Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde, eu ganhei uma placa de vídeo em uma promoção, e gostaria de montar um PC que vá conseguir acompanhar o desempenho da placa

a placa que eu ganhei é essa: 

Placa de vídeo ASUS Radeon RX 6700 XT Dual OC Edition, 12GB, GDDR6, 192-bit, DUAL-RX6700XT-O12G

a config que eu montei com o que eu pesquisei aqui mesmo no forum e em outros cantos da internet foi essa:

Processador AMD Ryzen 9 5900X, 12-Core, 24-Threads, 3.7GHz (4.8GHz Turbo), Cache 70MB, AM4, 100-100000061WOF

Cooler BOX Original AMD (Processadores OEM e MPK não Suportam Cooler BOX)

placa-mãe Gigabyte B550 Gaming X V2 DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550

Memória Adata XPG Gammix D10 32GB (2x16GB) DDR4 3600Mhz Preto, AX4U360016G18A-DB10

Placa de vídeo ASUS Radeon RX 6700 XT Dual OC Edition, 12GB, GDDR6, 192-bit, DUAL-RX6700XT-O12G

SSD PNY CS900 1TB 2.5 Sata III 6GB/s, SSD7CS900-1TB-RB

Gabinete Gamer AZZA Eclipse Lateral de Vidro Preto, CSAZ-440

Fonte Cooler Master MWE 700 80 Plus Bronze, MPE-7001-ACAAB-BR

mas ainda estou com algumas duvidas:

1º - não faço ideia de como escolher uma placa-mãe, só escolhi uma qualquer que eu acho que é compatível, mas não sei dizer se essa é a melhor escolha, o custo dessa placa-mãe ficou em R$1600

2º - escolhi gabinete puramente pela aparencia, sei la se tinha alguma coisa a ser olhado nele, além do espaço interno

3º - a fonte, eu só pensei que 700W é bom, e não sei se tinha que olhar outra coisa tb

4º - Me foi dado a opção de trocar a placa de vídeo por uma RX 6800 XT se eu dar mais 3k, eu não tenho essa grana sobrando, mas posso fazer um emprestimo, minha duvida é: um RX 6800 XT 16GB vale 3k a mais do que a rx 6700 XT??? ou seria melhor economizar essa grana??

Em relação a monitor, eu ja possuo um monitor de 144 Hz 4k, então pretendo manter o mesmo

Postado

O processador acho exagerado, nenhum jogo atualmente vai se beneficiar de um processador com 12 núcleos. voce vai utilizar esse computador para edição de videos e renderização? Se for usar apenas para jogos, então pode pegar um 5600X ou no máximo o 5800X se quiser ficar com bastante sobra!

Em relação a placa de vídeo, acho que não vale a pena pagar 3K a mais para pegar a 6800XT. 

A placa-mãe é boa, pode manter ela.

O cooler box é fraco, recomendo pelo menos o Gammax 400 V2, ou um WaterCooler 240mm no caso do 5900X. 

A fonte MWE 700W também é boa, mas recomendo tentar pegar uma fonte Gold para usar num Setup desse nível. SuperFlower, Seasonic, Corsair, etc...

• Curtir 1
Postado

o computador seria majoritariamente para jogos mesmo, da parte profissional, só tem que aguentar excel mesmo

vou dar um downgrade no processador então e transferir esses fundos para o cooler e a fonte, vlwsss

o computador seria majoritariamente para jogos mesmo, da parte profissional, só tem que aguentar excel mesmo

vou dar um downgrade no processador então e transferir esses fundos para o cooler e a fonte, vlwsss

@gutopereirauma ultima duvida que eu esqueci de perguntar, da pra ter 2 HDs, cada um com um sistema operacional unico? e fazer um dual boot??

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Raul Quinzani disse:

@gutopereirauma ultima duvida que eu esqueci de perguntar, da pra ter 2 HDs, cada um com um sistema operacional unico? e fazer um dual boot??

Sim, pode usar 2 ou mais HDD, cada um com um sistema operacional diferente.

Mas eu recomendo fortemente voce instalar o sistema operacional num SSD, a performance no Windows10 é MUITO superior! Pode até ser um simples SSD Sata de 240Gb...

Postado

Olá,

Eu faria as seguintes alterações na configuração:

Processador: i7 12700KF

placa-mãe: ASUS Prime Z690-A

Memória: XPG Spectrix D45G, 8gb 3600Mhz (compre dois pentes)

Placa de vídeo: RX6700XT (já possui)

SSD: PNY CS900 1TB

Cooler: Deepcool Gammax L360 V2

Gabinete: Gabinete Gamer AZZA Eclipse

Fonte: Super Flower Leadex III ARGB 650w, 80+ gold

Não é necessário colocar 32gb de RAM, nenhum jogo consome isso, 16gb já são mais que suficientes. 

O 5900x, como citado, é muito poderoso para o seu uso

Não é possível usar um cooler box nesses processadores mais tops, eles esquentam muito. 

A fonte, te recomendo uma 80+ gold para suportar os picos de energia da sua placa de vídeo. 

O gabinete que escolheu não tem uma boa refrigeração, então se certifique de colocar algumas fans nele, como essas

Não vale a pena trocar a placa de vídeo, a 6700XT já é muito boa, e deve te servir muito bem. 

Na configuração que montei, esses erros que citei acima são corrigidos, e é uma configuração mais otimizada para jogos, a Intel normalmente consegue dar mais FPS do que a AMD. Compre também um adaptador para LGA 1700

Postado
32 minutos atrás, Lenhal disse:

Olá,

Eu faria as seguintes alterações na configuração:

Processador: i7 12700KF

placa-mãe: ASUS Prime Z690-A

Memória: XPG Spectrix D45G, 8gb 3600Mhz (compre dois pentes)

Placa de vídeo: RX6700XT (já possui)

SSD: PNY CS900 1TB

Cooler: Deepcool Gammax L360 V2

Gabinete: Gabinete Gamer AZZA Eclipse

Fonte: Super Flower Leadex III ARGB 650w, 80+ gold

Não é necessário colocar 32gb de RAM, nenhum jogo consome isso, 16gb já são mais que suficientes. 

O 5900x, como citado, é muito poderoso para o seu uso

Não é possível usar um cooler box nesses processadores mais tops, eles esquentam muito. 

A fonte, te recomendo uma 80+ gold para suportar os picos de energia da sua placa de vídeo. 

O gabinete que escolheu não tem uma boa refrigeração, então se certifique de colocar algumas fans nele, como essas

Não vale a pena trocar a placa de vídeo, a 6700XT já é muito boa, e deve te servir muito bem. 

Na configuração que montei, esses erros que citei acima são corrigidos, e é uma configuração mais otimizada para jogos, a Intel normalmente consegue dar mais FPS do que a AMD. Compre também um adaptador para LGA 1700

Para o que seria esse adaptador LGA 1700??

Postado
52 minutos atrás, Raul Quinzani disse:

Para o que seria esse adaptador LGA 1700??

O socket LGA 1700 é maior e retangular, além disso a furação na placa-mãe também é diferente, então os cooler disponíveis atualmente no mercado não são compatíveis com ele, precisa de um adaptador...

Postado

@Raul Quinzani Se objetivo é jogar e usar Excel não faça uma loucura dessas em gastar com um processador (i7-12700KF) que custa quase 3000 mais uma placa-mãe cara dessas sendo que você não vai usar a metade do que essas peças lhe oferece.

Uma observação o colega ai em cima ainda indica memorias erradas, pois elas não vão funcionar na placa-mãe mencionada.  

E se pensar em querer adquirir Intel 12ª Geração veja esse vídeo antes 

Qual seria o orçamento pra montar o PC?

Postado
13 horas atrás, Andros Santos disse:

Uma observação o colega ai em cima ainda indica memorias erradas, pois elas não vão funcionar na placa-mãe mencionada

Ah sim, não me atentei ao fato de que a placa-mãe só suporta DDR5. Nesse caso então, é só mudar a placa-mãe, e pagar a placa-mãe MSI PRO Z690-A. 

Postado
16 minutos atrás, Lenhal disse:

Ah sim, não me atentei ao fato de que a placa-mãe só suporta DDR5. Nesse caso então, é só mudar a placa-mãe, e pagar a placa-mãe MSI PRO Z690-A. 

Nesse caso então O melhor que ele faz é não comprar essa Geração porque no momento é uma péssima escolha. 

E que logica seria ele mudar de placa-mãe DDR4 pagando o mesmo valor da DDR5 pra continuar atrasado.

Só valeria a pena ele pegar uma placa-mãe DDR4 Intel 12ª Geração (E olhe lá porque os preços estão um absurdo) se ele já tivesse as memórias.

Postado
1 minuto atrás, Andros Santos disse:

E que logica seria ele mudar de placa-mãe DDR4 pagando o mesmo valor da DDR5 pra continuar atrasado.

DDR5 é muito caro, e não apresenta grandes melhoras de performance, pegar uma placa-mãe DDR4 não vai fazer ele ficar atrasado.

Alder Lake tem alguns problemas? Sim, mas não são muitos, e logo, esses erros vão ser corrigidos, e quando forem, um Intel de 12 geração vai ser simplesmente um dos melhores processadores do mercado. 

Postado

@Lenhal Quando vai ser Corrigido?

43 minutos atrás, Lenhal disse:

um Intel de 12 geração vai ser simplesmente um dos melhores processadores do mercado. 

Você realmente tem certeza disso?

E Repito pra que o cara vai comprar algo gastar uma fortuna em algo que ele não vai usar?

Postado
2 minutos atrás, Andros Santos disse:

@Lenhal Quando vai ser Corrigido?

Problemas de DRM e os coolers, uma vez que as empresas pretendem colocar o adaptador de LGA nas placas mãe, mas isso é o de menos, já que se encontra adaptadores desse por questão de centavos. 

6 minutos atrás, Andros Santos disse:

Você realmente tem certeza disso?

E Repito pra que o cara vai comprar algo gastar uma fortuna em algo que ele não vai usar?

O 12700k já é melhor que o 5950x (processador mais top da AMD) em muitos aspectos, então ele já é um dos melhores processadores do mercado. Uma vez que esses problemas que a geração Alder Lake tem forem corrigidos, ele continuará sendo um dos melhores, mas será melhor, e mais "fácil" de usa-lo. 

Ele é realmente um processador bem overpowered, mas se é possível investir em algo assim, porque não investir? Vai ser um processador para durar vários anos, e tem diversas tecnologias novas e atuais, que atualmente só se encontram nos processadores dessa geração. 

Postado
21 horas atrás, Raul Quinzani disse:

boa tarde, eu ganhei uma placa de vídeo em uma promoção, e gostaria de montar um PC que vá conseguir acompanhar o desempenho da placa

a placa que eu ganhei é essa: 

a config que eu montei com o que eu pesquisei aqui mesmo no forum e em outros cantos da internet foi essa:

Processador AMD Ryzen 9 5900X, 12-Core, 24-Threads, 3.7GHz (4.8GHz Turbo), Cache 70MB, AM4, 100-100000061WOF

Cooler BOX Original AMD (Processadores OEM e MPK não Suportam Cooler BOX)

placa-mãe Gigabyte B550 Gaming X V2 DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550

Memória Adata XPG Gammix D10 32GB (2x16GB) DDR4 3600Mhz Preto, AX4U360016G18A-DB10

SSD PNY CS900 1TB 2.5 Sata III 6GB/s, SSD7CS900-1TB-RB

Gabinete Gamer AZZA Eclipse Lateral de Vidro Preto, CSAZ-440

Fonte Cooler Master MWE 700 80 Plus Bronze, MPE-7001-ACAAB-BR

mas ainda estou com algumas duvidas:

1º - não faço ideia de como escolher uma placa-mãe, só escolhi uma qualquer que eu acho que é compatível, mas não sei dizer se essa é a melhor escolha, o custo dessa placa-mãe ficou em R$1600

2º - escolhi gabinete puramente pela aparencia, sei la se tinha alguma coisa a ser olhado nele, além do espaço interno

3º - a fonte, eu só pensei que 700W é bom, e não sei se tinha que olhar outra coisa tb

4º - Me foi dado a opção de trocar a placa de vídeo por uma RX 6800 XT se eu dar mais 3k, eu não tenho essa grana sobrando, mas posso fazer um emprestimo, minha duvida é: um RX 6800 XT 16GB vale 3k a mais do que a rx 6700 XT??? ou seria melhor economizar essa grana??

Em relação a monitor, eu ja possuo um monitor de 144 Hz 4k, então pretendo manter o mesmo

pode ver nesse site um cpu que acompanha sua gpu https://pc-builds.com/calculator/Ryzen_5_3600/GeForce_RTX_3090/0U91768A/8/100/#tbnForm-1878962316

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, Andros Santos disse:

Investir em que? em uma fortuna no achismo? e eu nem falei dos varios jogos incompatíveis com esses CPUs.

Diante de tantos problemas A pessoas que tem um mínimo de noção O melhor que ela faz é esperar pra ver no que vai dar para depois não ficar se arrependendo do que fez. 

A questão dos jogos incompatíveis será algo que futuramente será resolvido (assim esperamos). Querendo ou não, os CPUs de 12 geração da Intel são baita processadores. Eles apresentam alguns problemas? Sim. Mas realmente acredito que não vai haver motivo de arrependimento futuramente. Se você pensa diferente, tudo bem, sempre há outras opções, pode pegar um 11700k com uma Z490/590 ou B560. Ou então ir de AMD, com um 5600x/800x com uma B550. Mas acredito que a melhor opção seja realmente um 12700k com uma Z690

Postado

A AMD vai lançar o Ryzen 6000 agora em Janeiro, e os Ryzen 7000 com 5nm e nova arquitetura ZEN4 ficaria somente para 2023. Porém eles estão correndo para tentar antecipar os Ryzen 7000 já para o último trimestre de 2022 justamente porque eles já sabem que o Ryzen 6000 não vão conseguir bater a 12° geração.

Esses Ryzen 6000 serão apenas um "refresh" dos Ryzen 5000 com alguma melhoria na memória cache, a arquitetura ainda será a ZEN3 de 7nm. A grande mudança nesse 6000 que todos nós estamos ansiosos aguardando será nas APUs que virão com RDNA2 e pelo que parece terão o desempenho de uma GTX 1650, o que é mais do dobro das VEGA atuais...

Sobre o tal BUG do Windows11 com a 12° geração, esse vídeo é de 1 mês atrás e já não existia bug nenhum! Em alguns jogos o desempenho esta até melhor no Windows11 sobre o Windows10, mas em todos eles foi praticamente um empate técnico!

• Curtir 1
Postado

@gutopereira Se isso for verdade um Ryzen com uma GTX1650 É mais um motivo pra não comprar Intel de12ª Geração mesmo.

Na boa a pessoa deixar de adquirir um Processador que seria um Ryzen 7 5800X Junto com uma GTX1650 por um preço único de um processador pra pegar um Intel 12ª Geração ai é que é sem não mesmo.

Ryzen 7 5800X - R$2500 + GTX1650 - R$2500 = R$5000 Se um Ryzen 6700G vier por R$3000 já vai ser uma maravilha e vai vender fácil.

Postado

@Andros Santos

Ele já possui uma RX 6700XT que possui desempenho mais de 200% superior a GTX 1650, para que ele vai querer comprar uma APU?!?!

Esse Ryzen 6000 vão ser uma excelente opção para quem não possui placa de vídeo, mas para quem já possui não faz sentido pegar um processador mais fraco só porque ele possui uma APU que voce não vai usar...

Postado

@gutopereira Se esses Ryzen realmente existir vai ser uma opção pra quem tem GPU e pra quem não tem porque um Ryzen 7 5800X empurra qualquer placa de vídeo do mercado e ainda da pra fazer streamer de boa.

Imagina a pessoa ter um 5800X com o poder de fogo de uma GTX1650 se a placa der defeito o cara ta numa boa tranquilo sem se preocupar com placa de vídeo nenhuma.

A Pessoa tem quer ser muito boba pra não comprar um Processador que já tem uma GPU excelente pra comprar um sem (Compre um e leve dois por um preço de um).

Observação: Para essa placa de vídeo dele ai e pra o que ele almeja um Core i5-11400 ou Ryzen 5 5600X é o suficiente (com “folga“). Agora ficar incentivando o cara gastar uma fortuna em um processador (Intel 12ª) cheio de defeito que ele nem vai usar o que o processador oferece é completamente sem noção.

Postado
58 minutos atrás, Andros Santos disse:

Observação: Para essa placa de vídeo dele ai e pra o que ele almeja um Core i5-11400 ou Ryzen 5 5600X é o suficiente (com “folga“). Agora ficar incentivando o cara gastar uma fortuna em um processador (Intel 12ª) cheio de defeito que ele nem vai usar o que o processador oferece é completamente sem noção

Inicialmente o plano era pegar um 5900x, então existe um bom orçamento, e pensando em montar o melhor PC possível, e dentro do orçamento, pegar um 11400 é sacanagem. 12 geração tem alguns defeitos, mas uma vez que esses poucos defeitos forem concertados, o que não será daqui a muito tempo (assim esperamos) será um processador imbatível, na verdade ele já é. E como o colega  @gutopereira falou, a AMD está adiantando os Ryzen 7000 porque sabem que os 6000 não vão ser suficientes para bater com a 12 geração Intel. A grande inovação nós Ryzen 6000 será nas APUs, e ele já tem uma 6700XT, entao porque que ele sacrificaria desempenho do processador para ter uma APU, sendo que ele já tem uma placa de vídeo? Se ele tivesse uma 1050ti, ou RX560, era uma coisa a se considerar, mas ele tem uma 6700XT!!!!! Não faz sentido essa sua lógica

Postado

Como não faz sentido se eu já falei os motivos que são custo (e que belo custo) e beneficio GPU + CPU Dois por um preço um.

E de novo o achismo vai ser consertado quando? Quando chegar os novos Ryzen ou a 13ª Ou vão fazer tipo a 5ª que mal tinha começado e abandonaram pulando para 6ª.  Repito se quer a 12ª o melhor que se faz é esperar pra ver no que vai dar.

E que viagem é essa agora de não poder comprar um processador com vídeo integrado tendo uma placa de vídeo A Intel sempre vendeu os Cores i com GPU integrada (Off só na 9ª) e ninguém falou nada.

Core i5-11400 vídeo integrado - R$ 1.359,00

Core i5-11400F Sem vídeo - R$ 1.359,00

Tem que ser muito bobo pra deixar de comprar um com vídeo do que um sem vídeo por causa de uma GPU Off.

Postado
6 minutos atrás, Andros Santos disse:

E que viagem é essa agora de não poder comprar um processador com vídeo integrado tendo uma placa de vídeo A Intel sempre vendeu os Cores i com GPU integrada (Off só na 9ª) e ninguém falou nada.

A questão não é poder ter APU com placa de vídeo, a questão é estar sacrificando desempenho do processador para ter uma APU, uma vez que já se tem placa de vídeo.

10 minutos atrás, Andros Santos disse:

E de novo o achismo vai ser consertado quando? Quando chegar os novos Ryzen ou a 13ª Ou vão fazer tipo a 5ª que mal tinha começado e abandonaram pulando para 6ª.  Repito se quer a 12ª o melhor que se faz é esperar pra ver no que vai dar.

Vários dos problemas já foram corrigidos, a maioria dos ainda existentes não dependem da Intel, e sim dos jogos passarem a reconhecer o novo sistema de núcleos da 12ª geração. Esperar os novos Ryzen por causa de APU é bobagem, porque como já sabemos que eles não vão ser páreos para 12ª geração e o amigo já tem placa de vídeo.

Dentro do orçamento, pegar um i7 12700 é a melhor opção.

Postado
1 hora atrás, Lenhal disse:

A questão não é poder ter APU com placa de vídeo, a questão é estar sacrificando desempenho do processador para ter uma APU, uma vez que já se tem placa de vídeo.

E quem foi que falou essa loucura pra você que vídeo integrado diminui o desempenho do processador?

Nunca vi isso Um Core i7-11700K vai perder pra um 11700KF só por causa do vídeo integrado 

Vários dos problemas já foram corrigidos, a maioria dos ainda existentes não dependem da Intel, e sim dos jogos passarem a reconhecer o novo sistema de núcleos da 12ª geração. Esperar os novos Ryzen por causa de APU é bobagem, porque como já sabemos que eles não vão ser páreos para 12ª geração e o amigo já tem placa de vídeo.

Quem foi que te falou que o culpado são os jogos se em todos os sites, reviews que eu vi diz que o culpado de todos os problemas são os CPUs de 12ª Geração Intel Core.

Dentro do orçamento, pegar um i7 12700 é a melhor opção.

Só por que o cara tem um bom orçamento ele deve gastar com um Kit que custa uns R$8000 pra não usar o que ele oferece (se conseguir usar com tando de problemas que tem) podendo gastar apenas uns R$3500.

Postado
5 minutos atrás, Andros Santos disse:

E quem foi que falou essa loucura pra você que vídeo integrado diminui o desempenho do processador?

Nunca vi isso Um Core i7-11700K vai perder pra um 11700KF só por causa do vídeo integrado 

Não falei isso. 12ª geração Intel vai ser superior aos Ryzen 6000, então não vale a pena pegar um Ryzen 6000 por causa de vídeo integrado (já que ale já tem uma placa de vídeo) quando você pode pegar um 12700 que é superior. Mas no caso dos Ryzen, parte do poder de processamento é sacrificado para colocar a Vega, se compararmos o 5600x com 5600g, qual sai na vantagem?

9 minutos atrás, Andros Santos disse:

Quem foi que te falou que o culpado são os jogos se em todos os sites, reviews que eu vi diz que o culpado de todos os problemas são os CPUs de 12ª Geração Intel Core.

No vídeo que mandou acima, o que fala dos problemas dos Intel Alder Lake, ele fala sobre o Windows 10 não reconhecer esse novo sistema de núcleos, mas isso a Intel não consegue mudar, o que teria que se adaptar seria o sistema operacional. A mesma coisa com os jogos e DRM, eles que precisam passar a reconhecer, e a Intel não consegue mudar isso. E o problema de incompatibilidade com jogos, são jogos bem menos conhecidos, então a probabilidade de alguém se prejudicar com isso é bem menor.

13 minutos atrás, Andros Santos disse:

Só por que o cara tem um bom orçamento ele deve gastar com um Kit que custa uns R$8000 pra não usar o que ele oferece (se conseguir usar com tando de problemas que tem) podendo gastar apenas uns R$3500.

Em que sentidos ele não vai usar o que o processador oferece? É um processador bem overpowered? Sim. Mas ele abre muito mais portas do que um 5600x/11400f, por exemplo. Se mais para frente, o PC começa a ser usado para modelagem 3D, renderização, edição.... Ele vai se beneficiar bem mais de um processador 12/20 do que com um 6/12. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!