas perdas de desempenho nos jogos. Certa vez, no simulador OMSI 2 referido anteriormente, cheguei a ter uma queda que chegou a parcos 20 FPS, onde, com o mapa e ônibus com os quais estava jogando na ocasião (e gravando com ShadowPlay) eu chegava a uma média de 45-60 fps. Daí vi que era o suporte improvisado que deixava meu notebook elevado, e que estava abafando as saídas de ventilação, então a CPU e GPU baixavam desempenho para evitar superaquecimento, então troquei a base improvisada e cuidei para não obstruir as saídas de ar do notebook. Mesmo assim, mantendo o limite de FPS dos simuladores em 60, por vezes o FPS caía para 50, 40 ou até mesmo 30 FPS. Poxa, 30 FPS numa placa de vídeo integrada ou dedicada básica/mediana vá lá, mas numa GTX-1650 TI, ainda mais acompanhada de um I5-10300H que chega a 4.5GHZ? É complicado...

 

Também aumentei o limite de FPS do simulador para compensar uma eventual perda de FPS, mantendo um mínimo de 60 FPS, e manter o simulador rodando a pelo menos 45-60 FPS. No simulador de ônibus Proton Bus Simulator, que também jogo, também percebi uma perda de desempenho na mesma época, e acabei aumentando o limite de FPS dele pelo mesmo motivo, após consertar o problema com a base improvisada.

 

Creio que seja algo na pasta térmica, haja vista de que, pelo menos pelo que vi por fora nas ventoinhas, não havia poeira acumulada como pensei. Será que é a pasta térmica ressecando e as ventoinhas sobrecarregadas para manter uma temperatura estável?

 

Nas imagens que seguem, eu mostro um fato que ocorreu há algumas semanas. As ventoinhas começaram a disparar em idle, chegando a mais de 60°C, sendo que a temperatura máxima recomendada para este processador, em atividades de maior desempenho, é de 72°C. Já a GPU alcançou no máximo 65°C em testes de medição, durante atividades mais pesadas, sendo que o máximo suportado, de acordo com o fabricante, está na casa dos 90 a 92°C (embora, obviamente, não seja aconselhável manter a GPU trabalhando nestas temperaturas, mas nem chegou a isso).

 

A pergunta que não quer calar: Será pasta térmica ou problema nos coolers? E de quanto em quanto tempo devo trocar a pasta térmica do meu note?

 

 

painel de controle.png

temperatura.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse falta de RAM? Mas nos primeiros meses (de 23/07 até o dia 03/09, sendo mais específico) os simuladores estavam rodando lisos e a placa de vídeo não travava. Eles rodavam mantendo a 60 FPS com mapas e veiculos pesados, e recursos pesados ativados (e gravando ainda por cima). Mas, de uma semana para cá, percebi alguns travamentos bem de leves na GPU enquanto rodo o simulador OMSI 2. (Detalhe, o simulador tem opções de controle do uso de memória RAM e/ou de memória de vídeo dedicada.) E, por incrível que pareça, a GPU não está esquentando muito, o máximo de temperatura que ela atingiu em idle foi de 50°C, tendo como base que o lugar onde estava é relativamente quente, e busco deixar o notebook elevado e longe de sol, essas coisas. Será que não é a hora de trocar a pasta térmica, ou verificar se não há alguma coisa obstruindo a rotação dos coolers? Pelo que vi na Avell, abrir o note para trocar pasta térmica não perde garantia, e a própria marca oferece o serviço.

 

Uma curiosidade, já que você citou: como a falta de RAM impacta no aquecimento dos componentes internos do PC em games? Não que eu esteja duvidando da sua resposta, só quero entender melhor como isso funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema não tem a ver com isso, seria problema se o PC estivesse acima de 80 graus, o que passa longe, então, pasta térmica, ventoinha, pode jogar essas hipóteses longe, o provável é a RAM, com o tempo, o PC vai começar a aumentar o uso de RAM, ou as atualizações do jogo o faz mais pesado para a RAM, e 8 GB já é sofrido até mesmo em jogos pesados.

8 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Uma curiosidade, já que você citou: como a falta de RAM impacta no aquecimento dos componentes internos do PC em games? Não que eu esteja duvidando da sua resposta, só quero entender melhor como isso funciona.

Não, a RAM esquenta muito pouco, ela não tem problemas com aquecimento, e nem esquenta os outros componentes, o que pode acontecer é a GPU ou CPU esquentarem, esquentando um POUCO os outros componentes, e dependendo da placa do Notebook, o processador com um desempenho maior do que o projetado, por exemplo, o Note vem com um I5, se eu colocar um I7, o processador vai esquentar mais, e é capaz da placa do Note não aguentar e capar o desempenho do processador para aliviar o aquecimento que a placa está tendo, especificamente no VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse talvez possa ser monitor ou cabo flat então... mas isso é assunto para um outro tópico. De qualquer modo é bom dar um confere nas temperaturas. A CPU está mantendo, em idle, temperaturas entre 45 e 52°C, enquanto a GPU, também em idle, mantém temperaturas entre 47 e 52°C. Seguem anexos prints de temperatura da CPU e GPU em idle, medidos pelo HWMonitor.

 

 

captura cpu.png

captura gpu.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!