Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá senhores e senhoras,

Meu Pc liga, roda as ventoinhas do processador, gabinete e placa de vídeo, mas não dá vídeo e não funciona os periféricos usb (não liga os RGB).

Ontem estava jogando normal, fui reiniciar o PC e depois disso ele não deu mais vídeo e nem ligou os periféricos usb (mouse, teclado).

Testei com outra fonte que tenho certeza que está funcionando e o problema continua;

Tirei as memórias e testei uma por uma, não resolveu;

Tirei a placa de vídeo e também não resolveu;

Tirei a bateria da mãe e deixei 30 minutos sem ela até colocar de novo, não resolveu.

Alguma dica antes de tentar procurar outro kit para testar placa-mãe e processador?

Meu Pc:

Ryzen 3600x

ASRock b450m steel legend

24gb de ram (3x8)

1tb M2

1tb SSD

RTX 3070

Super Flower 750w Gold

Tudo alimentado por um filtro iclamper 8 tomadas

Postado
4 horas atrás, RAI REC disse:

Testei com outra fonte que tenho certeza que está funcionando e o problema continua;

Tirei as memórias e testei uma por uma, não resolveu;

Tirei a placa de vídeo e também não resolveu;

Tirei a bateria da mãe e deixei 30 minutos sem ela até colocar de novo, não resolveu.

Reset de BIOS não é feito retirando a bateria, especialmente se não souber que tem que desconectar o PC da tomada. A forma correta é você desligar da tomada e fechar curto entre os dois pinos do jumper CLR_CMOS por 20 segundos ou mais. Isso sim é reset de BIOS, o resto é quebra galho.

Recomendo que teste com apenas uma memória após o reset da BIOS, sem nenhum periférico ou unidade de armazenamento conectados. Lembre-se de conferir se sua fonte está com a chave de segurança ligada (na posição "traço"). Teste outro cabo e nunca use adaptadores nas suas tomadas, sempre use uma tomada e cabo compatíveis um com o outro. Nunca use estabilizador ou nobreak, ligue o PC direto na tomada ou em um filtro de linha de qualidade (clamper).

Se tudo mais falhar, faça um teste de bancada.

Obs.: três módulos de memória de 8 GBs vão reduzir seu desempenho substancialmente em vista de dois de 8 GBs, que devem ser inseridos nos slots A2 e B2 para acionar o dual channel. Se quiser pode instalar quatro, pois DC só funciona com números pares de mesma capacidade, mas usar quatro com XMP pode causar um pouco de instabilidade.

Postado

@WOZ Dods bom dia, obrigado. Sim eu retirei a fonte da tomada quando tirei a bateria.

Fiz os testes com apenas um pente de memória, o Pc liga as ventoinhas mas não dá vídeo e não liga os periféricos usb.

Não uso adaptadores nem nenhum dispositivo de tomada, só o iclamper mesmo.

Postado

@RAI REC O teste de bancada visa certificar-se de que o conjunto básico de componentes está funcionando como deve. Para fazê-lo você deve remover a placa-mãe do gabinete, desconectando-a de todas as unidades de armazenamento e cabos do computador. Você deixa apenas o processador+cooler, um pente de memória e no seu caso a GPU já que você não possui vídeo integrado, conectados à placa-mãe. Os cabos da fonte necessários são só os de 24 pinos e o de 8 pinos. Os cabos de energia da GPU devem ser conectados também. Para ligar você não usará o botão de power do gabinete, mas sim uma chave de fenda que deve ser encostada nos dois pinos PWR_SW da placa-mãe. Só de encostar brevemente ela deverá ligar.

Observe se a GPU está inserida corretamente no slot e sempre use uma superfície não condutiva para apoiar a placa-mãe. A caixa da placa-mãe costuma ser ideal para este teste. 

Se não ligar, resete novamente sua BIOS pelo jumper como citei acima, troque o módulo de memória por outro (instale em outro slot e remova o primeiro) e teste novamente. Sempre desconecte o PC da tomada (ou vire a chave de segurança da fonte para a posição O) antes de remover ou instalar componentes. 

Se com nenhum dos módulos de memória você conseguir ligar o PC, terá que usar outros componentes para descobrir qual é o culpado. Como você disse que o PC dá sinal de que está funcionando, suspeito da sua GPU. As RTX 3000 apresentaram muitos problemas desde o lançamento e não seria de se admirar que a sua seja a culpada. Se tiver outra GPU, teste no lugar dela. Teste também, antes até de trocar, outros cabos de vídeo, monitor e observe sempre se todos os conectores de energia estão inseridos até o final, sem folgas.

• Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Boa tarde pessoas,

Eu estava sem tempo para um desmonte total e um teste de bancada completo agora no fim de ano.

O Pc ficou desligado uns 20 dias (depois dos testes que eu já tinha feito), nesse fim de semana eu iria desmontar ele todo, mas antes decidi tentar ligar novamente, e ele ligou, como se nada tivesse acontecido.

Voltou dos mortos

14 minutos atrás, RAI REC disse:

Boa tarde pessoas,

Eu estava sem tempo para um desmonte total e um teste de bancada completo agora no fim de ano.

O Pc ficou desligado uns 20 dias (depois dos testes que eu já tinha feito), nesse fim de semana eu iria desmontar ele todo, mas antes decidi tentar ligar novamente, e ele ligou, como se nada tivesse acontecido.

Voltou dos mortos

Atualização, funcionou por 1 hora depois o windows congelou a tela, eu reiniciei e novamente voltou no mesmo problema, não entra na BIOS, não dá vídeo, não liga periféricos, só liga as ventoinhas.

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@RAI REC Testou com as duas memórias separadamente? Resetou a BIOS pelo jumper?

Acho que você vai ter que testar outra placa-mãe...

Eu havia feito o resete retirando a bateria.

Quando o computador aleatoriamente ligou, ele estava com a BIOS resetada, sem over no cpu e memórias. E sim testei com cada um dos pentes DDR4 separadamente.

Desconfio que seja alguma insuficiência no conector 24 pinos ou na alimentação do cpu.

Postado
6 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@RAI REC

Liga sem as memorias e sem a gpu pra ver se a placa-mãe bipa.

Boa tarde

Eu liguei sem as memórias e depois sem as memórias e sem a gpu, em ambos os casos o Pc ficou reiniciando. Não fez nenhum som (speaker conectado)

• mês depois...
Postado

Atualização,

Testando em outra placa-mãe o computador as vezes liga as vezes não.

Essa nova placa-mãe possui um Debug led que sempre liga com a luz acessa no led do cpu.

Talvez o problema seja o cpu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...