Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Esta conta é nova no forum porém eu era super ativo nos meados de 2010. Possuo um monitor já tem bem mais de 5 anos e ainda funciona "perfeitamente" porém as coisas mudaram. Minha TV da Sony Bravia top de 57" 4k e etc queimou com menos de 1 ano e 3 meses de uso (provavelmente a placa foi pro saco) e pelo que ouvi falar, o conserto e troca não é tão "barato" assim então eis a questão!

Meu monitor atual: Samsumg B2230 60hz 22"

Meu setup atual tem uns dois anos e meio mais ou menos porém ainda acho super válido pois atualmente estou pensando em me tornar um Streamer de jogos como CS GO, talvez LoL e outros jogos que se joga em celular mas jogo em emulador (Nox) como State of Survival então em questão de jogos está OK logo sem a tv estou pensando em um monitor maior pra funcionar também como "TV" então deve ter entre 27 ou 29".

Setup atual: Processador AMD Ryzen 7 1800X Eight-Core Processor 3.80 GHz

placa-mãe MSI X370 Gaming PRO CARBON

Memória Corsair Dominator DDR4 16GB (2x8GB) frequência de 1450mhz (Dual) CAS 17-17-35

Placa de vídeo MSI AMD Radeon RX 580 8GB GDDR 5 Polaris 20 XT

Fonte Corsair 800W

Levando em conta meu setup atual vou listar minhas possiveis escolhas depois de muitas pesquisas e gostaria de opiniões sobre o desempenho com meu PC atual vs ter um monitor TOP, tela "relativamente grande" com IPS de preferência, 1ms de tempo de resposta e 164hz ou 240hz com Freesync pra AMD das marcas ASUS, Aorus, Alienware, Samsung ou talvez LG/MSI.

Monitor Gamer Curvo Samsung Odyssey 27” WQHD, 240Hz, 1ms, HDMI, Display Port , USB, G sync , Freesync , Premium Pro, ajuste de altura, preto, série G7

Monitor Gamer 27 ASUS VG279QM TUF Gaming - Full HD IPS - FreeSync - 280Hz - 1MS - HDMI/DisplayPort

Monitor Gamer Aorus LED 27 qhd ips HDMI Display Port FreeSync 165Hz, 1ms, Altura Ajustável - FI27Q-P-SA

MONITOR GAMER ASUS TUF 27'' WQHD 1MS 170HZ G-SYNC COMPATIVEL FREESYNC PREMIUM ALTURA AJUSTAVEL HDMI/DP, VG27AQL1A

Estas são minhas possíveis opções, levando em conta que meu orçamento é ESTOURANDO R$5.000 e todos ai estão abaixo dos 4 exceto o da Aorus que por sinal é de 165hz.

OBS: Se tiverem outras opções também destas marcas com estas configurações (27 ou 29" talvez até 31") com 1ms de resposta, painel IPS, Freesync AMD e acima de 164Hz até 5k já que suporte meu PC atual, agradeço!

Postado
58 minutos atrás, By Haseo 2022 disse:

Olá! Esta conta é nova no forum porém eu era super ativo nos meados de 2010. Possuo um monitor já tem bem mais de 5 anos e ainda funciona "perfeitamente" porém as coisas mudaram. Minha TV da Sony Bravia top de 57" 4k e etc queimou com menos de 1 ano e 3 meses de uso (provavelmente a placa foi pro saco) e pelo que ouvi falar, o conserto e troca não é tão "barato" assim então eis a questão!

Por essas e outras que não recomendo mais painéis da Sony e Philips. Ainda sim, 4K e QHD ainda é são tecnologias não tão maduras e ainda tem alto índice de falhas prematuras. Pessoalmente, eu prefiro FHD por esse e tantos outros motivos. Para quem vai jogar perto da tela, a 40~60 cm, a diferença de qualidade visual é mínima. QHD e 4K são ideais para telas maiores, que ficarão distantes do PC, bem como para quem tem grana para torrar em GPUs que aguentem o tranco. 27" a 30" em FHD vai ter basicamente a mesma densidade de pixels que 60" em 4K, então a menos que você pegue uma lupa ou cole a cara no monitor, não vai sentir diferença prática.

59 minutos atrás, By Haseo 2022 disse:

Meu setup atual tem uns dois anos e meio mais ou menos porém ainda acho super válido pois atualmente estou pensando em me tornar um Streamer de jogos como CS GO, talvez LoL e outros jogos que se joga em celular mas jogo em emulador (Nox) como State of Survival então em questão de jogos está OK logo sem a tv estou pensando em um monitor maior pra funcionar também como "TV" então deve ter entre 27 ou 29".

Mais uma vez, 4K não é bom para seu caso. Streaming idealmente tem que ser em FHD para não saturar o sistema só com a codificação do vídeo.

1 hora atrás, By Haseo 2022 disse:

Levando em conta meu setup atual vou listar minhas possiveis escolhas depois de muitas pesquisas e gostaria de opiniões sobre o desempenho com meu PC atual vs ter um monitor TOP, tela "relativamente grande" com IPS de preferência, 1ms de tempo de resposta e 164hz ou 240hz com Freesync pra AMD das marcas ASUS, Aorus, Alienware, Samsung ou talvez LG/MSI.

Acabo de adquirir um monitor com basicamente tudo isso que você falou, exceto a frequência. Já vou te avisar que acima de 144 Hz você só verá alguma diferença em jogos competitivos, mesmo assim não é algo absurdo. 240 Hz podem sim trazer um benefício, mas se vai jogar mais jogos single player ou não competitivos (profissionalmente), 144 Hz é mais que suficiente. O monitor que comprei após pesquisar bastante foi o MSI Optix G271. Apesar de ter detectado nele um pouquinho de bleed do lado direito (que é bastante normal), tudo nele foi extremamente satisfatório. Pessoalmente as marcas que eu prefiro quando escolhendo monitores são ASUS, LG, Dell/Alienware (apesar de Dell estar caindo muito de qualidade), Benq/Zowie e MSI. Aorus não tenho opinião formada. É da Gigabyte não é isso? Se for, pela marca, eu pesquisaria e experimentaria eventualmente, mas pela falta de presença no mercado não faria esforço especial para isso. Benq e Dell são mais adequados para uso profissional, pois suas maiores vantagens beneficiam o uso profissional. ASUS, LG e MSI são as mais populares e de melhor custo/benefício ao meu ver.

Samsung eu passo longe, já vi muitas telas dela falharem, seja por fonte, por wifi integrado ou até por outros pormenores. Minha esposa amava tudo da Samsung, aí um dia falei para ela de telas da Samsung que dão o mesmo defeito na linha inteira e ela ficou descrente. Falei, o defeito mais comum é fonte. Ela pensou um pouco e lembrou que a TV dela, que tinha comprado poucos anos atrás, tinha dado exatamente esse defeito. Continua gostando de Samsung, mas a TV principal dela hoje é LG.

Bem, agora vi seu orçamento. Se quer torrar essa grana toda em um display, não sei nem o que indicar. Pessoalmente eu vejo designers gastando menos em monitores da Benq com especificações bem caras por sinal. Como você pretende fazer streaming, vou ainda recomendar que compre não uma, mas duas telas. Isso poderá ajudá-lo no controle de seus aplicativos. 1500 reais em uma tela de 27" como a que comprei será uma ótima aquisição, com mais uma auxiliar de uns 800 reais. O restante você gasta trocando sua GPU quando puder, pois nem o melhor monitor do mundo vai fazer sua RX 580 deixar de ser, bem, uma RX 580.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods  Sério? Acho minha GPU bem boazinha e ainda continua bem mais cara que muitas atuais rs. Ela continua na faixa dos 3.5 mil. Acho bem difícil eu achar uma GPU melhorzinha por menos de R$3.000. Eu usaria o meu monitor antigo mesmo como monitor secundário sem problemas. Por isso eu queria um de 27 ou 29" também pensando em filmes mas sim, BenQ é uma ótima opção e Alienware também porém novamente, custo x beneficio pra um monitor de 24" não cola na minha visão. Estes que mandei são minhas opções atuais pensando em tudo isso e mais ainda conforto e como uma "TV" pra assistir filmes e séries então pagar bem caro por um de 24" da BenQ ou Alienware podendo pagar a mesma quantia por um de 29" de outra marca é gritante. Esse ASUS TUF que citei já vi em sites por R$2.800 e aqui na cidade por R$3.300. Por enquanto estou mais pensativo em comprar ele mas sério que preciso trocar de GFPU? Geralmente costumo rodar todos os jogos aqui sem problemas nem travamento geralmente com tudo no médio pra full

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Por essas e outras que não recomendo mais painéis da Sony e Philips. Ainda sim, 4K e QHD ainda é são tecnologias não tão maduras e ainda tem alto índice de falhas prematuras. Pessoalmente, eu prefiro FHD por esse e tantos outros motivos. Para quem vai jogar perto da tela, a 40~60 cm, a diferença de qualidade visual é mínima. QHD e 4K são ideais para telas maiores, que ficarão distantes do PC, bem como para quem tem grana para torrar em GPUs que aguentem o tranco. 27" a 30" em FHD vai ter basicamente a mesma densidade de pixels que 60" em 4K, então a menos que você pegue uma lupa ou cole a cara no monitor, não vai sentir diferença prática.

Mais uma vez, 4K não é bom para seu caso. Streaming idealmente tem que ser em FHD para não saturar o sistema só com a codificação do vídeo.

Acabo de adquirir um monitor com basicamente tudo isso que você falou, exceto a frequência. Já vou te avisar que acima de 144 Hz você só verá alguma diferença em jogos competitivos, mesmo assim não é algo absurdo. 240 Hz podem sim trazer um benefício, mas se vai jogar mais jogos single player ou não competitivos (profissionalmente), 144 Hz é mais que suficiente. O monitor que comprei após pesquisar bastante foi o MSI Optix G271. Apesar de ter detectado nele um pouquinho de bleed do lado direito (que é bastante normal), tudo nele foi extremamente satisfatório. Pessoalmente as marcas que eu prefiro quando escolhendo monitores são ASUS, LG, Dell/Alienware (apesar de Dell estar caindo muito de qualidade), Benq/Zowie e MSI. Aorus não tenho opinião formada. É da Gigabyte não é isso? Se for, pela marca, eu pesquisaria e experimentaria eventualmente, mas pela falta de presença no mercado não faria esforço especial para isso. Benq e Dell são mais adequados para uso profissional, pois suas maiores vantagens beneficiam o uso profissional. ASUS, LG e MSI são as mais populares e de melhor custo/benefício ao meu ver.

Samsung eu passo longe, já vi muitas telas dela falharem, seja por fonte, por wifi integrado ou até por outros pormenores. Minha esposa amava tudo da Samsung, aí um dia falei para ela de telas da Samsung que dão o mesmo defeito na linha inteira e ela ficou descrente. Falei, o defeito mais comum é fonte. Ela pensou um pouco e lembrou que a TV dela, que tinha comprado poucos anos atrás, tinha dado exatamente esse defeito. Continua gostando de Samsung, mas a TV principal dela hoje é LG.

Bem, agora vi seu orçamento. Se quer torrar essa grana toda em um display, não sei nem o que indicar. Pessoalmente eu vejo designers gastando menos em monitores da Benq com especificações bem caras por sinal. Como você pretende fazer streaming, vou ainda recomendar que compre não uma, mas duas telas. Isso poderá ajudá-lo no controle de seus aplicativos. 1500 reais em uma tela de 27" como a que comprei será uma ótima aquisição, com mais uma auxiliar de uns 800 reais. O restante você gasta trocando sua GPU quando puder, pois nem o melhor monitor do mundo vai fazer sua RX 580 deixar de ser, bem, uma RX 580.

Postado
22 minutos atrás, By Haseo 2022 disse:

Sério? Acho minha GPU bem boazinha e ainda continua bem mais cara que muitas atuais rs. Ela continua na faixa dos 3.5 mil.

É boa para FHD, ótima até, especialmente em vista do preço atual. Ainda sim para QHD ou UHD ela não é boa. Nessas resoluções ela vai ter o desempenho que uma GPU integrada teria em FHD para a maioria dos jogos (talvez não jogos 2D). Por isso sempre saliento que QHD e UHD aumentam muito seu custo e reduzem muito seu desempenho, isso é universal. Sobre ela custar 3.5K... Essa era uma GPU de 1000 reais antes da pandemia. Hoje eu usaria gráficos integrados e compraria um console (sendo que detesto consoles) antes de sequer imaginar pagar esse valor. Quando falei em trocar de GPU quis dizer que gastar 5k em um monitor não vai melhorar seu desempenho, não vai te fazer ter NENHUM ganho de FPS (especialmente se for acima de FHD), e de quebra não vai te fazer jogar melhor a menos que você jogue jogos competitivos e use monitor de 240 Hz, que por sinal você encontra de qualidade por bem menos de 2K.

36 minutos atrás, By Haseo 2022 disse:

Eu usaria o meu monitor antigo mesmo como monitor secundário sem problemas. Por isso eu queria um de 27 ou 29" também pensando em filmes mas sim, BenQ é uma ótima opção e Alienware também porém novamente, custo x beneficio pra um monitor de 24" não cola na minha visão.

Nem citei 24", pois justamente acabo de migrar para 27" e estou feliz com a decisão. Esqueci de mencionar que monitores curvos e ultra wide podem distorcer a imagem de forma negativa dependendo do tipo de jogo ou mídia que for consumir. Evito monitores do tipo e a tendência é que eles sumam do mercado, pois é mais comprado por curiosidade do que por pessoas que experimentaram uma vez e realmente gostaram.

38 minutos atrás, By Haseo 2022 disse:

Estes que mandei são minhas opções atuais pensando em tudo isso e mais ainda conforto e como uma "TV" pra assistir filmes e séries então pagar bem caro por um de 24" da BenQ ou Alienware podendo pagar a mesma quantia por um de 29" de outra marca é gritante.

Concordo com cada palavra. É exatamente o que defendi. Monitores projetados para uso profissional não tem nenhum ganho para quem usa para entretenimento. Literalmente zero ganho. 

38 minutos atrás, By Haseo 2022 disse:

ASUS TUF que citei já vi em sites por R$2.800 e aqui na cidade por R$3.300. Por enquanto estou mais pensativo em comprar ele mas sério que preciso trocar de GFPU? Geralmente costumo rodar todos os jogos aqui sem problemas nem travamento geralmente com tudo no médio pra full

Sempre compre na internet. Lojas locais vão enfiar a faca, sempre. Sobre ter que trocar a GPU, só se for comprar monitor acima de FHD, que não é o caso desse ASUS. Em FHD você terá basicamente o mesmo desempenho que tem hoje. Resoluções mais altas vão castrar sua GPU completamente e se você comprar um monitor de alta definição para rodar em resoluções menores terá uma perda ainda maior de qualidade de imagem, pois o "scaling" do windows vai distorcer imagens nessa situação. Dá para desligar o scaling, mas até onde eu saiba é simplesmente impossível ter uma qualidade de imagem maior do que rodando na resolução nativa do monitor. Ou seja, comprar um monitor de 4K para rodar a 1080p SEMPRE causará degradação da imagem. Se rodar em 4K, terá perda de desempenho, se comprar um monitor de 1080p terá a melhor qualidade possível com o melhor desempenho possível.

Afinal, você joga competitivamente?

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods  Este monitor que você citou da MSI está saindo por uns R$2.000 na faixa com envio de até 1 semana em lojas na internet. Excelente custo x beneficio apesar de eu ainda ficar inclinado ao da ASUS TUF por quase R$3.000 pois ASUS é ASUS apesar da minha placa-mãe e GPU ser da MSI! Ambas as marcas são top de linha mas sendo bem honesto me impressionei com o custo x beneficio da sua da MSI porém a frequência da ASUS mesmo sendo quase o dobro do preço e talvez os complementos seja um diferencial. Vou pegar modelo FHD sim 1080p com painel IPS, 1ms de resposta e frequência se possível 240hz com Freesync da AMD. Vi várias GPUS na faixa de até R$4k que são de 128 bits quando a minha atual é de 192 bits ou 256 se não me engano. Minha GPU em si ainda não está ultrapassada, principalmente porque quero um monitor FHD sem frescurinha mas com a imagem e frequência TOP! Um de 29" seria legal mas não acho com painel IPS nem acima de 144hz e se achar o MS é acima dos 4 ou então o preço é acima dos 5k. Como quero pra fazer streaming, jogar offline e assistir séries e animes como uma TV, 27" está mais próximo dos requisitos que busco. Será que teria MUITA diferença nas opções adicionais (feautures) entre esse seu MSI e o ASUS TUF que citei de quase R$4k? 

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

É boa para FHD, ótima até, especialmente em vista do preço atual. Ainda sim para QHD ou UHD ela não é boa. Nessas resoluções ela vai ter o desempenho que uma GPU integrada teria em FHD para a maioria dos jogos (talvez não jogos 2D). Por isso sempre saliento que QHD e UHD aumentam muito seu custo e reduzem muito seu desempenho, isso é universal. Sobre ela custar 3.5K... Essa era uma GPU de 1000 reais antes da pandemia. Hoje eu usaria gráficos integrados e compraria um console (sendo que detesto consoles) antes de sequer imaginar pagar esse valor. Quando falei em trocar de GPU quis dizer que gastar 5k em um monitor não vai melhorar seu desempenho, não vai te fazer ter NENHUM ganho de FPS (especialmente se for acima de FHD), e de quebra não vai te fazer jogar melhor a menos que você jogue jogos competitivos e use monitor de 240 Hz, que por sinal você encontra de qualidade por bem menos de 2K.

Nem citei 24", pois justamente acabo de migrar para 27" e estou feliz com a decisão. Esqueci de mencionar que monitores curvos e ultra wide podem distorcer a imagem de forma negativa dependendo do tipo de jogo ou mídia que for consumir. Evito monitores do tipo e a tendência é que eles sumam do mercado, pois é mais comprado por curiosidade do que por pessoas que experimentaram uma vez e realmente gostaram.

Concordo com cada palavra. É exatamente o que defendi. Monitores projetados para uso profissional não tem nenhum ganho para quem usa para entretenimento. Literalmente zero ganho. 

Sempre compre na internet. Lojas locais vão enfiar a faca, sempre. Sobre ter que trocar a GPU, só se for comprar monitor acima de FHD, que não é o caso desse ASUS. Em FHD você terá basicamente o mesmo desempenho que tem hoje. Resoluções mais altas vão castrar sua GPU completamente e se você comprar um monitor de alta definição para rodar em resoluções menores terá uma perda ainda maior de qualidade de imagem, pois o "scaling" do windows vai distorcer imagens nessa situação. Dá para desligar o scaling, mas até onde eu saiba é simplesmente impossível ter uma qualidade de imagem maior do que rodando na resolução nativa do monitor. Ou seja, comprar um monitor de 4K para rodar a 1080p SEMPRE causará degradação da imagem. Se rodar em 4K, terá perda de desempenho, se comprar um monitor de 1080p terá a melhor qualidade possível com o melhor desempenho possível.

• Curtir 1
Postado

@By Haseo 2022 Realmente sua gpu ainda é excelente para FHD, eu não a trocaria tão cedo até normalizarem os preços das gpus, tenta dar uma olhada nesse monitor https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27gn750-b, ele é bem avaliado no rtings como pode ver, é ips e 240hz, ele tava num ótimo preço nessa black friday, abaixo dos 1,9k, ele seria minha opção se eu não tivesse comprado outro. A respeito do monitor curvo o Woz Dods está certo em partes, comprei um curvo de 32" e simplesmente não tem diferença pra um plano, é algo puramente estético, quando você fica no centro visualizando as coisas é quase como se ele fosse plano, porém apesar de não ter diferença e ser algo meramente estético ele ainda assim possui desvantagens: ocupa mais espaço na mesa -sendo necessário um suporte, no meu caso, pra ficar um pouco mais atras na mesa- e é uma tela pra consumo único, outra pessoa que sentar ao seu lado pra visualizar nele não terá a mesma experiência que você sentado no centro.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, JohnLSV disse:

@By Haseo 2022 Realmente sua gpu ainda é excelente para FHD, eu não a trocaria tão cedo até normalizarem os preços das gpus, tenta dar uma olhada nesse monitor https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27gn750-b, ele é bem avaliado no rtings como pode ver, é ips e 240hz, ele tava num ótimo preço nessa black friday, abaixo dos 1,9k, ele seria minha opção se eu não tivesse comprado outro. A respeito do monitor curvo o Woz Dods está certo em partes, comprei um curvo de 32" e simplesmente não tem diferença pra um plano, é algo puramente estético, quando você fica no centro visualizando as coisas é quase como se ele fosse plano, porém apesar de não ter diferença e ser algo meramente estético ele ainda assim possui desvantagens: ocupa mais espaço na mesa -sendo necessário um suporte, no meu caso, pra ficar um pouco mais atras na mesa- e é uma tela pra consumo único, outra pessoa que sentar ao seu lado pra visualizar nele não terá a mesma experiência que você sentado no centro.

Não achei em nenhum site BR este monitor ;/ apenas modelos inferiores de 75hz e com o preço salgado e 29/31" UltraWide. Estou na dúvida agora entre essa opção do WoZ Dods (MSI MSI OPTIX G271) ou o da ASUS VG279QM TUF Gaming porém como tenho um apresso superior a ASUS, provavelmente compre ele se achar por aqui. A diferença entre eles chega a quase R$1.000 porém deve haver um motivo forte para isso. Creio que os "opcionais" e kit da ASUS nesse modelo deve ser superior (ou simplesmente a diferença do preço é pelo modelo ser 240hz em vez de 144hz como o da MSI). Pra minha GPU RX 580 X (8GB) atualmente roda praticamente tudo que já instalei liso e no "máximo" então visando Fazer streaming LoL, CS GO ou jogos de emulador (Nox) de Android e não ser profissional, deve ser o suficiente esse monitor da ASUS com minha VGA atual. Ainda aguardo sugestões mas desde já, grato a todos!

• Curtir 1
Postado

@By Haseo 2022 O MSI que o Woz Dods indicou realmente é excelente pelo custo, esse ASUS apesar de mais caro, condiz com a qualidade e preço q ele oferece: https://www.rtings.com/monitor/reviews/ASUS/vg279qm, tente sempre ver monitores no rtings, são sempre reviews bem detalhados além de ser um site bem conceituado. Já peguei umas dicas com Woz Dods a respeito de monitores, ele sempre passa ótimas dicas, se quiser realmente economizar, e ainda assim ter um monitor de qualidade vá de MSI, se quiser + qualidade com equivalência de preço a mais pegue esse ASUS. Eu diria que em termos de qualidade temos o ASUS>LG>MSI, porém preço/qualidade MSI>LG>ASUS, digo essas marcas referentes aos modelos citados.

O LG que eu indiquei seria o meio termo entre ambos.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, JohnLSV disse:

@By Haseo 2022 O MSI que o Woz Dods indicou realmente é excelente pelo custo, esse ASUS apesar de mais caro, condiz com a qualidade e preço q ele oferece: https://www.rtings.com/monitor/reviews/ASUS/vg279qm, tente sempre ver monitores no rtings, são sempre reviews bem detalhados além de ser um site bem conceituado. Já peguei umas dicas com Woz Dods a respeito de monitores, ele sempre passa ótimas dicas, se quiser realmente economizar, e ainda assim ter um monitor de qualidade vá de MSI, se quiser + qualidade com equivalência de preço a mais pegue esse ASUS. Eu diria que em termos de qualidade temos o ASUS>LG>MSI, porém preço/qualidade MSI>LG>ASUS, digo essas marcas referentes aos modelos citados.

O LG que eu indiquei seria o meio termo entre ambos.

Perfeito! Achei sites aqui vendendo a R$2900 já com o envio este ASUS então acho que este é minha melhor opção custo x beneficio e mantendo uma qualidade "absurda" para um preço ótimo! Iria no Odyssey G7 mas como ele falou, dá muito defeito apesar do meu Samsung B2230 ainda funcionar 100% até hoje a mais de 6 anos kkkkkkkkkk! Obrigado pelas dicas e verificarei aqui mesmo na cidade se tem algum destes dois e dependendo da diferença do preço compro logo (ser ansioso é algo péssimo!) futuramente penso em trocar também a GPU porém como eu pesquisei já, não me parece que tenho melhores opções por menos de R$5.000 no caso. Vale a pena continuar ainda com a minha pois supre bem minha necessidade com excelência, porém aceitaria sugestões (difícil em?) rs

• Curtir 1
Postado

@By Haseo 2022 Dei uma olhada rápida e encontrei o LG, porém ele ta custando 2,2k, um preço ideal pra ele seria por volta 1,8k o menor preço dele foi quase 1,7k. O MSI por sua vez ta na faixa dos 1,7k, um preço ideal pra ele seria entre 1,5k a 1,6k o menor preço que já vi nele foi cerca de 1,4k. o ASUS de 280hz ta 2,6k na kabum, o menor preço dele foi 2,4k, não sei te dizer se considero um preço ideal pois eu não pagaria mais que 2k em um monitor, mas apesar de caro ele possui notas altíssimas no rtings (beirando a nota 7 já é certo uma qualidade acima da média).

@By Haseo 2022 Esse lance dos monitores samsung darem defeito é coisa recente, a marca ganha nome e começa a fabricar qualquer coisa, antes de mudar o meu eu tinha um samsung 21" FHD, 10 anos se passaram e ainda funciona.

Só mudei pois queria algo maior.

4 minutos atrás, By Haseo 2022 disse:

Vale a pena continuar ainda com a minha pois supre bem minha necessidade com excelência, porém aceitaria sugestões (difícil em?) rs

Eu realmente não trocaria, tenho a rx560 e roda cravado em 200fps no lol com tudo no máximo, isso porque setei apenas até 200.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, JohnLSV disse:

@By Haseo 2022 Dei uma olhada rápida e encontrei o LG, porém ele ta custando 2,2k, um preço ideal pra ele seria por volta 1,8k o menor preço dele foi quase 1,7k. O MSI por sua vez ta na faixa dos 1,7k, um preço ideal pra ele seria entre 1,5k a 1,6k o menor preço que já vi nele foi cerca de 1,4k. o ASUS de 280hz ta 2,6k na kabum, o menor preço dele foi 2,4k, não sei te dizer se considero um preço ideal pois eu não pagaria mais que 2k em um monitor, mas apesar de caro ele possui notas altíssimas no rtings (beirando a nota 7 já é certo uma qualidade acima da média).

@By Haseo 2022 Esse lance dos monitores samsung darem defeito é coisa recente, a marca ganha nome e começa a fabricar qualquer coisa, antes de mudar o meu eu tinha um samsung 21" FHD, 10 anos se passaram e ainda funciona.

Só mudei pois queria algo maior.

Eu realmente não trocaria, tenho a rx560 e roda cravado em 200fps no lol com tudo no máximo, isso porque setei apenas até 200.

Quando eu comprei a minha RX 580 X (8GB) aquela que só perdia pra O.C (pouca vantagem), ela era uma das high-end. Pesquisei bem antes e pelo meu processador ser AMD, optei por uma AMD como GPU também então não me arrependi e até hoje me serve super bem! Valeu pelas dicas! (Y) agora é buscar por aqui mesmo ou ter paciência pra receber em 7-14 dias pela internet o monitor da ASUS.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, By Haseo 2022 disse:

Este monitor que você citou da MSI está saindo por uns R$2.000 na faixa com envio de até 1 semana em lojas na internet.

Sacanagem... comprei o meu por 1500 na BF. Provavelmente o preço vai cair, como de costume, imediatamente após o natal. Como você perdeu a BF, é o melhor período para pegar promoções agora.

Excelente custo x beneficio apesar de eu ainda ficar inclinado ao da ASUS TUF por quase R$3.000 pois ASUS é ASUS apesar da minha placa-mãe e GPU ser da MSI!

ASUS foi líder de mercado no Brasil para placas mãe uma década e meia atrás aproximadamente, mas isso só por que não tinha competição. Desde então ela já se acometeu de muitas mazelas, assim como sua competição, então não ponho mais fé nela do que em outras fabricantes de qualidade. É uma das melhores, mas está muito longe de ser a melhor, especialmente se não estivermos falando de produtos high end.

Ambas as marcas são top de linha mas sendo bem honesto me impressionei com o custo x beneficio da sua da MSI porém a frequência da ASUS mesmo sendo quase o dobro do preço e talvez os complementos seja um diferencial.

A questão da frequência depende muito de sua aplicação. Como já mencionei, para jogos competitivos você verá ganhos em seu tempo de resposta e na latência com frame rates mais altas (isso mesmo quando o monitor tem taxa de atualização menor!!!! Veja este vídeo para mais informações), algo que foi comprovado em um vídeo do linus tech tips quando ele colocou jogadores profissionais para testar diversas frequências. Acima de 240 Hz o ganho não é substancial, mas entre 120 e 240 é perceptível. A questão é que para jogos single player a diferença é basicamente zero, bem como para jogos não competitivos. Seja como for, eu evitaria investir tanto em um monitor, especialmente se a GPU não for capaz de manter PELO MENOS metade do frame rate do monitor. Se você não mantiver uma frame rate elevada e consistente, perde o recurso FreeSync, pois ele não vai funcionar com frame rates abaixo da metade (em alguns casos até mais do que a metade) da taxa de atualização. Como já mencionei, investir em uma GPU melhor sempre trará ganhos mais sólidos, a menos é claro que seu foco seja jogos tipo FPS online.

Vou pegar modelo FHD sim 1080p com painel IPS, 1ms de resposta e frequência se possível 240hz com Freesync da AMD. Vi várias GPUS na faixa de até R$4k que são de 128 bits quando a minha atual é de 192 bits ou 256 se não me engano.

Bits/barramento de VRAM não influenciam tanto no desempenho de uma GPU quanto o conjunto. Observar quantos GBs de VRAM, a frequência de operação dos componentes ou qualquer outro fator isolado não é a forma correta de observar o desempenho de nenhum componente, mais ainda uma GPU. Você pode pegar um Athlon ou i3 de 8 anos atrás e fazê-los rodar a 4 GHz e ainda sim o desempenho deles não vai magicamente superar o de uma CPU de mesmo número de núcleos, ou até menor, atual. Tem muitos outros fatores aí.

Para entender o desempenho de uma GPU, procure testes, sempre. Mesmo que as especificações de uma batam as da outra, ainda tem várias questões de interface e software que podem influenciar. Um exemplo de teste é o expressado no site abaixo, já antigo e obsoleto por sinal:

https://www.pcgamer.com/amd-Radeon-rx-5500-xt-8gb-review/

VZVsTYRXsajfAC2fNeBu7j-970-80.png.webp

Minha GPU em si ainda não está ultrapassada, principalmente porque quero um monitor FHD sem frescurinha mas com a imagem e frequência TOP! Um de 29" seria legal mas não acho com painel IPS nem acima de 144hz e se achar o MS é acima dos 4 ou então o preço é acima dos 5k. Como quero pra fazer streaming, jogar offline e assistir séries e animes como uma TV, 27" está mais próximo dos requisitos que busco. Será que teria MUITA diferença nas opções adicionais (feautures) entre esse seu MSI e o ASUS TUF que citei de quase R$4k? 

A diferença mais gritante está apenas na taxa de atualização. Como já mencionei isso antes, você pode ter benefícios com isso, ou só jogar dinheiro fora, vai depender do seu uso. Sobre streaming, tem outros fatores importantes para levar em consideração aí, sendo que seu desempenho em jogos sempre vai cair enquanto estiver transmitindo, fazendo sua GPU e CPU estressarem e reduzindo sua performance. Enfim, cabe a você decidir o que fazer, mas recomendo que acompanhe o nosso fórum para entender melhor os fatores em questão, especialmente se pretende fazer streaming que gera outras complicações.

15 horas atrás, JohnLSV disse:

Quando menciono que uma marca ou outra apresentam maior índice de defeitos não me refiro à experiência de todos os consumidores, mas sim de um índice. A samsung, quando entrou no Brasil mais de uma década atrás se bem me lembro, teve muitos problemas com componentes que eram montados aqui (seja por problemas com fornecedores ou linha de montagem). Passado um tempo, se bem me lembro, ela parou de montar seus produtos aqui e começou a importar já montados, mas ainda houveram muitos problemas depois disso. Para alguns tipos de aparelho a Samsung é referência no mercado, como geladeiras, lavadoras, ar condicionado e até impressoras laser. Para outros ela esteve bem baixo no quesito controle de qualidade em anos anteriores. Hoje provavelmente já melhorou muito, mas o gosto amargo de quem viu linhas inteiras de produtos falharem consistentemente (pesquise especificamente por monitores, TVs e smartphones) dificilmente é esquecido. 
Individualmente até CCE e Positivo podem ter históricos positivos, mas se você vir o mercado inteiro e a história de cada marca, logo aprende a se distanciar de algumas, ou muitas.

• Curtir 1
Postado
Em 14/12/2021 às 07:18, WOZ Dods disse:

Sacanagem... comprei o meu por 1500 na BF. Provavelmente o preço vai cair, como de costume, imediatamente após o natal. Como você perdeu a BF, é o melhor período para pegar promoções agora.

ASUS foi líder de mercado no Brasil para placas mãe uma década e meia atrás aproximadamente, mas isso só por que não tinha competição. Desde então ela já se acometeu de muitas mazelas, assim como sua competição, então não ponho mais fé nela do que em outras fabricantes de qualidade. É uma das melhores, mas está muito longe de ser a melhor, especialmente se não estivermos falando de produtos high end.

A questão da frequência depende muito de sua aplicação. Como já mencionei, para jogos competitivos você verá ganhos em seu tempo de resposta e na latência com frame rates mais altas (isso mesmo quando o monitor tem taxa de atualização menor!!!! Veja este vídeo para mais informações), algo que foi comprovado em um vídeo do linus tech tips quando ele colocou jogadores profissionais para testar diversas frequências. Acima de 240 Hz o ganho não é substancial, mas entre 120 e 240 é perceptível. A questão é que para jogos single player a diferença é basicamente zero, bem como para jogos não competitivos. Seja como for, eu evitaria investir tanto em um monitor, especialmente se a GPU não for capaz de manter PELO MENOS metade do frame rate do monitor. Se você não mantiver uma frame rate elevada e consistente, perde o recurso FreeSync, pois ele não vai funcionar com frame rates abaixo da metade (em alguns casos até mais do que a metade) da taxa de atualização. Como já mencionei, investir em uma GPU melhor sempre trará ganhos mais sólidos, a menos é claro que seu foco seja jogos tipo FPS online.

Bits/barramento de VRAM não influenciam tanto no desempenho de uma GPU quanto o conjunto. Observar quantos GBs de VRAM, a frequência de operação dos componentes ou qualquer outro fator isolado não é a forma correta de observar o desempenho de nenhum componente, mais ainda uma GPU. Você pode pegar um Athlon ou i3 de 8 anos atrás e fazê-los rodar a 4 GHz e ainda sim o desempenho deles não vai magicamente superar o de uma CPU de mesmo número de núcleos, ou até menor, atual. Tem muitos outros fatores aí.

Para entender o desempenho de uma GPU, procure testes, sempre. Mesmo que as especificações de uma batam as da outra, ainda tem várias questões de interface e software que podem influenciar. Um exemplo de teste é o expressado no site abaixo, já antigo e obsoleto por sinal:

https://www.pcgamer.com/amd-Radeon-rx-5500-xt-8gb-review/

VZVsTYRXsajfAC2fNeBu7j-970-80.png.webp

A diferença mais gritante está apenas na taxa de atualização. Como já mencionei isso antes, você pode ter benefícios com isso, ou só jogar dinheiro fora, vai depender do seu uso. Sobre streaming, tem outros fatores importantes para levar em consideração aí, sendo que seu desempenho em jogos sempre vai cair enquanto estiver transmitindo, fazendo sua GPU e CPU estressarem e reduzindo sua performance. Enfim, cabe a você decidir o que fazer, mas recomendo que acompanhe o nosso fórum para entender melhor os fatores em questão, especialmente se pretende fazer streaming que gera outras complicações.

Quando menciono que uma marca ou outra apresentam maior índice de defeitos não me refiro à experiência de todos os consumidores, mas sim de um índice. A samsung, quando entrou no Brasil mais de uma década atrás se bem me lembro, teve muitos problemas com componentes que eram montados aqui (seja por problemas com fornecedores ou linha de montagem). Passado um tempo, se bem me lembro, ela parou de montar seus produtos aqui e começou a importar já montados, mas ainda houveram muitos problemas depois disso. Para alguns tipos de aparelho a Samsung é referência no mercado, como geladeiras, lavadoras, ar condicionado e até impressoras laser. Para outros ela esteve bem baixo no quesito controle de qualidade em anos anteriores. Hoje provavelmente já melhorou muito, mas o gosto amargo de quem viu linhas inteiras de produtos falharem consistentemente (pesquise especificamente por monitores, TVs e smartphones) dificilmente é esquecido. 
Individualmente até CCE e Positivo podem ter históricos positivos, mas se você vir o mercado inteiro e a história de cada marca, logo aprende a se distanciar de algumas, ou muitas.

Então, pelo visto 280hz pra mim não será realmente proveitoso então vou pular pra uma de 144hz ou 160hz (o difícil aqui pelo visto é achar um monitor de 27" IPS de 1MS com esses Hz. Sobre a GPU, seria abismal comprar uma GPU de 6k (5700 no caso) e mais um monitor de 1.7k mais ou menos sendo que quero gastar 5k no máximo rs. Acredito que como só quero fazer streaming LoL, CS GO e jogos de emulador (Nox - Android) leves, valha mais a pena comprar realmente um monitor bem mais barato (nessas especificações citadas, trocar o gabinete (já tenho um em vista da Corsair  iCUE 4000X, RGB pois tenho um Watercooler da Corsair h100i que é de 240mm e é osso pois fiz uma gambiarra no meu HAF 100 sei lá da Coolermaster), trocar as almofadas do meu headset Seiheiser GSP 600 e comprar uma pasta térmica nova) vou aproveitar e mandar fotos aqui do meu setup bagunçado atual (mas isso é o de menos, precisarei levar pra limpar as peças e trocar o gabinete e vou fazer uma geralzona na mesa também)

Pelo site da rtings.com eu optei por escolher entre dois modelos da ASUS. Não me importo em pegar um de 144hz ou 164hz mas provavelmente pro meu setup a melhor opção seja o de 144hz. Segue os dois modelos (ambos R$2.1k +270 do frete aereo)

Monitor Gamer LED ASUS TUF Gaming 27´, Full HD, IPS, HDMI/DisplayPort, FreeSync, 144Hz, 1ms - VG279Q1R

Monitor Gamer ASUS TUF 27' IPS, 165 Hz, Full HD, 1ms, Adaptive Sync, HDMI/DisplayPort, Ajuste de Altura, Vesa, Som Integrado - VG279QR

Segue também uma imagem panorâmica (mas não detalhada) do meu SETUP atual e a bagunça:

WhatsApp Image 2021-12-15 at 20.16.34.jpeg

Postado
3 horas atrás, By Haseo 2022 disse:

Então, pelo visto 280hz pra mim não será realmente proveitoso então vou pular pra uma de 144hz ou 160hz (o difícil aqui pelo visto é achar um monitor de 27" IPS de 1MS com esses Hz. Sobre a GPU, seria abismal comprar uma GPU de 6k (5700 no caso) e mais um monitor de 1.7k mais ou menos sendo que quero gastar 5k no máximo rs. Acredito que como só quero fazer streaming LoL, CS GO e jogos de emulador (Nox - Android) leves, valha mais a pena comprar realmente um monitor bem mais barato (nessas especificações citadas, trocar o gabinete (já tenho um em vista da Corsair  iCUE 4000X, RGB pois tenho um Watercooler da Corsair h100i que é de 240mm e é osso pois fiz uma gambiarra no meu HAF 100 sei lá da Coolermaster), trocar as almofadas do meu headset Seiheiser GSP 600 e comprar uma pasta térmica nova) vou aproveitar e mandar fotos aqui do meu setup bagunçado atual (mas isso é o de menos, precisarei levar pra limpar as peças e trocar o gabinete e vou fazer uma geralzona na mesa também)

Estou usando um, como já mencionei, com o custo também já mencionado. Sobre os jogos que pretende jogar, sua GPU atual é mais que suficiente para fazer streaming desde que o processador dê conta do recado. Um upgrade com o 5600X seria econômico e mais que suficiente. placa-mãe simples como a A520M DS3H e memórias baratas como as evo potenza 3600 MHz que custam hoje 269 reais na terabyte, seriam opções muito viáveis para sua finalidade. Seu processador ainda segura um caldo e convém testar ele antes em streaming para entender se realmente vale a pena fazer esse upgrade hoje. Sobre o monitor, sinceramente eu acho que o quanto mais barato melhor, sendo que se as especificações forem as mesmas e a fabricante for confiável, não vejo uma única razão para gastar a mais. 

Sobre gabinete, water cooler e todo esse "jazz", acho que vai depender da sua decisão final. WC sempre vou achar desperdício de dinheiro, pois dura menos e custa mais para ter menor eficiência. Se já tem, ótimo, mas trocar pasta térmica não é algo que você precise fazer NUNCA. Foi-se o tempo que pastas térmicas tinham qualidade tão baixa que ressecavam e perdiam eficiência ao longo de sua vida útil. Se por final optar por manter essa CPU, não troque a pasta térmica, simplesmente não desmonte o bloco da MB e siga feliz. Se optar por trocar a CPU, então uma pasta térmica cara não vai mudar seu arrefecimento da água para o vinho. Qualquer pasta de marca confiável e composição adequada, como tantas que temos no mercado hoje, basta. Se optar por largar isso de WC e partir para o bom e velho AC, recomendo o Scythe Fuma 2 e o Ninja 5 (já cansei de escrever essa mesma frase por sinal), pois tem ótimo custo-benefício e vão durar até o fim dos tempos basicamente. Trocar gabinete só terá finalidade estética a menos que seu gabinete atual seja realmente ruim. Se tiver fonte de instalação inferior e frente em mesh, fabricado por uma marca de confiança, então recomendo que o mantenha, simples assim. Se quer uma estética melhor, recomendo que se mantenha em modelos de baixo custo com boa qualidade geral como os da lista abaixo. Você verá gabinetes de 400 ou 500 reais que fazem exatamente o mesmo, ou até melhor, do que muitos que custam o dobro ou mais. Chega num certo patamar que o custo adicional vai todo para diferenças estéticas.

• Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Ademais, a menos que tenha dinheiro sobrando para jogar fora, se concentre no que realmente é importante nesse momento. Upgrade de GPU só será necessário se a sua atual não der conta e mesmo que a sua sue muito para dar conta, a economia de esperar até as GPUs saírem dessa onda atual de escassez de silício vale todo o esforço. Para streaming você vai precisar de mais CPU ao que tudo indica, mas sempre vale testar a sua antes para ter certeza.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!